Pós-graduação Lato Sensu
Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
Turma online. Início: 29/03/2021


Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Transtorno do Espectro Autista e Deficiência Intelectual.
Psicólogos, fonoaudiólogos, professores e psicopedagogos agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
Turma online
Início: 29/03/2021
Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 162,27**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o CBI Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.

Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 13 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
- Próxima turma: início em 29/03/2021.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
Mais Informações
Curso de pós-graduação Lato Sensu Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual
ABA é a sigla em inglês de Análise do Comportamento Aplicada (Applied Behavior Analysis). Trata-se de uma das interfaces da Análise do Comportamento, que tem como seu principal precursor B.F. Skinner. Enquanto o Behaviorismo é a filosofia que a fundamenta e a Análise Experimental do Comportamento é aquela que se dedica à compreensão dos processos básicos do comportamento. A Análise do Comportamento Aplicada tem por propósito melhorar a vida humana. Esta ciência produziu e produz uma imensa gama de conhecimentos que permite mudar comportamentos para a melhora da qualidade de vida de pessoas com autismo, Deficiência Intelectual, como é o destaque do curso, mas também em diversas outras esferas e contextos.
ABA não é técnica e não é método. É uma área extensa, repleta de estratégias de compreensão e intervenção voltadas ao comportamento humano, validadas empiricamente.
O treinamento é composto de 13 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, videoconferência ao vivo (webinar).
Público-alvo
Psicólogos, fonoaudiólogos, professores, psicopedagogos e demais profissionais da saúde e educação.
Objetivo
O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em análise do comportamento aplicado (ABA).
Ementa
1 - INTRODUÇÃO E CONCEITOS INICIAIS
Carga horária: 30h
Objetivo: Apresentar a construção histórica do diagnóstico do Transtorno do Espectro Autista e as principais teorias explicativas.
2 - CONCEITOS BÁSICOS DE ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA
Carga horária: 100h
Objetivo: Compreender e descrever os processos de aprendizagem na perspectiva do Comportamento Operante. Tópicos: Behaviorismo Radical; Análise Experimental do Comportamento; Contingência de 3 termos; Aprendizagem por consequências de reforço; Controle aversivo e seus efeitos; Controle de estímulos e o papel do ambiente; Esquemas de reforçamento; Operações estabelecedoras e motivadoras; Equivalência de estímulos.
3 – INTRODUÇÃO AO COMPORTAMENTO VERBAL
Carga horária: 70h
Objetivo: Descrever e analisar processos verbais e linguísticos na perspectiva da análise do comportamento aplicada a pessoas com TEA; Definição Operante de comportamento verbal; Operantes verbais: mando, tato, intraverbal, ecóico, textual, cópia e ditado; Análise Funcional de Episódios verbais; Aplicação do comportamento verbal no contexto de ensino de pessoas com TEA; Ensino de ecóico, tato, mando, intraverbal e classes gramaticais.
4 – COMPORTAMENTO SIMBÓLICO E ALFABETIZAÇÃO
Carga horária: 15h
Objetivo: Compreender os principais conceitos de formações de classes equivalentes de estímulos e os principais estudos programas de alfabetização para pessoas com TEA em Análise do Comportamento Aplicada. Tópicos: A formação de classes de estímulos equivalentes e suas variáveis de controle; A complexidade e superseletividade de estímulos (controle restrito); Efeitos interativos do arranjo de treino; Ensino de leitura para pessoas com TEA; Ensino de relações numéricas para pessoas com TEA.
5 – INSTRUMENTOS DE AVALIAÇÃO
Carga horária: 85h
Objetivo: Conhecer os principais instrumentos gerais de avaliação. Manejar os instrumentos possíveis de serem aplicados em diferentes contextos. Tópicos: Observando e registrando o comportamento; Inventário Portage Operacionalizado; ABLA-R; VB-MAPP; ABLLS-R; Análise Funcional observacional; Análise Funcional Experimenta.
6 – GESTÃO DE COMPORTAMENTOS
Carga horária: 15h
Objetivo: Apresentar as diferentes funções de comportamentos inadequados e seu manejo. Tópicos: Comportamentos mantidos por atenção; Comportamentos mantidos por fuga/esquiva; Comportamentos de autoestimulação; Comportamentos mantidos por reforços tangíveis; Estratégias de intervenção; Tipos de reforçamento diferencial; Efeitos indesejados da extinção e da punição.
7– ESTRATÉGIAS DE ENSINO
Carga horária: 85h
Objetivo: Compreender e aprender a praticar as principais estratégias de ensino para pessoas com desenvolvimento atípico. Tópicos: Ensino incidental; Treino de Respostas Pivotais; Modelo Denver de intervenção precoce; Ensino por Tentativas Discretas; Encadeamento comportamental.
8 – AUTISMO NA VIDA ADULTA
Carga horária: 50h
Objetivo: Apresentar os processos específicos de trato com o autismo na adolescência e vida adulta e discutir possibilidades na esfera da intervenção e das soluções técnicas para a política pública. AFLLS; Definindo programas de ensino (com ênfase funcional); Sexualidade; Comportamento agressivo - possibilidades; Modelos de residências assistidas.
9 – COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA
Carga horária: 15h
Objetivo: Base teórica para Comunicação Alternativa e algumas reflexões sobre comunicação. Tópicos: Adaptação do formato dos recursos para CA; Tipos de estímulos e estratégias utilizadas e como produzir; Principais sistemas de comunicação; Interagindo com o aluno que não consegue se comunicar; O que fazer quando um aluno não é capaz de escrever; Sistema de comunicação alternativa e/ou suplementar e sua importância; Recursos de baixa e alta tecnologia; Recursos para trabalhar com alunos que apresentam dificuldades na escrita, mas são capazes de alfabetizar; autismo e comorbidades motoras e seu auxílio na comunicação alternativa; Aprendizagem e CA; Apraxia e autismo e CA; Manejo comportamental para uso adequado de CA.
10 – ESTRATÉGIAS DE INTERVENÇÃO DE COMPORTAMENTO EM GRUPO
Carga horária: 35h
Objetivo: Compreender os conceitos relacionados às habilidades sociais e o seu desenvolvimento no ensino de pessoas com atraso de desenvolvimento no contexto educacional; Aprendizagem por modelo e imitação; Caracterização dos Déficits em Habilidades Sociais em pessoas com TEA; Intervenções em grupo para promoção de habilidades sociais; Jogos e atividades lúdicas em grupo.
11 – RELAÇÃO COM O EDUCANDO E FAMÍLIA
Carga horária: 15h
Objetivo: A relação família-profissionais: como estrutura para intervenção. A transparência na relação com a família e moderação de promessas e expectativas. Tópicos: Registros; Relatórios; Ética.
12 – ELABORAÇÃO DO PLANO DE ENSINO INDIVIDUALIZADO (PROGRAMAS COMPORTAMENTAIS)
Carga horária: 50h
Objetivo: Discriminar as diferenças entre os níveis curriculares. Elaborar um Plano de Ensino Individualizado, levando em consideração o repertório do educando e os objetivos da estabelecidos em parceria com sua família. Tópicos: Conversão da avaliação à seleção de programas; Definindo objetivos; Treinamento de aplicadores; Supervisão.
13 – METODOLOGIA DE PESQUISA
Carga horária: 35h
Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Coordenação Geral
Lucelmo Lacerda de Brito
Doutor em Educação pela PUC-SP
Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia - UFSCar
Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins
Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”
Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos
Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial
Facilitadores
Aída Teresa dos Santos Brito
Doutora do Programa de Pós-Graduação em Educação pela UFPI
Mestre em Educação
Psicóloga e Psicopedagoga, Formação em TEACCH e PECs, tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação.
Pesquisa e atua na área de Inclusão, com ênfase no estudo de Tecnologia Assistiva e ABA.
Atualmente desenvolve pesquisa sobre o comportamento verbal de crianças com autismo no Atendimento Educacional Especializado através do uso de Sistemas de Comunicação Alternativos.
Paulo Chereguini
Doutorado e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP)
Especialização Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pela UFSCar/SP
Especialização Lato Sensu em Ciência do Exercício Físico na Promoção da Saúde e Personal Trainer
Graduação em Educação Física
Bacharelado (2002) e Licenciatura (2004)
Analista do comportamento - acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) desde 03/18
Sócio Pleno ACBr
Estágio em Centro de atendimento escolar para crianças e jovens com atraso no desenvolvimento social e comunicativo, em Riverside - CA (EUA)
Fundador e proprietário do Modelo ExerCiência: Formação, Supervisão e Pesquisa em ABA ao exercício físico para pessoas com atraso no desenvolvimento (Educação Física Especial)
Membro do corpo docente na Pós-graduação do CBI of Miami nos cursos: Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e Tratamento no Transtorno do Espectro Autista
Foi membro pesquisador do LAHMIEI, entre 2006 e 2015
Foi docente no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, na UFSCar/SP
Foi docente substituto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), da Universidade Federal do Ceará (UFC)
Foi docente em cursos de graduação em Educação Física (bach e lic, presencial e EAD) de quatro Centros Universitário da região de Ribeirão Preto/RP
Foi professor efetivo da rede pública do estado de São Paulo por 2 anos, professor de Judô, Jiu-Jitsu e de Defesa pessoal para mulheres
Desenvolve pesquisas nas áreas da Psicologia do Esporte, ABA e Educação Física (Adaptada, Especial e Inclusiva) com ênfase em autismo e em avaliação e ensino de comportamento verbal
Foi coordenador do Grupo de Estudo em Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico, na UFC/CE, entre 2016 e 2018
Iara Andriele Carvalho
Mestre em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (UFPA).
Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará (UFC- Campus Sobral)
Atuou como acompanhante terapêutica e psicóloga de pessoas com atraso no desenvolvimento.
Atualmente é treinadora e avaliadora da equipe transdisciplinar e supervisora sênior na empresa Imagine Tecnologia Comportamental
Natalie Brito Araripe
Psicóloga
Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará, onde pesquisou sobre autismo e Acompanhamento Terapêutico
Atua com Análise do Comportamento
Atualmente se dedica à área da Tecnologia Comportamental, com a produção de recursos interventivos
É autora de diversos capítulos de livros e artigos acadêmicos sobre a temática da Análise do Comportamento
Daniela Landim
Daniela Landim é Psicóloga. Ela é Board Certified Behavior Analyst (BCBA) e Mestre em ABA pela Columbia University em Nova York
Especialista em Terapia Comportamental pelo Hospital Universitário da Universidade de São Paulo e Acompanhante Terapêutico pelo Hospital das Clínicas da USP
Ela tem nove anos de experiência no Brasil e nos Estados Unidos com crianças com TEA e outros atrasos no desenvolvimento
Daniela iniciou sua trajetória em 2009 na Associação dos Amigos do Autista (AMA) em SP, foi psicóloga e supervisora no Centro de Autismo e Inclusão Social (CAIS) da USP e trabalhou com intervenção precoce na Fred S. Keller School em Nova York por dois anos
Daniela é Fundadora e Diretora Clínica da Steps – Terapia e Pesquisa Comportamental




Inscreva-se
Turma online
Início: 29/03/2021
Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 162,27**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o CBI Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.

Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.
Teremos prazer em atendê-lo.