Pós-graduação Lato Sensu

Pós-Graduação em Neurociência e Educação

Turma online. Início: 23/09/2019

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Neurociência e Educação.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
Turma 100% online

Início: 23/09/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu de Neurociência e Educação com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 23/09/2019.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
 
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neurociência e Educação

O objetivo do curso é orientar os profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo que abrange as Neurociências e sua relação com a Educação, trazendo uma visão atualizada e significativa sobre a importância em conhecer o funcionamento cerebral para alcançar resultados mais positivos e mensuráveis.

 

Nossa Pós-Graduação resulta da experiência pedagógica prática em sala de aula dos nossos professores, mestres e doutores.
 

O curso traz um olhar pedagógico e científico sobre a diversidade discente, contemplando também algumas distintas necessidades educacionais especiais.
 

Apresenta propostas para a atuação do educador e/ou do terapeuta, fundamentando-se em pertinentes teorias de ensino e aprendizagem e sua relação com as Neurociências. Associa teoria, prática e aplicabilidade para situações do dia a dia, buscando potencializar o cérebro do educando e de todos que estão inseridos no Processo Educacional.  

 

Falar de Neurociências e Educação atualmente, é ter a certeza que precisamos oportunizar de maneira assertiva um aprendizado mais significativo e transformador. E isso se torna totalmente possível quando entendemos qual o nosso papel enquanto Educador e o quanto podemos contribuir para essa transformação.  


Utilizando o conhecimento científico mais moderno, o curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas brasileiros no tema.

 

O treinamento é composto de 9 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.

- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

Ementa

1 – FUNDAMENTOS NEUROANATÔMICOS E NEUROFISIOLÓGICOS DO ENCÉFALO: ASPECTOS FUNDAMENTAIS DAS NEUROCIÊNCIAS, SUA RELAÇÃO COM A EDUCAÇÃO E OS EFEITOS DOS PSICOFÁRMACOS NA VIDA DO EDUCANDO.

 

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre os aspectos fundamentais das Neurociências e como ocorre essa relação com a Educação. Partindo de conhecimentos históricos e neurofuncionais, esses conhecimentos contemplam o contexto educacional de maneira abrangente e auxilia também no contexto familiar e terapêutico. Junto com essa relação é importante conhecer os efeitos dos psicofármacos que agem no cérebro e que podem modificar comportamentos, emoções e transformar algumas realidades. São ofertadas nessa disciplina também, dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais, sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

2 – ANATOMOFISIOLOGIA DA LINGUAGEM: ALTERAÇÕES MAIS COMUNS, RELAÇÃO COM AS NEUROCIÊNCIAS E OS PROCESSOS EDUCACIONAIS, NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL E PLASTICIDADE CEREBRAL.

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre as questões que envolvem a linguagem, os Processos Educacionais e o Neurodesenvolvimento Infantil. Este diálogo entre a anatomofisiologia da linguagem com as Neurociências, beneficia uma aprendizagem mais dinâmica e significativa, levando em consideração a importância da Plasticidade Cerebral. São ofertadas nessa disciplina também, dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

3 – NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO: DIFICULDADES E TRANSTORNOS DA APRENDIZAGEM, ESTRATÉGIAS DIFERENCIADAS, RELAÇÃO DO CÉREBRO COM OS ESTILOS DE APRENDIZAGEM.

 

Carga horária: 70h

 

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre algumas dificuldades ou transtornos de aprendizagem, visando compreender as diferenças, alguns pressupostos, o funcionamento do cérebro e de que maneira é possível criar estratégias diferenciadas para potencializar de maneira significativa as áreas cerebrais. São ofertadas nessa disciplina também, estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

4 – DESENVOLVIMENTO NEUROPSICOMOTOR E APRENDIZAGEM: LUDICIDADE; MUSICALIZAÇÃO E ATIVIDADES RÍTMICAS; PSICOMOTRICIDADE; PRÁTICAS ESPORTIVAS ADAPTADAS; IMPORTÂNCIA DO BRINCAR PARA O DESENVOLVIMENTO CEREBRAL; TEATRO E HABILIDADES SOCIAIS; ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS DIFERENCIADAS.

 

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre os aspectos fundamentais que envolvem o desenvolvimento Neuropsicomotor e a aprendizagem, reforçando a importância da ludicidade, da musicalização e da psicomotricidade para o pleno desenvolvimento cerebral do educando. São ofertadas nessa disciplina também, estratégias pedagógicas diferenciadas, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

5 – NEUROCIÊNCIAS E EDUCAÇÃO ESPECIAL: ASPECTOS FUNDAMENTAIS PARA UMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA.

 

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre a importância da Educação Inclusiva realizada com qualidade, compreendendo as questões que permeiam o Ensino Especial, tal como estratégias diferenciadas e adaptadas que são fundamentais para pessoas com Necessidades Educacionais Especiais.

Compreender o funcionamento cerebral e de que forma a aprendizagem pode se tornar mais prazerosa e significativa nestes casos, também se torna uma das bases dessa disciplina, integrando a Neurociência com a Educação Especial. São ofertadas nessa disciplina também, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

 

6 – ALIMENTAÇÃO, SELETIVIDADE ALIMENTAR, NUTRIÇÃO, E INTEGRAÇÃO SENSORIAL: INTERFERÊNCIAS NO COMPORTAMENTO, NO CÉREBRO E NO CONTEXTO ESCOLAR.

 

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre a importância da alimentação para o bom funcionamento do cérebro e suas consequências para o desenvolvimento do educando ao longo da vida acadêmica. Serão abordados também questões sobre seletividade alimentar, rejeições ou repetições por um determinado tipo de alimentação e suas interferências, tal como aspectos de integração sensorial. Associar esses assuntos com a visão das Neurociências, amplia de fato o olhar diferenciado do educador ou terapeuta para que estratégias inovadoras possam ser traçadas com muito mais êxito. São ofertadas nessa disciplina também, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia.

7 – PROCESSO DE ESCOLARIZAÇÃO E NEUROCIÊNCIAS: VIDA ACADÊMICA E PÓS ACADÊMICA. ASPECTOS FUNDAMENTAIS DE ALGUNS TEÓRICOS E SUAS CONTRIBUIÇÕES IMPORTANTES. FUNCIONAMENTO DO CÉREBRO E DA MENTE. HABILIDADES SOCIOEMOCIONAIS, COGNITIVAS, EDUCACIONAIS E SOCIAIS. NEUROEDUCAÇÃO.

Carga horária: 70h

A disciplina orienta educadores e profissionais da saúde mental infantil sobre a importância em trabalhar as habilidades Socioemocionais para construir no educando estratégias mais assertivas não só durante o período escolar, mas também pós vida acadêmica. Associado a isso, falar sobre Neurociências e o Processo de escolarização de forma mais ampla, possibilita rever alguns conceitos e planejar ações mais eficazes. Entender algumas contribuições da Neuroeducação é fundamental para descobrir possibilidades viáveis que estimulem o cérebro para ser o protagonista no processo de ensino aprendizagem. Atualmente, reconhecer a importância cerebral e seu potencial junto à dinâmica da aprendizagem, se faz tão necessário como saber diferenciar a relação entre cérebro e mente.  São ofertadas nessa disciplina também, algumas dicas práticas para auxiliar no contexto educacional, terapêutico e familiar através de orientação e ensinamento de técnicas comportamentais; sempre associando a teoria, com a prática e a aplicabilidade para o dia a dia

8 – METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Carga horária: 70h

Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

 

9 – METODOLOGIA CIENTÍFICA

Carga horária: 40h

 

Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

  

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenadores

Alessandra Machado

 

Psicóloga Clínica e Institucional; Especialista em Neurociência Pedagógica; Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea; Especialista em Neuropsicologia; Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva; Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF); Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF); Formadora na área Educacional; Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional; Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes; Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching); Coach de Relações Pessoais e Interpessoais; Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I; Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem; Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento; Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação).  

Dr. Gustavo Teixeira

 

Médico Psiquiatra Infantil

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia e Brasil

Professor do Department Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação especial – Framingham State University​

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ​

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ​

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Facilitadores

Junior Cadima

 

Músico e Licenciado em Pedagogia pela Universidade Paulista (Unip – Campinas/Sp); - - Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional (IBFE – Campinas/Sp); em Neurociência aplicada à Educação (IBFE – Campinas/Sp) e em Psicomotricidade Educacional (IBFE – Campinas/Sp);

Pós-Graduando em Neuropsicologia aplicada à Neurologia Infantil (FCM – UNICAMP); - Professor do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional, - Psicomotricidade Educacional, Arte e Educação e Educação Infantil do IBFE (Campus Campinas, São Paulo e Guarulhos);

 

Professor do curso Master “Aprender a aprender” (IBFE);

Professor convidado do curso de Pós-Graduação em Educação Musical e Artes da FAEC, polo Campinas – SP;

 

Professor convidado do curso de Psicomotricidade Educacional e Clínica da FIP, João Pessoa – PB;

 

Atende em espaço particular na cidade de Campinas, onde desenvolve o trabalho com Música e Psicomotricidade, direcionado para a estimulação e reeducação motora e cognitiva de crianças com dificuldades de aprendizagem e Transtornos do Neurodesenvolvimento;

 

Desenvolve trabalho pedagógico e de pesquisa direcionado ao contexto inclusivo. É professor de Educação Infantil em uma escola no distrito de Barão Geraldo, onde desenvolve o projeto de Musicalização e Estimulação Motora;

 

Realiza palestras e oficinas em todo Brasil, fomentando o diálogo entre as áreas do saber que envolve Música, Psicomotricidade, Neurociência e Inclusão.

Felipe Paschoal

Mestrando em Ciências da Educação (UDE)/Uruguai;

Graduado em Educação Física;

Especialista em Neurociências e em Psicomotricidade;

Pós-Graduando em Comportamento Motor;

Graduando (II graduação) em Ciências Sociais;

Atuação: Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade (crianças com ou sem transtornos);

Desenvolve o projeto: “O brincar e suas possibilidades” em seu cotidiano de atuação profissional;

Capacitação em TEA e Síndrome de Down, contexto do Desenvolvimento Neuropsicomotor e Ludicidade;

Atuação: Palestrante e Professor de Seminários, Congressos e Cursos de Pós-Graduação em Psicomotricidade e Neurociências.

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal


Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal


Professora da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro – Brasil


Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil


Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

Simone Maia

Nutricionista – UERJ;

Especialista em Nutrição Esportiva – UERJ;

 

Pós-graduação em Nutrição Clínica - Instituto Carlos Chagas (SCMRJ);

 

Personal Coaching - Sociedade Brasileira de Coaching.

Carlos Eduardo Lima Monteiro

Mestre em Ciências da Atividade Física - Universidade Salgado de Oliveira;

 

Especialização pela Academia Brasileira de Treinadores, através do Instituto Olímpico Brasileiro, na modalidade de Natação, na área de concentração Desenvolvimento Esportivo;

 

Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho;

 

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho;

 

Idealizador e Diretor Executivo do Special Sports Kids;

 

Responsável pela direção e metodologia do programa de atendimento a crianças com síndromes, transtornos e com deficiências através do esporte adaptado e inclusivo;

 

Fundação Mundo Azul - Membro Colaborador Técnico das atividades esportivas e culturais para pessoas no transtorno do espectro autista;

 

Professor particular de alunos no Transtorno do Espectro Autista.

Catula Maia

 

Psicóloga;

Terapeuta Cognitivo-Comportamental;

Pós-Graduada em Família;

Atuou como Psicóloga e coordenadora do setor de psicologia da Obra Social Dona Meca/RJ, como psicóloga do Projeto PNE Sports-Universidade Castelo Branco/RJ;

Professora do Curso de Pós-Graduação em Psicomotricidade na Universidade Castelo Branco, RJ;

Atua em consultório particular;

Pós-Graduanda em Terapia Cognitivo comportamental da Infância e Adolescência, INTCC RJ.

Simone Ferreira

Psicóloga Especialista em Psicologia Educacional e Clínica;

 

Especialista em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento;

Coordenadora do Curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia (AVM – Candido Mendes);

Docente nos cursos de Psicopedagogia e Neurociência Pedagógica;

Direção e Coordenação Técnica em “SI FERREIRA – Centro de Atendimento Especializado em “Psicoeducação”.

Dra. Ana Claudia Ornelas

Visiting Scholar – Center for Anxiety and Related Disorders – Boston University

 

Doutorado em Saúde Mental – Universidade Federal do Rio de Janeiro

 

Mestrado em Sexologia Clínica – UGF

 

Terapeuta Certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental – FBTC

Sylvia Pabst

Psicóloga e psicoterapeuta formada pela Universidade Gama Filho (UGF) em 1995, atuando há 24 anos, com formação Existencial-Humanista.

Especialização em Neurociência Pedagógica e Docência do Ensino Superior pela AVM-UCAM.

Especialização em Neuropsicologia pelo Instituto de Neurociência Aplicada (INA) com certificação pela Universidade Católica de Petrópolis (UCP).

Especialização em Neurofeedback pelo Desperta Aprendiz – Ciência e Cognição – ISNR.

Especialização em Neurociência da Educação pelo CBI of Miami.

Professora na pós-graduação de Neurociência Pedagógica e Psicopedagogia da AVM-UCAM.

Professora na pós-graduação do CBI of Miami.

Cursando especialização em Expert Parent Coaching e Teen Coaching pelo Parent Coaching Brasil.

Atuando clinicamente em consultório próprio há 22 anos, possuindo grande experiência em atendimento à crianças, adolescentes, adultos, idosos, casais e famílias, bem como orientação neuropsicológica e neuropedagógica a pais e em escolas. Especialista em desenvolvimento humano, fortalecendo internamente as pessoas para enfrentamento de seus obstáculos, dificuldades e sofrimentos, para alcançarem uma vida plena e feliz.

Sócia na Escola de Pais Família Consciente.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 23/09/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.