Pós-graduação Lato Sensu

Desenvolvimento sensório – motor cognitivo e estratégias de intervenção no T.E.A.
A primeira pós-graduação em Desenvolvimento sensório – motor cognitivo e estratégias de intervenção no T.E.A. no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 17/08/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação a distância em Desenvolvimento sensório – motor cognitivo e estratégias de intervenção no T.E.A. com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
 
Psicólogos, graduados na área médica, Professores, Educadores, Terapeutas ocupacionais, familiares e profissionais de áreas afins agora tem a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 17/08/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
 
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento sensório – motor cognitivo e estratégias de intervenção no T.E.A. com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 17/08/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Desenvolvimento sensório – motor cognitivo e estratégias de intervenção no T.E.A.

O Desenvolvimento Infantil (DI) é parte fundamental do desenvolvimento humano, destacando-se que, nos primeiros anos, é moldada a arquitetura cerebral, a partir da interação entre herança genética e influências do meio em que a criança vive. (Souza, 2014)

 

Segundo Ayres, a organização da informação sensorial através de uma resposta adaptativa é o princípio mais básico no desenvolvimento da criança.

 

O processo de aprendizado pelo qual as crianças passam para adquirir e aprimorar diversas capacidades de âmbito cognitivo, motor, emocional e social é essencial para o seu desenvolvimento. Quando nos referimos a criança com autismo, observamos algumas lacunas a serem preenchidas, isto é, estimulada. É fundamental um trabalho multidisciplinar para contribuir nos resultados evolutivos dentro do marco do desenvolvimento infantil.

 

Portanto, o curso vem apresentar um conhecimento mais amplo dos aspectos sensoriais, motores e cognitivo da criança e/ou do adolescente com TEA. Utilizando o conhecimento científico como base e apresentando práticas com evidências para a intervenção.

 

O curso é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, estudos de caso, confecção de artigos; videoconferência ao vivo (webinar) e apostila de estudo.

Objetivo

O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, da educação e os familiares sobre a particularidade do desenvolvimento sensório-motor cognitivo de crianças/ adolescentes com o transtorno do espectro autista e favorecer estratégias de intervenção com o intuito de proporcionar o melhor desenvolvimento no T.E.A. Utilizando o conhecimento científico mais moderno, o curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil sobre o tema.

Público alvo

Psicólogos, graduados na área médica, Professores, Educadores, Terapeutas ocupacionais, familiares, profissionais de áreas afins.

Ementa

1 - Introdução ao TEA

Carga horária: 48h

Objetivo: Conceituar cientificamente sobre o transtorno do espectro autista, suas características iniciais, sinais de alerta, prevalência, etiologia, fatores de risco e classificações neurológicas modernamente utilizadas.

 

2 - Desenvolvimento e intervenções sensoriais

Carga horária: 72h

 

Objetivo: Apresentar e identificar os processamentos sensoriais e as Disfunções de Integração Sensorial e como as acomodações sensoriais podem contribuir na intervenção no T.E.A. Tendo como objetivo dar embasamento teórico a partir de algumas das principais abordagens do desenvolvimento humano infantil, reforçando a importância dos marcos de crescimento típico e da constante observação e intervenção em cada etapa.

3 - Desenvolvimento sensório-motor 

Carga horária: 84h

 

Objetivo: Refletir sobre o desenvolvimento integrado na Primeira Infância, elucidar os distúrbios Motores e Psicomotores na Primeira Infância e suas consequências no desenvolvimento global do sujeito e diferenciar os distúrbios Motores e Psicomotores, em uma visão interdisciplinar.

 

4 - Desenvolvimento sensório-motor-cognitivo

 

Carga horária: 36h

 

Objetivo: Dar embasamento teórico, reforçando a importância dos marcos de crescimento típico e da constante observação e intervenção em cada etapa do desenvolvimento neurocognitivo.  

 

5 - Desenvolvimento sensório-motor-cognitivo e linguagem

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Compreender os processos da comunicação e linguagem, conhecendo os métodos alternativos e recursos aplicados para favorecer um melhor desenvolvimento.  

 

6 - TEA na Adolescência

Carga horária: 72h

 

Objetivos: Conceituar sobre particularidades do cérebro na adolescência, como sinais e características do espectro do autismo nesta fase. Assim como também identificar alterações sensoriais mais frequentes e oferecer métodos de avaliação diagnóstica visando identificar, amenizar prejuízos e melhorar a qualidade de vida. 

 

 

7 - A complexidade do TEA na vida acadêmica

Carga horária: 72h

 

Objetivo: Identificar as complexidades do T.E.A. na vida acadêmica e proporcionar um melhor processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção sensório motor e cognitivo. 

 

 

8 - O Tratamento comportamental no TEA

Carga horária: 96h

Objetivo: A disciplina tem a função de apresentar a Análise do Comportamento Aplicada, as bases fundamentais desta ciência, as evidências disponíveis para a intervenção das pessoas com autismo e como funciona uma intervenção baseada em ABA para a intervenção em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, desde a avaliação (apresentando os principais instrumentos) à definição de Plano de Ensino Individualizado - PEI e implementação.

 

 

9 - Direitos legais e empoderamento familiar

Carga horária: 36h

 

Objetivo: Instrumentalizar os profissionais para uma melhor compreensão dos direitos da pessoa com o Transtorno de Espectro autista e o papel da família no tratamento, acompanhamento educacional/laboral e inclusão da pessoa com autismo. 

10 – Metodologia da Pesquisa

Carga horária: 36h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Fernanda Carneiro

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC).

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional.

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®.

 

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial.

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo.

Formação no Conceito Bobath Infantil.
 

Deborah Kerches

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil


Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais.


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria.


Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira.


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


Diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Piracicaba.


Supervisora médica no Brasil e neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela.


Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP, Decreto nº 16.230, de 15/06/2015; em exercício.


Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

 

Trabalho de Conclusão de Curso: O despertar de novos saberes.


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria.


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).


Membro da Academia Brasileira de Neurologia.


Membro da Associação Francesa La cause des bébés.


Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Facilitadores

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP

 

Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, vinculado também à Escola Paulista de Medicina (CeHFi – UNIFESP – preparação para o segundo pós-doc, em Saúde Coletiva – começo previsto para agosto).

 

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e coordenador nacional do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA.

 

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos.

 

Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Translacional em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências.

Aline Kabarite

Fonoaudióloga - Universidade Estácio de Sá.

Mestrado em Educação - Universidade Estácio de Sá. 

 

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Diferenças na Aprendizagem - Pontifícia Universidade Católica do RJ.

Especialização em Psicomotricidade - CLAVE. 

Especialização em Linguagem - Universidade Estácio de Sá. 

Diretora do Instituto PRIORIT.

Aída Teresa dos Santos Brito

Doutora pelo Programa de Pós- Graduação em Educação pela UFPI.

Mestre em Educação, Psicóloga e Psicopedagoga.

Formação em TEACCH e PECs.

Membro do NATEA (Núcleo de Apoio ao Transtorno do Espectro Autista – Regional Triângulo Mineiro).

Coordenadora Regional da ABPMC Comunidade na região do Triângulo Mineiro.

Especialista em Terapia Analítico Comportamental, Especialista em Terapia Analítico Comportamental Infantil.

Especialização em ABA: Análise do Comportamento Aplicada à educação de pessoas com TEA atrasos no desenvolvimento e outros problemas de aprendizagem pela Universidade Federal de São Carlos - SP.

Especialista em Educação Especial e Inclusiva.

Graduanda em Pedagogia

Tem experiência na área de Psicologia Clínica Infantil e Educação.

Presta Consultoria e Elabora Programas na Área de Inclusão
Educacional.

Pesquisa Comportamento Verbal e Habilidades Sociais.

Carlos Eduardo Lima Monteiro

Doutorando em Biociências pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)


Mestre em Ciências da Atividade Física pela Universidade Slagado de Oliveira (UNIVERSO)


Graduado em Licenciatura Plena pela Universidade Gama Filho (UGF)
Pós-graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho (UGF)


Pós-graduando em Especialista em Transtorno do Espectro Autismo pelo Centro Universitário Celso Lisboa


Especialista em Desenvolvimento Esportivo pela Academia Brasileira de Treinadores (ABT) do Comitê Olímpico Brasileiro (COB)


Professor Universitário do Centro Universitário Leonardo da Vinci (UNIASSELVI)


Professor de Atividades Aquáticas do Serviço Social do Comércio (SESC- RJ) e CEO da Special Sports Kids.

Maria Elisa Granchi Fonseca

Mestre em Educação Especial (Autismo) pela UFSCAR.

Especialista em Saúde Mental com ênfase em TEA.

Especialista em Didática do Ensino Superior.

TEACCH Advanced Consultant pela University of North Carolina.

Coordenadora do CEDAP da APAE de Pirassununga/SP e Diretora do 4TEA Educacional.

Rosana Fachada

Mestre em Educação

Especialista em Educação Psicomotora

Graduada em Educação Física 

Professora da Graduação em Educação Física da Universidade Castelo Branco

Coordenadora do curso de Pós graduação em Psicomotricidade: Educação e Educação especial na Universidade Castelo Branco

Coordenadora do projeto Castelo Branco em Movimento para crianças com necessidades especiais

Mestre em Reiki, Deeksa Giver pela Onness Internacional

Co-fundadora, Psicomotricista e Mestre de Yoga do Espaço Prisma

Bruno Da Silva Lavor

Graduação em Fisioterapia.

Formação no Conceito Bobath Infantil e Adulto.

Especialização em Psicomotricidade (UGF).

Especialista em Fisioterapia Neurofuncional na Criança e no Adolescente (ABRAFIN/ COFFITO).

Formação em Psicomotricidade Educacional (UERJ) e Psicomotricidade Heuristica ClInica (ABP).

Formação no Método GROWING UP.

Formacão na Metodologia TREINI.7.

Experiência como Supervisor de Reabilitação do Setor de Fisioterapia Aquática na Associação de Assistência à Criança Deficiente (AACD), Unidade Rio de Janeiro.

Experiência como Professor Auxiliar I do Curso de Fisioterapia da Universidade Estácio de Sá.

Coordenador e Instrutor dos cursos: Curso Conceitos Psicomotores: Teoria e Prática e Curso Conceitos Psicomotores: Para Pais e Cuidadores.

Psicomotricista no CRE (Centro de Reabilitação Especializada) e Professor do Curso de Formação em Psicomotricidade Heurística e Pós Graduações em Psicomotricidade.

Carla Bertin

Contabilista, advogada, blogueira, palestrante, divulgadora dos direitos da pessoa com deficiência em especial a pessoa com autismo.

Idealizadora do AUTISMO LEGAL™, maior site do Brasil sobre direitos do autista.

Participa da Frente Parlamentar em Defesa dos Direitos da Pessoa com Deficiência do Estado de São Paulo e é membro do Fórum Paulista de Entidades de Pessoas com Deficiência.

 

Formada há mais de 20 anos.

Sempre trabalhou como profissional liberal na área contábil, atendendo micro e médias empresas de comercio e prestação de serviço e como advogada, onde se especializou em processos trabalhistas, inventários e sucessões e desde a criação do Autismo Legal atua em processos específicos de pessoas com autismo.

 

Catula Maia

Psicóloga.
 

Pós-graduada em Família.


Pós-graduada e professora em Terapia Cognitivo comportamental da Infância e Adolescência, INTCC RJ.


Formação em Terapia Cognitivo-Comportamental.


Atuou como psicóloga e coordenadora do setor de psicologia da Obra Social Dona Meca/RJ, psicóloga do Projeto PNE Sports-Universidade Castelo Branco/RJ.


Professora do curso de Pós graduação em Psicomotricidade na Universidade Castelo Branco, RJ.


Fundadora e psicóloga do Espaço Prisma.

Gabriela Carneiro Garcia Tuche

Graduada em Psicologia pela PUC-RIO.

Pós Graduada em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo CPAF-RJ.  

Formanda em Terapia de Esquemas pela Wainer Psicologia Cognitiva.

Atua em consultório particular com crianças, adolescentes e adultos.

Atuou como psicóloga clínica individual e de grupo, responsável por grupo de habilidade social, no Instituto Priorit, clínica especializada em transtorno do espectro autista (TEA) e na Clínica Reabilibarra, clínica especializada em síndrome de down.

Janice Maria Gomes De Sant' Ana

Bacharel em Musicoterapia - Conservatório Brasileiro de Música – Centro Universitário. 
 

Especialista em Psicomotricidade pelo Método Aucouturrier - Espaço Néctar - Centro de Prática Psicomotora Aucouturrier.


Atuou como coordenadora do setor de Musicoterapia em escolas inclusivas, escolas especiais e em instituição de reabilitação neurológica - AACD/RJ - Associação de Assistência à Criança Deficiente. 


Tem experiência como psicomotricista e musicoterapeuta na área social, em reabilitação neurológica, em autismo e outros transtornos do neurodesenvolvimento. 


Participou e coordenou Projetos Sociais com crianças, adolescentes e idosos.

Luciana Costa Xavier Mantero


Formada pela Universidade Metodista em psicologia.


Especialista em neuropsicologia há 11 anos, pelo Instituto de
Psicologia Aplicada a Formação (IPAF), onde também já atuou como professora de pós graduação no curso de neuropsicologia.


Pós graduanda em ABA.


Especialista em atrasos de desenvolvimento e intervenção precoce.

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal.

 

Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal.

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal.

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil.

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil.

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal.

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal.

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil.

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute.

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega.

Silvana Rocco Ferreira

Professora e bailarina, Bacharel em Dança pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2013) e Pós-Graduada em Terapia Através do Movimento, Corpo e Subjetivação pela Faculdade Angel Vianna (2015)

Integrou o Laboratório de Arte e Educação da UFRJ (de 2009 à 2012) e participou do Projeto Arte Cultura e Acessibilidade do Curso de Terapia Ocupacional da UFRJ (2011), realizando atendimentos com crianças autistas a partir das experiências da artista Lygia Clark

Atuou na Vila Olímpica da Maré (2010 a 2014) e na Vila Olímpica Arthur de Távola (Vila Isabel, de 2013 à 2015) como educadora em dança

Atua, desde 2012, como professora de dança de um público neurodiverso no Instituto Priorit e como professora de conscientização do movimentos para público diverso

Suas práticas e pesquisas habitam a interface educação/arte/terapia, a partir da relação corpo/movimento/sensorialidade, criando estreitamento entre a dança e algumas obras e fases da artista Lygia Clark.

 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 17/08/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.