Pós-graduação Lato Sensu

Aprendizagem e Inovação
A primeira pós-graduação em aprendizagem e inovação no Brasil com selo internacional.

Turma online. Início: 14/07/2021

Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Aprendizagem e Inovação.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
Profissionais da saúde e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma online

Início: 14/07/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 518,11**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Aprendizagem e Inovação com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 8 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 14/07/2021.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
 
Mais Informações

Como forma de dar respostas mais assertivas as demandas da escola e dos alunos do século XXI, todos, professores, coordenadores, diretores de escola e outros técnicos precisam inserir na sua prática competências pautadas na inovação, na cooperação e na criatividade.


Assim, esta pós-graduação busca aprofundar conhecimentos na área Educação e Inovação, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades para aplicar os conhecimentos, resolver problemas em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área da Educação.

E, assim, numa componente teórica e prática, cada disciplina foi elaborada para proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções em espaços diversificados de ensino. Para assim, garantir espaços promotores de aprendizagens significativas, autônomas ao longo da via.

O treinamento é composto de 8 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.


- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

Público-alvo


Professores, Educadores, Técnicos Educativos, Terapeutas, Coordenadores Pedagógicos, Gestores e profissionais de áreas afins.

Ementa
 
1 - EDUCAÇÃO NA ATUALIDADE

Carga horária: 72h

Objetivos: Relacionar elementos da teoria e prática de sala de aula para compreender as tendências esperadas para a escola do século XXI.
 
2 - SAÚDE MENTAL NA ESCOLA

Carga horária: 72h

Objetivos: Compreender a importância do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação de crianças e adolescentes em contexto escolar. Possibilitar o conhecimento dos principais autores da área, assim como de programas já implementados e promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental.
 
3 - O CORPO NA APRENDIZAGEM

Carga horária: 72h

Esta disciplina tem como objetivo apresentar a importância do corpo no processo de aprendizagem, assim como o que devemos desenvolver e estimular para que o corpo esteja preparado para construir aprendizagem novas e significativas.

4 - ESTRATÉGIAS DIVERSIFICADAS PARA A SALA DE AULA

Carga horária: 72h

Identificar estratégias educacionais que possam colmatar as exigências das salas de aula no século XXI. Pensar em um currículo que seja flexível e dinâmico e coloque o aluno no centro, como protagonista da sua própria aprendizagem.
 
5 - EDUCAÇÃO PARA TODOS

Carga horária: 72h

Objetivos: Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da Educação Inclusiva, através de um conhecimento científico atualizado. Compreendendo os modelos de enquadramento da Educação Inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização.
Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica, a partir do desenvolvimento de competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação.
 
6 - O CÉREBRO E A EDUCAÇÃO

Carga horária: 96h

Objetivos: Orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo que abrange as Neurociências e sua relação com a Educação, trazendo uma visão atualizada e significativa sobre a importância em conhecer o funcionamento cerebral para alcançar resultados mais positivos e mensuráveis. Visando compreender as diferenças, alguns pressupostos, o funcionamento do cérebro e de que maneira é possível criar estratégias diferenciadas para potencializar as áreas cerebrais. São ofertadas nessa disciplina também, estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.
 
7 - MODELOS EDUCACIONAIS INOVADORES

Carga horária: 108h

Objetivos: Buscar soluções práticas e viáveis para os principais problemas educacionais brasileiros a partir de iniciativas educacionais simples realizadas por professores em diferentes países do mundo como Portugal, Itália, Angola, Austrália, Estados Unidos e Finlândia.
Inspirar educadores e fomentar a utilização dessas estratégias inovadoras para motivar seus estudantes e os empoderar com conhecimento prático para auxiliar em sua formação acadêmica.
 
8 – METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 36h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 


*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal.

 

Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal.

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal.

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil.

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil.

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal.

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal.

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil.

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute.

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega.

Facilitadores

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP

 

Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar

Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos

Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial

Fabrício Bruno Cardoso 

Graduado em Educação Física pela Universidade Castelo Branco (2002).

 

Mestrado em Ciencia da Motricidade Humana pela Universidade Castelo Branco (2007).

 

Doutorado em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018).

 

Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos -LIEENP da Faculdade CENSUPEG -São Fidélis/RJ;

 

Professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro; 

Alessandra Machado

 

Psicóloga Clínica e Institucional. 

 

Especialista em Neurociência Pedagógica. 

 

Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea. 

 

Especialista em Neuropsicologia. 

 

Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva. 

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF). 

 

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF).

 

Formadora na área Educacional. 

 

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional. 

 

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes. 

 

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching). 

 

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais. 

 

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I. 

 

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento.

 

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação).  

Deborah Kerches

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil


Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais.


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria.


Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira.


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


Diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Piracicaba.


Supervisora médica no Brasil e neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela.


Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP, Decreto nº 16.230, de 15/06/2015; em exercício.


Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

 

Trabalho de Conclusão de Curso: O despertar de novos saberes.


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria.


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).


Membro da Academia Brasileira de Neurologia.


Membro da Associação Francesa La cause des bébés.


Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Emanoele Freitas Silva

Neurocientista.


Especialista em Transtornos do Neurodesenvolvimento.


Especialista em Psicopatologia.


Formanda em Psicanálise Clínica.


Mestranda em intervenções psicológicas do desenvolvimento.

Fábio Coelho da Conceição

Psicólogo Clínico e Diretor da Academia do Autismo.


Especialização Psicologia em Transtornos do Espectro Autista

(Universidade de Araraquara).

 

Especialização em Neuropsicologia (Unyleya).


Formação Avançada em Intervenção Comportamental para Crianças com atrasos de desenvolvimento (Instituto de Terapia por Contingências de Reforçamento ITCR-Campinas).


Curso Protocolo de Avaliação Verbal Behavior Milestones Assessment and Placement Program (Instituto de Educação e Análise do Comportamento).


Sócio da Associação Brasileira de Análise do Comportamento (ACBR) e Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC).

 
Inscreva-se

Turma online

Início: 14/07/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 518,11**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.