Pós-graduação Lato Sensu

Pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental
A primeira pós-graduação em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 20/10/2021

Junia Pisaneschi.png
Banner AVM CDD e CBI copy.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Profissionais graduados em enfermagem agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
 
Turma 100% online

Início: 20/10/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 182,13**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Junia Pisaneschi.png
 
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma: início em 20/10/2021.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
 
- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: Profissionais graduados em enfermagem.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Enfermagem Psiquiátrica e Saúde Mental

Um foco importante desse programa é a orientação a respeito de temas essenciais ao profissional da enfermagem que trabalha diretamente em um serviço público ou privado de assistência ambulatorial ou hospitalar em saúde mental.

Será abordado a psicopatologia e bases neurocientíficas das principais condições comportamentais que ocorrem da infância ao idoso, como o transtorno do espectro autista, transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtornos psicóticos, transtornos do humor, transtornos ansiosos, transtornos de personalidade, transtornos alimentares, transtornos por uso de substâncias psicoativas e demais condições médicas.

As intervenções preconizados serão abordados segundo as diretrizes e protocolos dos principais medical guidelines e associações médicas internacionais como a APA (American Psychiatric Association), APA (American Psychological Association), NIMH (National Institute of Mental Health) e ANA (American Nurses Association).

A metodologia de ensino do CBI of Miami utiliza modernas técnicas de ensino a distância, através de uma LMS (Learning Management System) de última geração, suporte ao aluno especializado e metodologia criada a partir de estudos e pesquisas realizadas por instituições de ensino vanguardistas como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California Los Angeles (UCLA), New York University (NYU) e Bridgewater State University.

O curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil sobre os temas.

Objetivo

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Enfermagem Psiquiátrica e saúde mental é orientar o profissional da enfermagem sobre a intervenção profissional dentro da especialidade da saúde mental.

Público-alvo

 

Profissionais graduados em enfermagem.

Ementa

1 - DESENVOLVIMENTO INFANTIL E SAÚDE MENTAL DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Carga horária: 80h

Objetivo: A disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT). A disciplina orienta também sobre o transtorno do espectro autista e o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

2 - PSICOPATOLOGIA I - TRANSTORNOS PSICÓTICOS

Carga horária: 60h

Objetivo: A disciplina orienta sobre os transtornos psicóticos, as características, etiologia, genética, fatores de risco, diagnóstico e estratégias de tratamento.

 

3 - PSICOPATOLOGIA II - TRANSTORNOS DO HUMOR E TRANSTORNOS DE ANSIEDADE

Carga horária: 60h

Objetivo: A disciplina orienta sobre os transtornos do humor, como a depressão e o transtorno afetivo bipolar; e sobre os transtornos de ansiedade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.

4 - PSICOPATOLOGIA III - TRANSTORNOS ALIMENTARES

Carga horária: 30h

Objetivo: Orientar sobre os transtornos alimentares, como bulimia nervosa e anorexia nervosa e as abordagens das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos e comportamentais modernamente utilizados.

5 - PSICOPATOLOGIA IV - TRANSTORNOS POR USO DE SUBSTÂNCIAS PSICOATIVAS E TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE

Carga horária: 60h

Objetivo: Orientar sobre os transtornos por uso de substâncias psicoativas, principais sintomas e características, técnicas de diagnóstico médico e intervenções clínicas de tratamento, intervenção precoce e prevenção. A disciplina também aborda os principais transtornos de personalidade, suas características, comorbidades e intervenções terapêuticas modernamente utilizadas.

6 - EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS

Carga horária: 100h

Objetivo: Definir e orientar sobre as intervenções nos casos de emergências psiquiátricas, como tentativas de suicídio e surtos psicóticos.

7 - PSIQUIATRIA GERIÁTRICA

Carga horária: 60h

Objetivo: Orientar sobre as principais patologias que afetam o comportamento humano e intervenções relacionadas à população geriátrica.

8 - TÓPICOS ESPECIAS

Carga horária: 30h

Objetivo: A disciplina orienta a respeito de tópicos psicopatológicos especias como: transtornos de ajustamento, transtornos de simulação, transtornos dissociativos e delirium.

9 – ENFERMAGEM PSIQUIÁTRICA

Carga horária: 100h

Objetivo: A disciplina orienta a respeito de temas essenciais ao profissional da enfermagem que trabalha diretamente em um serviço público ou privado de assistência ambulatorial ou hospitalar em saúde mental.

10  METODOLOGIA DA PESQUISA

Carga horária: 20h

Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico e investigativo. Pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral
 

Gustavo Teixeira

Professor visitante do Department of Special Education - Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Junia Pisaneschi

Graduada em enfermagem pela Universidade Estácio de Sá

Pós-graduação em Gestão Hospitalar pela UNINTER

Pós-graduação em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde pela PUC-RS - Certificação Profissional em Gestão, Liderança e Tecnologia

Professora do Curso de graduação em Enfermagem da Associação Educacional Dom Bosco

Consultora de Serviços em Saúde

Facilitadores
 

Paulo Liberalesso

Médico Neuropediatra do Setor de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital Pequeno Príncipe​

Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação Neuropediátrica do Hospital Menino Deus

Pós-graduado em Neurofisiologia

Mestrado em Neurociências com Área de concentração em Epileptologia

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana.

Deborah Kerches

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil

Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria

Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Supervisora médica no Brasil e Neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela

Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP

Pós-graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI)


Membro da Academia Brasileira de Neurologia


Membro da Associação Francesa La cause des bébés

Membro da Sociedade Brasileira de Cefaléia

Sonia Palma

Graduada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos

 

Doutora em Ciências pela Universidade Federal de São Paulo 

 

Ex-presidente do Conselho Científico da Associação Brasileira de Familiares, Amigos e Portadores de Transtornos Afetivos (ABRATA) 

 

Docente especialista da Universidade de Santo Amaro (UNISA)

 

Coordenadora do ambulatório de Psiquiatria Infantil da UNISA

Mariana Gianola Arruda

Graduação em Medicina pela Universidade São Francisco (USF) em Bragança Paulista - SP

 

Residência em Psiquiatria pela Universidade Santo Amaro

Especialista em Psiquiatria Forense pela Universidade de São Paulo- FMUSP

Décio Gilberto Natrielli Filho

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Santo Amaro

 

Especialista em Psiquiatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP) e Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

 

Ex-preceptor de Psiquiatria do Hospital do Servidor Público Estadual e do Centro de Atenção Integrada a Saúde Mental (CAISM) - Santa Casa de São Paulo

 

Ex-professor de Psicologia Médica da Faculdade de Medicina da Santa Casa de São Paulo

 

Médico Psiquiatra Responsável Técnico do CAPS Infantojuvenil M'Boi Mirim do Centro de Estudos e Pesquisas "Dr. João Amorim" (CEJAM)

 

Professor de Psiquiatria da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (UNISA) onde coordena a Residência de Psiquiatria e os Ambulatórios de Transtorno Bipolar e Transtornos da Personalidade

Milena Sabino Fonseca

Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina da Universidade de Santo Amaro - UNISA


Especialista em Psiquiatria pela Universidade de Santo Amaro - UNISA

 

Professora de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro - UNISA


Preceptora do programa de Residência Médica em Psiquiatria da UNISA

Marta Ana Jezierski

Graduada em Medicina pela Universidade de São Paulo

 

Pós-graduada em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo

 

Mestre em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo

Doutora em Ciências pelo Departamento de Medicina Preventiva da Universidade Federal de São Paulo UNIFESP

 

Ex-secretária municipal da Saúde e Diretora Clínica do Centro de Saúde Escola de São Gabriel da Cachoeira - AM

Ex-diretora da enfermaria de Dependências Químicas do Hospital Psiquiátrico Água Funda

Ex-coordenadora de Saúde Mental da Capital na Secretaria Estadual de Saúde de São Paulo

Ex-diretora da Clínica Psiquiátrica do Centro de Referência em Álcool, tabaco e outras drogas


Ex-Diretora Geral do CRATOD e colaboradora no CEBRID - Centro Brasileiro de Informações sobre Drogas

Arthur Lopes Ribeiro Penido

Graduado em Medicina pela Universidade José do Rosário Vellano - UNIFENAS

Preceptor do Departamento de Psiquiatria da Universidade de Santo Amaro - UNISA

Médico colaborador do Programa da Terceira Idade (PROTER) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - IPq HC FMUSP

Médico colaborador do Programa de Cetamina do Centro de Atenção Integrada à Saúde Mental (CAISM) da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP)

Iuri Victor Capelatto

 

Psicólogo e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos

Graduação em Psicologia pela PUC-Campinas

 

Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da FCM-Unicamp

 

Professor convidado do curso de extensão de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil - Unicamp e do curso Reabilitação em Neurologia Infantil - Unicamp

 

Professor convidado dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia da FAJ em Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Mogi Guaçu e da faculdade Max-Plank

 

Membro da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)

 

 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 20/10/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 182,13**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Junia Pisaneschi.png
 
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom