Pós-graduação Lato Sensu

Autismo: Práticas Psicoeducacionais Baseadas no Ensino Estruturado

Turma online. Início: 14/09/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Autismo com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa da educação no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em autismo.
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 14/09/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Autismo: Práticas Psicoeducacionais Baseados no Ensino Estruturado com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 14/09/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Autismo: Práticas Psicoeducacionais Baseados no Ensino Estruturado

O curso tem como objetivo capacitar profissionais no entendimento e aplicação de práticas psicoeducacionais fundamentadas e baseadas no modelo do ensino estruturado, em termos de ajustes ambientais, adaptação de materiais e procedimentos de ensino.

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

Público-alvo: Professores, Educadores, Técnicos Educativos, Terapeutas, Coordenadores Pedagógicos, Gestores e profissionais de áreas afins.

Ementa

1 - TRANSTORNOS DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 44h

 

Objetivo: Apresentar a caracterização do espectro autista a partir da sintomatologia básica, critérios cardeais e comportamentos associados, oferecendo meios de entendimento do conceito de contínuo.

Transtornos do espectro do autismo; Movimentos teóricos e diagnóstico diferencial; Caracterização do Autismo na era do espectro; Critérios diagnósticos.

 

 

2 - TEA E COGNIÇÃO

Carga horária: 44h

 

Objetivo: Discutir as relações entre autismo, desenvolvimento e cognição, definindo as características principais e as interferências sobre comportamentos.

Autismo e estilo cognitivo; Funções executivas e autismo; Características comportamentais relacionadas ao estilo cognitivo.

 

3 - COMUNICAÇÃO E LINGUAGEM NOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Pontuar as diferenças entre comunicação, fala e linguagem no autismo, considerando os princípios, modelos e referenciando ao uso de estruturas de apoio e estimulação baseadas em evidência.

Conceito de comunicação, fala e linguagem; Aquisição e desenvolvimento típicos de linguagem;  Linguagem e desenvolvimento infantil;  Alterações de linguagem nos TEA;  Características de comunicação e linguagem nos TEA.

 

4 - FUNDAMENTOS BASEADOS NO ENSINO ESTRUTURADO

 

Carga horária: 90h

 

Objetivo: Apresentar o modelo de intervenção baseado no ensino estruturado, indicando de quais elementos compõem, funções sobre a pessoa, princípios e exemplos.

O ensino estruturado para a aprendizagem de pessoas com autismo; Fundamentação baseada no modelo do ensino estruturado; Estudos formais e informais. Aplicabilidade de programas estruturados em situação clínica e escolar; Elementos; Objetivos. Componentes.

 

5 - AVALIAÇÃO EM TEA

 

Carga horária: 44h

 

Objetivo: Entender as relações entre autismo e desenvolvimento de habilidades, indicando comportamentos essenciais e possibilidades de investigação.

Avaliação de habilidades; "O que é importante ensinar?"; Recursos para o entendimento da avaliação informal e formal nos TEA.

6 - RECURSOS APLICADOS EM TEA

Carga horária: 88h

 

Objetivos: Introduzir aos alunos a prática aplicada do uso de sistemas visuais e recursos estruturados na sala de aula, AEE e clinicas, apresentando modelos e sugestões de atividades e estratégias.

Estratégias de aplicação de recursos estruturados e materiais adaptados na escola e em situação clínica; Seguimento e monitoramento; Protocolos de registro; Levantamento de materiais de trabalho; Organizadores, sinalizadores e suportes visuais.

 

7 - MATERIAIS ADAPTADOS

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Definir o que são materiais estruturados e componentes principais, sinalizando instruções, clareza e orientação visual.

Conceito de estrutura em materiais; Elementos que compõe os materiais; Critérios para seleção de materiais, construção e aplicação; Habilidades em níveis de desenvolvimento e adequação ao currículo psicoeducacional.

 

8 - RECURSOS PARA O MANEJO COMPORTAMENTAL

Carga horária: 80h

Objetivo: Identificar os problemas de conduta e estabelecer relações com o ambiente, por meio de análise funcional, levantamento de necessidades e estratégias de manejo a partir do uso da estrutura.

Objeto de estudo; Conceito de manejo e análise comportamental baseado na teoria comportamental; Análise Funcional e práticas de intervenção com uso de suportes visuais e materiais estruturados; Disparadores externos.

 

9 - APLICABILIDADE DAS PRÁTICAS BASEADAS EM EVIDÊNCIA EM TEA

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Descrever as PBE mais eficazes em autismo e relacioná-las com as estratégias que incorporam sinalizações, pistas visuais, recursos estruturados e mecanismos de ensino.

PBE e literatura em autismo; "Onde aplicamos as PBE na prática diária?"; Modelos e indicações; Estratégias e indicações de aplicação; Modelos e experiências com PBE baseados em evidência.

10 – METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 30h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Maria Elisa Granchi Fonseca

Mestre em Educação Especial (Autismo) pela UFSCAR.

Especialista em Saúde Mental com ênfase em TEA.

Especialista em Didática do Ensino Superior.

TEACCH Advanced Consultant pela University of North Carolina.

Coordenadora do CEDAP da APAE de Pirassununga/SP e Diretora do 4TEA Educacional.

Facilitadores

Tatiana Pontrelli Mecca


Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Doutoramento Sanduíche em pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, bolsista CAPES.

 

Estágio pós-doutoral em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM.

 

Docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM.

 

Docente do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UPM, do curso de Neuropsicologia vinculado à Divisão de Clínica Neurológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas


Graduado em Psicologia-Habilitação e Formação de psicólogos pelo Centro Universitário Padre Anchieta.

 

Mestre e Doutor em Psicologia pelo departamento de Psicologia Experimental da Universidade de São Paulo - USP.

 

Membro do Laboratório de Interação Verbal e Construção do Conhecimento no departamento de psicologia experimental da Universidade de São Paulo.

 

Atualmente é pós-doutorando no departamento de Psicologia Experimental do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - USP.

 

Atua junto a pessoas com Transtornos do Espectro do Autismo (TEA) no Centro Terapêutico-Educacional Potencializar (CETEP) em Jundiaí/SP.

Aline Martins

 

Sócia-Proprietária da Dynami - Centro Integrado em Autismo.

Fonoaudióloga clínica 


Professora do curso de Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista da FACOL


Conferencista nos temas relacionados ao TEA e Desenvolvimento da Linguagem


Graduada pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (USP).


Mestre em Saúde com ênfase nos Processos e Distúrbios da Comunicação pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (USP).


Doutoranda em saúde com enfoque no ensino estruturado para desenvolvimento da comunicação verbal da criança com TEA pela Faculdade de Odontologia de Bauru - Universidade de São Paulo (USP).


Formação no Programa TEACCH, Five-Day Classroom Training - Elementary - University of North Carolina/USA


Formação no Programa TEACCH, Five-Day Classroom Training – Early Childhood - University of North Carolina/USA


Certificação do Curso básico PECS (Comunicação por troca de figuras). 


Certificação do Curso de Comunicação Suplementar e Alternativa.


Capacitação Profissional em ABA (Análise do Comportamento Aplicada)


Certificação básica de Equoterapia.


Curso de atendimento educacional especializado com enfoque na produção de recurso pedagógico acessível e tecnologia assistiva (Boardmaker).


Alfabetização e inclusão escolar para autista.


Certificação para Administração do Perfil Psicoeducacional Revisado (PEP-R)

Juliana de Cássia Baptistella 


Graduação em Ciências Biológicas pelas Faculdades de Ciências e Letras de São José do Rio Pardo. 

 

Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário Claretiano.

 

Especialista em Psicopedagogia pelo Centro Universitário Anhanguera. 

 

Especialista em Saúde Mental com ênfase nos TEA pela FAMA/INAPEA. 

 

Especialista em Neuropsicopedagogia pelo IBF, especialista em neuroaprendizagem pela FATECE.

 

Participou de cursos sobre o modelo TEACCH® na University of North Carolina/USA.

 

É coordenadora pedagógica do CEDAP na APAE Pirassununga/SP e atua em intervenção psicopedagógica clínica com pessoas autistas.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 14/09/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.