Pós-graduação Lato Sensu

Ciências da Educação
 
A primeira pós-graduação em Ciências da Educação no Brasil
com selo internacional

Turma online. Início: 22/06/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Autismo com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa da educação no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Ciências da Educação.
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 22/06/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Educação com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 8 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional.
 
- Próxima turma: início em 22/06/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Ciências da Educação

A Educação é um direito fundamental, conforme está presente na Lei de Diretrizes e Bases para a Educação Nacional, que “é direito de todo ser humano o acesso à educação básica”, assim como a Declaração Universal dos Direitos Humanos que estabelece que “toda pessoa tem direito à educação”. Sendo assim, capacitar os profissionais envolvidos com a educação é uma tarefa fulcral para o desenvolvimento de uma sociedade mais justa, equitativa e solidária.

Logo, o curso tem como objetivo desenvolver em seus alunos o aprofundamento, as repostas e a reflexão crítica sobre as Ciências da Educação.

 

O curso busca aprofundar conhecimentos na área científica da Educação, tendo em vista o desenvolvimento de capacidades para aplicar os conhecimentos, resolver problemas em contextos alargados e multidisciplinares, relacionados com a área da Educação.

 

E, assim, numa componente teórica e prática, cada disciplina foi elaborada para proporcionar ao aluno o desenvolvimento de competências para integrar conhecimentos, lidar com questões complexas e desenvolver soluções em espaços diversificados de ensino. Para assim, garantir espaços promotores de aprendizagens significativas, autônomas ao longo da via.

 

O treinamento é composto de 8 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.

- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

- Público-alvo: Professores, Educadores, Técnicos Educativos, Terapeutas, Coordenadores Pedagógicos, Gestores e profissionais de áreas afins.

Ementa

1 – BASES DA EDUCAÇÃO: EVOLUÇÃO HISTÓRICA E TENDÊNCIAS DO SÉCULO XXI

Carga horária: 80h

Objetivo: Introduzir elementos teóricos-conceituais que subsidiem a formação continuada na área da educação, de uma atitude de constante interrogação e reflexão sobre a práxis, numa perspectiva histórica, política, filosófica e sociológica. Aprofundar as competências em áreas como história da educação, aprendizagem, interdisciplinaridade, desenvolvimento curricular, metodologias de ensino, tecnologias, paradigmas educacionais, avaliação em educação, tendências para o século XXI e as suas interligações com aprendizagens escolares e não-escolares

 

2 – CULTURA, COGNIÇÃO E AFETIVIDADE: COMPREENDENDO AS RELAÇÕES E INTERFERÊNCIAS NA APRENDIZAGEM

Carga horária: 90h

Objetivo: Aprofundar conceitos teórico-metodológicos acerca dos processos psicológicos, políticos e psicossociais e suas implicações na aprendizagem. Apresentando a construção e a complexidade do funcionamento psíquico, problematizando as perspectivas tradicionais acerca das relações entre cognição, afetividade e cultura.

 

3 – DIFICULDADES E TRANSTORNOS EM IDADE ESCOLAR: SINAIS DE ALERTA, PRIMEIROS PASSOS E MEDIDAS INTERVENTIVAS

Carga horária: 80

Objetivo: Conhecer o campo das interações humanas e o processo nos quais se dá a relação aprendizagem e ensino, buscando a utilização de diferentes possibilidades de intervençães para os problemas de dificuldades de aprendizagem apresentadas. Além de promover conhecimentos teóricos e práticos sobre a aprendizagem e seus desafios nas perspectivas da psicopedagogia, das neurociências e da psicologia e da pedagogia propiciando o desenvolvimento das competências necessárias para que o profissional da educação e área afins seja capaz de prevenir e/ou lidar com os possíveis obstáculos de aprendizagem encontrados em sala de aula.

4 – NEUROCIÊNCIA E EDUCAÇÃO: COMPREENDENDO OS CAMINHOS DA APRENDIZAGEM

Carga horária: 80h

Objetivo: Orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo que abrange as Neurociências e sua relação com a Educação, trazendo uma visão atualizada e significativa sobre a importância em conhecer o funcionamento cerebral para alcançar resultados mais positivos e mensuráveis. Visando compreender as diferenças, alguns pressupostos, o funcionamento do cérebro e de que maneira é possível criar estratégias diferenciadas para potencializar as áreas cerebrais. São ofertadas nessa disciplina também, estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

5 – A ESCOLA DE E PARA TODOS: DIVERSIDADE, EQUIDADE E CIDADANIA

Carga horária: 70h

Objetivo: Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da Educação Inclusiva, através de um conhecimento científico atualizado. Compreendendo os modelos de enquadramento da Educação Inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização. Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica, a partir do desenvolvimento de competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação.

6 – PROMOÇÃO DE SAÚDE MENTAL E BEM-ESTAR NA ESCOLA: CRIANDO UM AMBIENTE ESCOLAR DE QUALIDADE

Carga horária: 70h

Objetivo: Compreender a importância do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação de crianças e adolescentes em contexto escolar. Possibilitar o conhecimento dos principais autores da área, assim como de programas já implementados e promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental.

​7 – NOSSA BUSCA POR INICIATIVAS INSPIRADORAS QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO

Carga horária: 100h

Objetivo: Buscar soluções práticas e viáveis para os principais problemas educacionais brasileiros a partir de iniciativas educacionais simples realizadas por professores em diferentes países do mundo como Portugal, Itália, Angola, Austrália, Estados Unidos e Finlândia. Inspirar educadores e fomentar a utilização dessas estratégias inovadoras para motivar seus estudantes e os empoderar com conhecimento prático para auxiliar em sua formação acadêmica.

 

8 – METODOLOGIA DE PESQUISA E MONOGRAFIA

Carga horária: 30h

Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

 

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenadores

Dr. Gustavo Teixeira

Médico Psiquiatra Infantil

 

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Professor do Department Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

 

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

 

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Mariana Fenta

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro – Brasil

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

Professores

Claudia Miranda

Doutoranda em Educação na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ/2019). Mestre em Educação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1999).

 

Possui Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional (CESIR/1995) e Psicomotricidade (UNESA/1991).

Graduada em Pedagogia pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ/1986).

 

Professora Convidada da Universidade Castelo Branco (UCB), do Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação (CENSUPEG), da Faculdade Integrada A Vez do Mestre (AVM/UCAM), do Child Behavior Institute of Miami (CBI of Miami), ministrando aulas em cursos de Pós-Graduação Lato Sensu.

 

Coordenadora do Curso de Pedagogia e Professora de Ensino Superior da Fundação Educacional Campograndense/Faculdades Integradas Campo-Grandenses (FEUC/FIC)

 

Coordenadoria de Extensão, Pós Graduação e Pesquisa (CEPOPE).

 

Coordenadora de Área (Pedagogia) do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID/CAPES-FEUC/FIC).

Sylvia Pabst

Psicóloga e psicoterapeuta formada pela Universidade Gama Filho (UGF) em 1995, atuando há 24 anos, com formação Existencial-Humanista.

Especialização em Neurociência Pedagógica e Docência do Ensino Superior pela AVM-UCAM.

Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Neurociência Aplicada (INA) com certificação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Especialização em Neurofeedback pelo Desperta Aprendiz – Ciência e Cognição – ISNR.

Especialização em Neurociência da Educação pelo CBI of Miami.

Professora na pós-graduação de Neurociência Pedagógica e Psicopedagogia da AVM-UCAM.

Professora na pós-graduação do CBI of Miami.

Grace Mary Falcão

Psicóloga Clínica graduada pela Universidade Gama Filho- UGF-RJ.

Pós-graduada em Psicopedagogia e Docência do Ensino Superior pela Universidade

Cândido Mendes e Neuropsicologia pela SCMRJ

Formação em Existencial Humanista, Terapia Cognitivo Comportamental,

Hipnoterapia e Analista Comportamental.

Extensão em Psicologia e Saúde Mental pela UFRJ no HUCFF e IPPMG –

Ambulatorial

Formação em Coaching pela SLAC, Coaching Infanto Juvenil e Parental

Fundadora da Escola de Pais Família Consciente – voltado à orientação, cursos,

palestras, workshop, consultoria com o objetivo de melhorar as relações familiares.

Co-Autora do Livro Conectando Pais e Filhos

Felipe Paschoal

Mestrando em Ciências da Educação (UDE)/Uruguai;

Graduado em Educação Física;

Especialista em Neurociências e em Psicomotricidade;

Pós-Graduando em Comportamento Motor;

Graduando (II graduação) em Ciências Sociais;

Atuação: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade (crianças com ou sem transtornos);

Desenvolve o projeto: “O brincar e suas possibilidades” em seu cotidiano de atuação profissional;

Capacitação em TEA e Síndrome de Down, contexto do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade;

Atuação: Palestrante e Professor de Seminários, Congressos e Cursos de Pós-Graduação em Psicomotricidade e Neurociências. 

Alessandra Machado

- Psicóloga Clínica e Institucional;

- Especialista em Neurociência Pedagógica;

- Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea; 

- Especialista em Neuropsicologia;

- Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva;

- Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

- Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

- Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I;

- Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento;

- Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 22/06/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.