Pós-graduação Lato Sensu

Inclusão Escolar no Transtorno do Espectro Autista:
Legislação, Acomodações Curriculares e Alfabetização

Turma online. Início: 19/08/2019

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Inclusão Escolar no TEA.
Profissionais da saúde e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma online

Início: 19/08/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 148,72
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o Agosto Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.

Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Inclusão Escolar no TEA com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 8 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional.
 
- Próxima turma: início em 19/08/2019.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Inclusão Escolar no TEA legislação, acomodações curriculares e alfabetização

O Transtorno do Espectro do Autismo é um dos transtornos mais estudados na atualidade por diferentes áreas, como a psicologia, psiquiatria e as neurociências. Apesar dos avanços em relação as causas, o diagnóstico e a intervenção, a inclusão escolar ainda é um grande desafio para os pais, educadores e toda a comunidade escolar.

 

Desta forma, o CBI of Miami criou esta pós-graduação com o objetivo propiciar uma base sólida para a inclusão de crianças e adolescentes com TEA. Será construído um alicerce teórico e prático, rico em ferramentas que auxiliem os profissionais no processo de inclusão. A pós-graduação contará com oito disciplinas, passando pela legislação, inclusão escolar, alfabetização, adaptação curricular, entre outras que servirão de suporte para facilitar o acesso, a permanência e a aprendizagem de todos os alunos.

O treinamento é composto de 8 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.

 

- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

Ementa

1 - INTRODUÇÃO AO TEA: DIAGNÓSTICO E INTERVENÇÃO

 

Carga horária: 90h

 

Objetivo: Conceituar cientificamente sobre o transtorno do espectro autista, suas características iniciais, sinais de alerta, etiologia, fatores de risco e classificações nosológicas modernamente utilizadas. Conceituar o aluno sobre os métodos adequados e modernos de avaliação médica, psicológica, processo de diagnóstico clínico, propostas de planos individuais de tratamento, planos individuais de educação e psicopedagógico.

 

 

2 – INTERVENÇÃO PRECOCE: UM DIÁLOGO ENTRE A FAMÍLIA, A ESCOLA E OS PROFISSIONAIS

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: A intervenção no Transtorno do Espectro do Autismo deve começar o mais cedo possível e de forma eficaz. Assim, essa disciplina tem como objetivo apresentar os sinais precoces, estratégias de intervenção e os tratamentos mais atuais.

 

 

3 – CONTRIBUIÇÕES DAS NEUROCIÊNCIAS PARA O TEA

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: Apresentar estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

 

4 – INCLUSÃO ESCOLAR

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: A proposta da disciplina é possibilitar um aprofundamento na área da Mediação Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva, discutindo aspectos legislativos, técnicos e estratégicos para aprimorar a inserção de alunos com necessidades educativas especiais na escola.

 

 

5 – SAÚDE MENTAL NA ESCOLA: ESTRATÉGIAS ÚNICAS PARA EDUCADORES

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: Compreender a importância do desenvolvimento de competências pessoais e sociais, que inclui a prevenção dos sintomas das perturbações de ansiedade, perturbações do humor, a promoção do bem-estar, da resiliência e autorregulação de crianças e adolescentes em contexto escolar. Possibilitar o conhecimento dos principais autores da área, assim como de programas já implementados e promover o diálogo com pais e outros agentes educativos sobre a saúde mental.

 

 

6 – A ESCOLA DE E PARA TODOS: DIVERSIDADE, EQUIDADE E CIDADANIA

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da Educação Inclusiva, através de um conhecimento científico atualizado. Compreendendo os modelos de enquadramento da Educação Inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização.

Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica, a partir do desenvolvimento de competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação.

 

 

7 – ALFABETIZAÇÃO E ACOMODAÇÕES CURRICULARES: CONSTRUINDO FACILITADORES DO PROCESSO DE APRENDIZAGEM

 

Carga horária: 70h

 

Objetivo: Para que a alfabetização seja possível são necessários alguns pré-requisitos importantes que devem ser desenvolvidos em casa e na escola. Assim, essa disciplina tem como objetivo, apresentar os processos subjacentes à alfabetização e as possíveis acomodações que se fazem necessárias para eliminar as possíveis barreiras à aprendizagem. Serão trabalhadas as adaptações e ferramentas de apoio para os conteúdos e para avaliação.

 

 

8 – METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

 

*    O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal


Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal


Professora da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro – Brasil


Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil


Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

Alessandra Machado

- Psicóloga Clínica – experiência profissional com adultos, famílias, casais, adolescentes e crianças. Orientação e reorientação profissional. (Núcleo Mediare/Freguesia/JPA);

 

- Pós Graduada em Psicossomática;

 

- Pós Graduada em Neurociência Pedagógica;

 

- Pós Graduando em Neuropsicologia e Reabilitação;

 

- Capacitação Profissional em Psicologia Positiva e Gestalt Terapia;

 

- Capacitação e cursos de extensão em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagens, Psicopatologias, Funções Executivas e desenvolvimento infantil, Educação especial e inclusiva;

 

- Professora na Rede Particular de Ensino (23 anos de experiência – da Educação Infantil ao Ensino Fundamental I) ;

 

- Coaching de Relacionamentos Pessoais e Profissionais;

 

- Professora de alguns módulos no CBI of Miami ( plataforma de cursos online);

 

- Palestrante (educacional, clínica, institucional e motivacional);

 

- Coach Life e Executive Coach (formada pela Sociedade Brasileira de Coaching);

 

- Pós Graduando em Educação Especial e Inclusiva;

 

- Professora Especialista nos cursos de Pós-graduação da Universidade Castelo Branco ( curso de Psicopedagogia clínica e Institucional e no curso de Neuropsicopedagogia);

 

- Capacitação profissional em Neurociência Cognitiva e TCC: processo terapêutico com adultos, famílias e casais.

Facilitadores

Dr. Gustavo Teixeira

Médico Psiquiatra Infantil

 

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia e Brasil

 

Professor do Department Special Education – Bridgewater State University

 

Mestre em Educação especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

 

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

 

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Felipe Paschoal

- Mestrando em Ciências da Educação (UDE)/Uruguai;

- Graduado em Educação Física;

- Especialista em Neurociências e em Psicomotricidade;

- Pós-Graduando em Comportamento Motor;

- Graduando (II graduação) em Ciências Sociais;

- Atuação: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade (crianças com ou sem transtornos);

- Desenvolve o projeto: “O brincar e suas possibilidades” em seu cotidiano de atuação profissional;

- Capacitação em TEA e Síndrome de Down, contexto do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade;

-  Atuação: Palestrante e Professor de Seminários, Congressos e Cursos de Pós-Graduação em Psicomotricidade e Neurociências. 

Eliana Gavillon

- Diretora escolar na Escola de Educação Especial Centro de Reabilitação de Porto Alegre  - CEREPAL

- Diretora Escolar na Escola filantrópica especializada no atendimento de alunos com lesão cerebral

- Pedagoga na AACD – Associação de Assistência a Criança Deficiente – Porto Alegre RS

- Professora da Sala de Recursos (multideficiências) - Escola Estadual E.F. São Francisco de Assis – Porto Alegre RS                      

- Professora da Escola de Educação Especial do Município de Cachoeirinha, RS   

- Consultora de apoio a inclusão no mercado de trabalho pela Consultoria Nolden e Halen – Porto Alegre RS   

Fernando Felipe Duarte

Pedagogo (Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro - UNIRIO)


Especialista em Filosofia (Universidade Gama Filho - UGF)


Cursos: Teatro (Centro do Teatro do Oprimido - CTO)


Pivotal Response Treatment - PRT (Nível 1)

- Pedagogo de pessoas com necessidades educativas especiais promovendo experiências pedagógicas que auxiliem em seus processos de comunicação, sociabilidade e aprendizagem, em instituições de ensino, em espaços sociais, nas residências e/ou em Consultório desde 2011.

- Pedagogo no Curso semipresencial de Licenciatura em Pedagogia da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO) desde 2007.

 
Inscreva-se

Turma online

Início: 19/08/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 148,72*
*Vagas limitadas
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.