top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Artes Aplicadas na Promoção da Saúde
A primeira pós-graduação em Artes Aplicadas na Promoção da Saúde no Brasil com selo internacional.

Turma online. Início: 24/06/2024

Fabricio Moser.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 24/06/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 198,28**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Fabricio Moser.png

Inscreva-se:

Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Artes Aplicadas na Promoção da Saúde com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 9
disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma: início em 
24/06/2024.


- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.

- Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: Graduação c
ompleta.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

Inicialmente, sob a ótica dos saberes da Psicologia e da Psicomotricidade, o curso oferecerá temas fundamentais para uma compreensão da saúde global do indivíduo e a sua promoção, tendo em conta a diversidade humana na infância, juventude, idade adulta e velhice.

 

Em seguida, introduzirá noções de Acessibilidade e de Processos Criativos, enfocando as potenciais contribuições desses temas para a realização de atividades artísticas mais acessíveis e plurais para a saúde, o bem-estar, o afeto, o cuidado e a educação.

 

A terceira etapa do curso será focada nas linguagens artísticas, Dança, Música, Artes Visuais e Teatro, cada uma delas abordando, a partir de conceitos teóricos e do compartilhamento de experiências desenvolvidas no Brasil e no mundo, suas especificidades e possibilidades na manutenção da vitalidade.

Objetivo

Nos últimos tempos, a cultura e as artes vêm se mostrando cada vez mais como atividades capazes de auxiliar de maneira efetiva na promoção da saúde e do bem-estar social, influenciando as práticas terapêuticas e de cuidado e atuando para o desenvolvimento global e a vitalidade do ser humano. Os processos de criação, poderosas ferramentas para o conhecimento da vida, de si e do outro, seguem ultrapassando os limites conquistados em contextos formais e informais da arte e da educação para estabelecer na contemporaneidade gradativamente relações mais profundas com os espaços institucionais de saúde.

Por meio das artes, as práticas hospitalares, a clínica e os espaços educacionais e terapêuticos dedicados ao bem-estar, ao cuidado e ao acolhimento ampliaram a noção de saúde do indivíduo, que passou a integrar à sua perspectiva, a cultura e a necessidade da sua manutenção para uma boa qualidade de vida. Os benefícios psicofísicos e sociais das práticas artísticas estão cientificamente comprovados. Existem projetos de sucesso neste sentido acontecendo em instituições públicas e privadas do Brasil e do mundo. Há uma vasta literatura a respeito do tema e seus resultados e debates estão em franca expansão nas universidades e institutos de educação e pesquisa. Para fortalecer esse movimento e atender a uma demanda em formação no Brasil, se apresenta este projeto de pós-graduação, intitulado de “Artes Aplicadas na Promoção da Saúde”, que tem o objeto de capacitar profissionais da saúde, da educação, das humanidades e das artes para atuar de maneira transdisciplinar em situações formais e informais que envolvam, no âmbito da diversidade, as interfaces destes campos, visando sempre o desenvolvimento global de crianças, jovens, adultos e idosos.

A partir desta percepção integrada e ampliada de saúde do indivíduo e tendo o contato com diferentes formas artísticas durante a formação, o especialista desenvolverá um olhar acessível, onde o exercício de criação, no sentido da vocação humana, também é compreendido como um processo de promoção de saúde, de cuidado, de bem-estar social em ambiente clínico, hospitalar e educacional. Nesse sentido, a formação articula conhecimentos teóricos e experiências práticas de áreas consolidadas da Saúde, como a Psicologia e a Psicomotricidade, e das áreas da Acessibilidade, da Educação e das Artes Cênicas, Musicais e Visuais, propondo ainda um diálogo com as ideias do campo da arteterapia, das psicoterapias corporais, da psicomotricidade, da psicanálise, das habilidades sociais, da saúde mental, da inteligência emocional e da neurodiversidade, entre outros áreas, valorando a criação artística como promotora de saúde e vitalidade.


Público-alvo


Professores, psicólogos e demais profissionais da saúde mental e educação.



Ementa
 

1 - PROMOÇÃO DA SAÚDE NO CONTEXTO DA DIVERSIDADE

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: apresentar aos alunos e alunas da especialização os conceitos de promoção de saúde e diversidade sob a ótica do desenvolvimento da saúde global da pessoa. Trabalhar o conceito de saúde mental e explanar alguns dos recursos socioculturais e artísticos importantes para a melhoria da saúde mental da população.

 

2 - DESENVOLVIMENTO HUMANO – O DESENVOLVIMENTO SENSÓRIO-MOTOR E AS HABILIDADES DA CRIANÇA

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: apresentar o processo do desenvolvimento sensório-motor e a construção da integração para as habilidades mais maturadas da criança.

 

 

3 - INTEGRAÇÃO SENSORIAL DE AYRES (ISA) E A ESTIMULAÇÃO SENSORIAL

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: abordar a Teoria de Integração Sensorial de Ayres e apresentar os comprometimentos da Disfunção de Integração Sensorial na rotina da criança com TEA.

 

 

4 - INTRODUÇÃO À ACESSIBILIDADE NA SAÚDE

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: de caráter teórico-prático, a disciplina visa aproximar os estudantes da especialização ao universo da acessibilidade cultural, a partir da apresentação de conceitos, fundamentos, tipos de deficiência, leis, decretos e normas, entre outras bases que garantem o direito da pessoa com deficiência à participação de atividades e ao uso de produtos, serviços e informações. Assim como, também objetiva apresentar algumas práticas acessíveis que podem ser utilizadas e elaboradas por eles para a construção de uma saúde mais acessível.

 

 

5 - PROCESSOS CRIATIVOS E PROMOÇÃO DO BEM-ESTAR

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: compartilhar com os estudantes da especialização, através de algumas referências teóricas, os processos criativos como aspectos fundamentais do ser humano no mundo. Do mesmo modo, estudar as possibilidades e as potencialidades da criação artística com relação à arteterapia, ao lúdico e à prática da cartografia para o desenvolvimento social e a manutenção da vitalidade e saúde global do sujeito.

 

 

6 - DANÇA: CONCEITUALIZAÇÃO TEÓRICA E EXPERIÊNCIAS PRÁTICAS NO CAMPO DA SAÚDE

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: apresentar, aos estudantes da especialização, referências teóricas e experiências práticas relacionadas à Dança. A partir de aspectos históricos, políticos e sociais fundamentais à constituição das artes do corpo, a ideia é expor práticas possíveis que potencializem o desenvolvimento sensório-motor-afetivo do sujeito e os seus desdobramentos no desenvolvimento da saúde global do mesmo.

 

 

7 - A MUSICALIZAÇÃO COMO DIÁLOGO CORPORAL PLURAL

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: observar a Musicalização como um recurso da Educação Musical acessível a distintos corpos e contextos, com potencial agregador à área da saúde, visitando a teoria das inteligências múltiplas para valorizar a inteligência musical.

 

 

8 - ARTES VISUAIS: TEORIAS E PRÁTICAS NA PROMOÇÃO DA SAÚDE

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: apresentar aos estudantes da especialização referências teóricas e experiências práticas localizadas nas fronteiras entre artes visuais e saúde. Abordar atividades artísticas visuais que tenham como objetivo colaborar na construção da compreensão do sujeito sobre si e sua atuação no mundo, por meio da ativação dos sentidos e seus desdobramentos, das realocações do corpo e do tempo dos objetos culturais. Promover outras perspectivas de refletir e experimentar a realidade e a vida, a partir de objetos e atores em circulação no campo das artes, como obras artísticas, textos, ações de arte-educação, projetos arquitetônicos e teóricos em interlocução com o campo da saúde e o bem-estar físico, mental e social.

  

 

9 - TEATRO NA INTERFACE COM A SAÚDE E NO DESENVOLVIMENTO DE HABILIDADES

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: apresentar aos estudantes da especialização referências teóricas e experiências práticas relacionadas ao Teatro, apontando as características fundamentais da atividade sob um viés histórico em suas relações com a sociedade e as suas possibilidades e potencialidades no desenvolvimento da saúde global do sujeito.

 


*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Fabrício Goulart Moser 

Ator, diretor, professor e pesquisador do teatro

Doutorando em Artes Cênicas pela Universidade de São Paulo

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

Bacharel em Artes Cênicas pela Universidade Federal de Santa Maria

Consultor, idealizador, produtor e executor de projetos e eventos artísticos e culturais inclusivos e acessíveis junto a instituições públicas e privadas de âmbito nacional e na cidade do Rio de Janeiro, como o SESC e Oi Futuro

Atuou como professor de teatro do Instituto Priorit (RJ) e como tutor de atividades terapêuticas do CAPS/CAPSAd (MS)

Fabricio_Moser.png
Facilitadores

Ariane Barros 

Doutora em Artes Cênicas pela Universidade Federal da Bahia

 

Mestre em Artes Cênicas

 

Especialista em Arte, Corpo e Educação

 

Graduada em Bacharelado em Teatro - habilitação Interpretação Teatral pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Professora do curso de Graduação em Artes Cênicas e foi professora e coordenadora da Pós-Graduação/Especialização em Teatro e Educação da Universidade Federal da Grande Dourados

 

Docente Colaboradora do Programa de Mestrado Profissional em Artes - PROFARTES/FAALC/UFMS

 

Realiza pesquisa no campo do teatro e da performance, é lider
do Grupo de Pesquisa "e-caos: Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais"

Atriz, produtora, performer, preparadora corporal e radialista, faz parte da Cia. Última Hora, na cidade de Dourados/MS

Ariane Barros quadrada.png

Marcos Chaves 

Doutor em Teatro pela Universidade do Estado de Santa Catarina

 

Pós-doutor, atuou como Professor Colaborador Assistente do Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas (PPG-CEN) da Universidade de Brasília

 

Mestre em Artes Cênicas pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul

 

Especialista em Encenação Teatral pela Universidade Regional de Blumenau

 

Graduado em Música - Licenciatura pela Universidade Federal de Pelotas

 

Integrante do comitê científico da Società Italiana per l'Educazione Musicale (SIEM) - seção de Macerata

 

Integra os seguintes grupos de pesquisa: e-caos - Estudos Contemporâneos e Artísticos em Observações Socioculturais (CNPq); Atuar em Arte, Vida e Sociedade (CNPq); Vocalidade & Cena (CNPq)

Marcos Chaves - Quadrada.png

Catula Maia

 

Psicóloga

 

Mestre em Psicologia (Cognição Social) na Universidade Católica de Petrópolis/RJ

 

Pós-graduada em Família

 

Pós-graduada e professora em Terapia Cognitivo comportamental da Infância e Adolescência, INTCC RJ

 

Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental

 

Atuou como psicóloga e coordenadora do setor de psicologia da Obra Social Dona Meca/RJ, psicóloga do Projeto PNE Sports-Universidade Castelo Branco/RJ

 

Professora do curso de Pós graduação em Psicomotricidade na Universidade Castelo Branco, RJ

 

Fundadora e psicóloga do Espaço Prisma

catula maia.png

Elisa Marinho Castro

Mestre em Processos Artísticos Contemporâneos pelo Programa de Pós-graduação em Artes da Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Pós-graduada em Teoria Psicanalítica pelo Centro de Ensino, Pesquisa e Clínica em Psicanálise da Universidade Santa Úrsula

Artista, psicanalista e educadora, realizou oficinas com práticas de arte e saúde mental na Escola Livre de Artes do Museu Bispo do Rosário

 

Suas obras estão em coleções como a do Museu de Arte do Rio (MAR), Museu de Arte Moderna (RJ), Fundação Bienal de Cerveira (Portugal) e Museu Bispo do Rosário Arte Contemporânea (RJ)

Idealizadora do projeto Arte Saúde Práticas, com o qual desenvolve cursos, workshops e atendimento clínico no ambiente online

Participação nos eventos Festival Atuarte na Sociedade de Reumatologia de Brasília e Projeto Inspira – Ações de arte e saúde no SESC de São Paulo

Elisa Castro.png

Silvana Rocco 

Professora e bailarina, Bacharel e Mestre em Dança pela UFRJ e Pós-graduada em Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação pela Faculdade Angel Vianna

Integrou o Laboratório de Arte e Educação da UFRJ e participou do Projeto Arte Cultura e Acessibilidade do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ, realizando atendimentos com crianças autistas a partir das experiências da artista Lygia Clark

Atuou na Vila Olímpica da Maré e na Vila Olímpica Arthur de Távola como educadora em dança

Atua como professora de dança de um público neurodiverso no Instituto Priorit e como professora de conscientização do movimentos para público diverso

Suas práticas e pesquisas habitam a interface educação/arte/terapia, a partir da relação corpo/movimento/sensorialidade, criando estreitamento entre a dança e algumas obras e fases da artista Lygia Clark

Silvana Rocco.png

Andressa Cabral

Mestranda no Programa de Pós-graduação em Artes Cênicas da Universidade Federal de Uberlândia (UFU)

 

Licenciada em Teatro pela UFMA

 

Especialista em Acessibilidade Cultural pela UFRJ

 

Pesquisadora, gestora, produtora cultural e audiodescritora na Maracult Produções Acessíveis

Andressa Cabral.png

Fernanda Carneiro

 

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC)

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo

Formação no Conceito Bobath Infantil

Fernanda Carneiro.png
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 24/06/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 198,28**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Fabricio Moser.png

Inscreva-se:

Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page