Pós-graduação Lato Sensu

Fisioterapia Neurofuncional no Adulto
A primeira pós-graduação em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 23/03/2022

Luciana Barcala.png
Banner pós Celso Lisboa e CBI - atualizado.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto  com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Fisioterapeutas agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 23/03/2022

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Luciana Barcala.png
 
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 13 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma: início em 23/03/2022.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: Graduação completa em Fisioterapia.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto

A fisioterapia neurofuncional envolve todos os níveis de atenção à saúde, atuando em ações de prevenção, promoção, proteção, educação, intervenção, recuperação, prescrição e a reabilitação em geral de adultos com disfunções neurológicas.

Com a especialização em fisioterapia neurofuncional no adulto, o profissional adota de conhecimento para atuar em todas as disfunções do sistema nervoso, com ênfase em Acidente Vascular Encefálico, Traumatismo Crânio Encefálico, Lesão Medular, Doença de Parkinson, Esclerose Lateral Amiotrófica, Esclerose Múltipla, Polineuropatias Periféricas e Doença de Parkinson.

Para isso, é necessário se aprimorar em métodos avaliativos, recursos terapêuticos atuais e baseados em evidências, planos de tratamento de qualidade e direcionados ao cuidado centrado no paciente, além de intervir de acordo com a CIF - Classificação Internacional de Funcionalidade, Incapacidade e Saúde.

Além do próprio ambiente domiciliar, a área da neurofuncional engloba desde o âmbito hospitalar, que é de extrema importância para um bom prognóstico do paciente, até o âmbito ambulatorial, que proporciona recursos especializados. Tal área é fascinante para o processo de reabilitação, onde o fisioterapeuta atua de forma segura e com bons resultados para o atendimento personalizado e efetivo.

 

Objetivo

Capacitar o fisioterapeuta para atuação de qualidade e efetiva nas avaliações e intervenções terapêuticas relacionadas as principais disfunções neurológicas desde o âmbito hospitalar, ambulatorial e domiciliar.

Público-alvo

Fisioterapeutas.

Ementa

1 - NEUROANATOMIA FUNCIONAL PARA O PROCESSO DE REABILITAÇÃO

Carga horária: 48h

Objetivo: Atualização anatômica e funcional das estruturas do sistema nervoso central e periférico para compreender as conexões encefálicas e medulares relevantes para o tratamento de paciente neurológico adulto, além de relacionar as estruturas anatomofuncionais com as principais disfunções neurológicas no adulto.

 

2 - ETAPAS DA AVALIAÇÃO NEUROFUNCIONAL NO ADULTO

Carga horária: 48h

Objetivo: Identificar a queixa do paciente e classificar os tipos de diagnóstico, além das etapas da avaliação neurológica, desde sensibilidade ao movimento; Analisar o movimento baseado na queixa funcional para elaboração do tratamento adequado. 

 

3 - INTRODUÇÃO À CIF - CLASSIFICAÇÃO INTERNACIONAL DE FUNCIONALIDADE

Carga horária: 48h

Objetivo: Entender o fundamento e a história da CIF para utilizar e estruturar os domínios e qualificadores para a prática clínica.

4 - FUNDAMENTOS PARA A PRÁTICA CLÍNICA NAS PRINCIPAIS DOENÇAS NEUROLÓGICAS

Carga horária: 48h

Objetivo: Entender o processo fisiopatológico do AVC, TCE, lesão medular, doença de Parkinson, esclerose múltipla, esclerose lateral amiotrófica e as principais doenças neuromusculares, a fim de identificar os padrões de movimentos atípicos que interferem no controle funcional.

 

5 - A INTERFERÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO NA INDEPENDÊNCIA FUNCIONAL

Carga horária: 48h

Objetivo: Compreender a importância da fisioterapia nos aspectos comportamentais que interferem no controle de movimento e realizar as adaptações e ajustes essenciais do comportamento para resultados eficientes da reabilitação motora.

6 - PLANEJAMENTO TERAPÊUTICO

Carga horária: 36h

Objetivo: Buscar a prática baseada em evidências para planejar as estratégias terapêuticas assertivas para resultados funcionais de sucesso. Abordar a importância do tratamento neuroevolutivo, com base no conceito Bobath e a terapia orientada à tarefa, para a tomada de decisão clínica.

 

7 - O SISTEMA SENSÓRIO-MOTOR

Carga horária: 48h

Objetivo: Avaliar as principais disfunções sensório-motoras para a aplicabilidade assertiva no contexto neuromuscular por meio da estimulação sensorial e perceptual.

 

8 - TEORIAS DO CONTROLE MOTOR

Carga horária: 48h

Objetivo: Conhecer as teorias atuais do controle de movimento para a elaboração de estratégias para minimizar e adequar os déficits de controle motor no aspecto funcional das principais patologias neurológicas no adulto.

 

9 - EXPLORANDO O TÔNUS MUSCULAR

Carga horária: 48h

Objetivo: Compreender a fisiopatologia do tônus muscular para avaliar e atuar de forma assertiva no processo de reabilitação. Identificar os sinais e sintomas provocados pela espasticidade.

 

10 - A FISIOTERAPIA NEUROFUNCIONAL NO ÂMBITO HOSPITALAR

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Conhecer quais as principais doenças neurológicas no ambiente hospitalar e como o fisioterapeuta atua até o processo de alta hospitalar.

 

11 - RECURSOS TERAPÊUTICOS

Carga horária: 48h

Objetivo: Identificar e preparar para atuar com os melhores recursos terapêuticos da fisioterapia e prescrever o melhor método de aprendizagem motora, buscando a independência funcional.

12 - CUIDADOS PALIATIVOS

Carga horária: 36h

Objetivo: Compreender como atuar com os cuidados paliativos nas disfunções neurológicas agudas e crônicas.

13 - METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 48h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Luciana Barcala

Doutora e Mestre em Ciências da Reabilitação

Especialista em Fisiologia e Biomecânica da Atividade Motora

Fisioterapeuta na área de Reabilitação Neurológica Infantil, Adulto e Idoso

Formação Bobath pela ABRADIMENE

Professora de Pós-graduação nas áreas de Neurociência e Cursos de Aprimoramentos

Diretora do Instituto Luciana Barcala

Luciana Barcala.jpg
Facilitadores

Carolina Giorgetto

Doutora em Neurologia/Neurociências pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto


Mestre em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto

Especialização Lato Sensu em Anatomia do Aparelho Locomotor pela Universidade Federal de Uberlândia

 

Especialização Lato Sensu em Fisioterapia Neurofuncional pelo Centro Universitário Barão de Mauá

Especialização Lato Sensu em Acupuntura Sistêmica pelo Instituto Paulista de Estudos Sistêmicos - IPES

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Barão de Mauá

Carolina Giorgetto.png

Carolina Lourenco Reis Quedas

Doutorado e Mestrado em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

 

Pós-graduada em Educação Física para Populações Especiais e Psicomotricidade

 

Graduada em Fisioterapia e em Educação Física

 

Coordenadora do Curso de Educação Física e docente pleno da Universidade Anhanguera de São Paulo – Osasco

 

Docente em Cursos de Pós-graduação em São Paulo

 

Funcionária Pública com o cargo de professora de Educação Básica Titular na disciplina de Educação Física há 14 anos e, em 4 desses anos, como gestora da Educação Especial do Estado de São Paulo

 

Tem experiência na área de Fisioterapia Motora e Educação Física Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Transtorno do Espectro do Autismo, Avaliação e Estimulação Motora, Educação Especial, Formação Profissional e Políticas Públicas

Carolina_Quedas_SITE.jpeg.png

Carlos Filipe

Mestre em Reabilitação e Desempenho Funcional pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Formado em Fisioterapia pela Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Sócio Proprietário e Fisioterapeuta Neurofuncional na Clínica Motivar em Montes Claros - MG

Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em Reabilitação e Desempenho Funcional, atuando principalmente nos seguintes temas: Acidente Vascular Cerebral, Fisioterapia Neurofuncional, Neuropediatria, Doença Renal Crônica e Hemodiálise

Professor de Graduação e Pós-graduação

Carlos Filipe.png

Joyce Xavier Muzzi de Gouvea

Mestre em Ciências: Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo

 

Especialista em Fisioterapia Aplicada à Neurologia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Especialista em Acupuntura pela ETOSP - Escola de Terapias Orientais de São Paulo 

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário de Belo Horizonte

Fisioterapeuta da Associação de Assistência à Criança (AACD), Clínica Regenerati e Funcionow

Foto_Joyce.jpg

Mariana Armando Lourenço

Fisioterapeuta pela USP

Mestre em Ciências da Reabilitação pela USP

Especialista em Fisioterapia Neurofuncional no Adulto e Idoso pela ABRAFIN

 

Aperfeiçoamento em Reabilitação na Deficiência Física: Enfoque Multidisciplinar pela AACD

 

Formação em Conceito Bobath Adulto Básico e Avançado pelo IBITA

 

Fisioterapeuta atuante na área de Fisioterapia Neurofuncional e Fisioterapia Aquática Funcional em adultos e idosos com deficiência física, com diversos cursos de formação na área

 

Fisioterapeuta da AACD e professora da Pós-graduação em Aperfeiçoamento em Fisioterapia da AACD

 

B306CCA0-36C3-4C8B-8E16-CC5E0327E0DD.jpeg

Juliana Gomes de Souza

Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória pela Universidade Cidade de São Paulo


Especialista em Fisioterapia Intensiva pelo grupo Vanguard - Physio Cursos SP

 

Graduada em Fisioterapia pelo Centro Universitário Ítalo Brasileiro

Fisioterapeuta do Hospital e Maternidade Next Santo Amaro

 

Atendimento domiciliar em reabilitação pós Covid-19, cardíaca e pulmonar

Treinamento e mentoria na área Hospitalar, Unidade de Terapia Intensiva e Reabilitação Cardíaca e Pulmonar

Juliana Gomes de Souza 2.png

Luciana Borghi do Nascimento

Especialista em Fisioterapia Respiratória pela UniFMU

 

Especialista em Cuidados Paliativos pela Casa do Cuidar

Especialista em Onco e Cuidados Paliativos pela Faculdade Unylea

Especialista em Fisioterapia em Home Care pela PhysioCursos

MBA de Gestão em Saúde

Graduada em Fisioterapia pela Universidade Bandeirantes de São Paulo

Atuação em assistência domiciliar

 

Docência e consultoria

WhatsAppImage2021-09-30at11.00.08.jpeg
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 23/03/2022

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Luciana Barcala.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom