Pós-graduação Lato Sensu

Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
A primeira pós-graduação em ABA no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 19/08/2019

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com selo internacional do país.
Profissionais da saúde e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma online

Início: 19/08/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 13 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 19/08/2019.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual

O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicado (ABA).

 

ABA é a sigla em inglês de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). Trata-se de uma das interfaces da Análise do Comportamento, que tem como seu principal precursor B.F. Skinner. Enquanto o Behaviorismo é a filosofia que a fundamenta e a Análise Experimental do Comportamento é aquela que se dedica à compreensão dos processos básicos do comportamento. A Análise do Comportamento Aplicada tem por propósito melhorar a vida humana. Esta ciência produziu e produz uma imensa gama de conhecimentos que permite mudar comportamentos para a melhora da qualidade de vida de pessoas com autismo, Deficiência Intelectual, como é o destaque do curso, mas também em diversas outras esferas e contextos.

ABA não é técnica e não é método. É uma área extensa, repleta de estratégias de compreensão e intervenção voltadas ao comportamento humano, validadas empiricamente.

 

O treinamento é composto de 13 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

 

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.

 

- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

Ementa

1 - Introdução e conceitos iniciais

 

Carga horária: 30h

 

Objetivo: Apresentar a construção histórica do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e as principais teorias explicativas.

2 - Conceitos básicos de Análise do Comportamento Aplicada

 

Carga horária: 100h

 

Objetivo: Compreender e descrever os processos de aprendizagem na perspectiva do Comportamento Operante. Tópicos: Behaviorismo Radical; Análise Experimental do Comportamento; Contingência de 3 termos; Aprendizagem por consequências de reforço; Controle aversivo e seus efeitos; Controle de estímulos e o papel do ambiente; Esquemas de reforçamento; Operações estabelecedoras e motivadoras; Equivalência de estímulos.

3 – Introdução ao comportamento verbal

 

Carga horária: 70h

 

Objetivo: Descrever e analisar processos verbais e linguísticos na perspectiva da análise do comportamento aplicada a pessoas com TEA; Definição Operante de comportamento verbal; Operantes verbais: mando, tato, intraverbal, ecóico, textual, cópia e ditado; Análise Funcional de Episódios verbais; Aplicação do comportamento verbal no contexto de ensino de pessoas com TEA; Ensino de ecóico, tato, mando, intraverbal e classes gramaticais.

4 – Comportamento Simbólico e Alfabetização

 

Carga horária: 15h

 

Objetivo: Compreender os principais conceitos de formações de classes equivalentes de estímulos e os principais estudos programas de alfabetização para pessoas com TEA em Análise do Comportamento Aplicada. Tópicos: A formação de classes de estímulos equivalentes e suas variáveis de controle; A complexidade e superseletividade de estímulos (controle restrito); Efeitos interativos do arranjo de treino; Ensino de leitura para pessoas com TEA; Ensino de relações numéricas para pessoas com TEA.

 

 

5 – Instrumentos de avaliação

 

Carga horária: 85h

 

Objetivo: Conhecer os principais instrumentos gerais de avaliação. Manejar os instrumentos possíveis de serem aplicados em diferentes contextos. Tópicos: Observando e registrando o comportamento; Inventário Portage Operacionalizado; ABLA-R; VB-MAPP; ABLLS-R; Análise Funcional observacional; Análise Funcional Experimenta.

  

6 – Gestão de comportamentos

 

Carga horária: 15h

 

Objetivo: Apresentar as diferentes funções de comportamentos inadequados e seu manejo. Tópicos: Comportamentos mantidos por atenção; Comportamentos mantidos por fuga/esquiva; Comportamentos de autoestimulação; Comportamentos mantidos por reforços tangíveis; Estratégias de intervenção; Tipos de reforçamento diferencial; Efeitos indesejados da extinção e da punição.

7– Estratégias de ensino

 

Carga horária: 85h

 

Objetivo: Compreender e aprender a praticar as principais estratégias de ensino para pessoas com desenvolvimento atípico. Tópicos: Ensino incidental; Treino de Respostas Pivotais; Modelo Denver de intervenção precoce; Ensino por Tentativas Discretas; Encadeamento comportamental.

8 – Elaboração do Plano de Ensino Individualizado (programas comportamentais)

 

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Discriminar as diferenças entre os níveis curriculares. Elaborar um Plano de Ensino Individualizado, levando em consideração o repertório do educando e os objetivos da estabelecidos em parceria com sua família. Tópicos: Conversão da avaliação à seleção de programas; Definindo objetivos; Treinamento de aplicadores; Supervisão.

9 – Autismo na vida adulta

 

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Apresentar os processos específicos de trato com o autismo na adolescência e vida adulta e discutir possibilidades na esfera da intervenção e das soluções técnicas para a política pública. AFLLS; Definindo programas de ensino (com ênfase funcional); Sexualidade; Comportamento agressivo - possibilidades; Modelos de residências assistidas.

 

10 – Comunicação alternativa

 

Carga horária: 15h

 

Objetivo: Base teórica para Comunicação Alternativa e algumas reflexões sobre comunicação. Tópicos: Adaptação do formato dos recursos para CA; Tipos de estímulos e estratégias utilizadas e como produzir; Principais sistemas de comunicação; Interagindo com o aluno que não consegue se comunicar; O que fazer quando um aluno não é capaz de escrever; Sistema de comunicação alternativa e/ou suplementar e sua importância; Recursos de baixa e alta tecnologia; Recursos para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na escrita, mas são capazes de alfabetizar; autismo e comorbidades motoras e seu auxílio na comunicação alternativa; Aprendizagem e CA; Apraxia e autismo e CA; Manejo comportamental para uso adequado de CA.

11 – Estratégias de intervenção de comportamento em grupo

 

Carga horária: 35h

 

Objetivo: Compreender os conceitos relacionados às habilidades sociais e o seu desenvolvimento no ensino de pessoas com atraso de desenvolvimento no contexto educacional; Aprendizagem por modelo e imitação; Caracterização dos Déficits em Habilidades Sociais em pessoas com TEA; Intervenções em grupo para promoção de habilidades sociais; Jogos e atividades lúdicas em grupo.

 12 – Relação com o educando e família

 

Carga horária: 15h

 

Objetivo: A relação família-profissionais: como estrutura para intervenção. A transparência na relação com a família e moderação de promessas e expectativas. Tópicos: Registros; Relatórios; Ética.

 

13 – Metodologia e TCC

 

Carga horária: 35h

 

Objetivo: Apresentar as discussões de demarcação da ciência, não ciência e psdeudociência e a epistemologia dos processos de produção de conhecimento. Métodos e desenhos de pesquisa em Análise do Comportamento. Tópicos: Vários tipos de conhecimento; Falseabilidade; Sujeito único; Designs de reversão e linha de base múltipla; Projeto de pesquisa (aspectos materiais e formais); Acompanhamento e correção das pesquisas.

*    O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Dr. Lucelmo Lacerda de Brito

Lucelmo Lacerda, Doutor em Educação pela PUC-SP, Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, vinculado também à Escola Paulista de Medicina (CeHFi – UNIFESP – preparação para o segundo pós-doc, em Saúde Coletiva – começo previsto para agosto). Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e coordenador nacional do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA. Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos. Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Translacional em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências.

Facilitadores

Dra. Aída Teresa dos Santos Brito

Aída Teresa dos Santos Brito é Doutora do Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI, Mestre em Educação, Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação. Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA. Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos.

Natalie Brito Araripe

Natalie Brito Araripe é Psicóloga e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisou sobre autismo e Acompanhamento Terapeutico, atua com Análise do Comportamento há mais de 10 anos, atualmente se dedica à área da Tecnologia Comportamental, com a produção de recursos interventivos. É autora de diversos capítulos de livros e artigos acadêmicos sobre a temática da Análise do Comportamento.

Daniela Landim 

 

Daniela Landim é Psicóloga. Ela é Board Certified Behavior Analyst (BCBA) e Mestre em ABA pela Columbia University em Nova York. Daniela é especialista em Terapia Comportamental pelo Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e Acompanhante Terapêutico pelo Hospital das Clínicas da USP. Ela tem nove anos de experiência no Brasil e nos Estados Unidos com crianças com TEA e outros atrasos no desenvolvimento. Daniela iniciou sua trajetória em 2009 na Associação dos Amigos do Autista (AMA) em SP, foi psicóloga e supervisora no Centro de Autismo e Inclusão Social (CAIS) da USP e trabalhou com intervenção precoce na Fred S. Keller School em Nova York por dois anos.
Daniela é Fundadora e Diretora Clínica da Steps – Terapia e Pesquisa Comportamental.

 
Inscreva-se

Turma online

Início: 19/08/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.