top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Neurociência da Cognição e Comportamento no Envelhecimento
A primeira pós-graduação em Neurociência da Cognição e Comportamento no Envelhecimento no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: xx/xx/2024

Ana Katharina de Figueiredo Leite.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: xx/xx/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades





 
Ana Katharina de Figueiredo Leite.png
Inscreva-se

Inscreva-se:

Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neurociência da Cognição e Comportamento no Envelhecimento com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Fi
nal do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma: início em 22/05/2024​.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.

- Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neurociência da Cognição e Comportamento no Envelhecimento

As Neurociências abrangem um vasto campo do conhecimento científico, caracterizado por um conteúdo em constante expansão e significativa complexidade. Por sua vez, o envelhecimento da população é uma realidade inegável que impõe desafios significativos, especialmente no que diz respeito à saúde cognitiva.

 

Atualmente, é crucial aos diversos profissionais da Geriatria e Gerontologia compreender as nuances da neurociência cognitiva no processo de envelhecimento, bem como a forma que estas encontram-se alinhadas às ações colaborativas mundiais da Organização Mundial de Saúde (OMS). Ações que estão redesenhando a forma que profissionais de todos os setores, da assistência à pesquisa, compreendem o envelhecimento.

Desta forma, o programa proposto abordará as atuais perspectivas e mecanismos do envelhecimento cognitivo à luz da Neurociência, explorando desde os pilares das atuais concepções de envelhecimento saudável e bem-sucedido até o envelhecimento cognitivo nas disfunções neurológicas. Tal proposta trilhando também o ensino de metodologia científica focada em neurociências, tanto para busca e leitura de pesquisas baseadas em evidências, bem como escrita de redação científica na área das neurociências. Tornando assim, o discente CBI da pós-graduação de Neurociências do Envelhecimento ouvinte e leitor crítico, assim como um profissional com potencial de ser ativo na produção de conhecimento e potenciais futuros disseminadores de conhecimento no campo da neurociência cognitiva do envelhecimento.

 

Objetivo

Capacitar profissionais de nível superior, em Neurociência Cognitiva com foco no envelhecimento humano para aplicação fundamentada em práticas profissionais alinhadas com a necessidade de promover ou manter a funcionalidade da população em processo de envelhecimento, bem como das pessoas idosas.
Apresentar conhecimentos neurocientíficos atualizados e baseados em evidências que contemplem a compreensão do processo de envelhecimento cognitivo através (1) das mudanças estruturais e de conectividade cerebral no envelhecimento típico e com disfunções neurológicas; (2) das apresentações de tais alterações a nível percepto-cognitivo e comportamental na funcionalidade (3) dos fatores socioambientais que impactam a saúde cognitiva e o envelhecimento saudável e bem-sucedido.

Público-alvo

 

Profissionais da saúde mental e educação.

Ementa

1 - METODOLOGIA DA PESQUISA EM NEUROCIÊNCIA COGNITIVA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Orientar na adoção de um comportamento científico na busca por evidências confiáveis que suportem sua prática clínica e acadêmica. Desenvolver uma criticidade acerca das evidências científicas e integrá-las à prática baseada em evidências. Incentivar a produção de ciência.

 

2 - FUNDAMENTOS DA NEUROCIÊNCIA COGNITIVA NO ENVELHECIMENTO

 

Carga horária: 84h

 

Objetivo: Apresentar as principais mudanças na estrutura e conectividade cerebral ao longo do processo do envelhecimento típico, explanando sobre os mais recentes Modelos Conceituais que buscam explicar o funcionamento do cérebro nos processos sensoperceptivos, de processamento da informação, consolidação do conhecimento e tomada de decisão.

3 - NEUROCIÊNCIA DO ENVELHECIMENTO NO SÉC XXI

 

Carga horária: 84h

 

Objetivo: Discutir as diferentes trajetórias do envelhecimento no Séc XXI, considerando, em especial, o Envelhecimento Saudável, como preconizado pela Organização Mundial de Saúde (OMS) e a trajetória de Bem-sucedido. Apresentar e discutir, à luz da neurociência cognitiva, os pilares multidimensionais que sustentam e influenciam tais perspectivas de envelhecimento.

4 - ENVELHECIMENTO METABÓLICO E COGNIÇÃO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Explorar as alterações metabólicas que ocorrem durante o envelhecimento e sua relação com a saúde cognitiva. Os pós-graduandos serão capacitados a compreender as mudanças metabólicas típicas do envelhecimento, relacionar essas mudanças às alterações das funções cognitivas e discutir estratégias para promover a saúde metabólica e cognitiva em idosos.

 

5 - ASPECTOS FISIOLÓGICOS DO ENVELHECIMENTO NA SAÚDE DIGESTIVA E COGNIÇÃO

 

Carga horária: 72h

 

Objetivo: Esta disciplina tem como objetivo explorar as alterações fisiológicas do envelhecimento no sistema digestório, com foco na microbiota, e sua relação com a cognição. Os alunos serão capacitados a compreender as mudanças que ocorrem no sistema digestório durante o processo de envelhecimento, entender a influência da microbiota nesse contexto e analisar as implicações dessas alterações na saúde cognitiva dos indivíduos idosos.

 

6 - SONO, ENVELHECIMENTO, MEMÓRIA E COGNIÇÃO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Considerar, dentro dos aspectos do envelhecimento bem-sucedido, as mudanças esperadas no padrão sono-vigília que têm relevância fisiológica, quando consideramos uma maior predisposição ao adoecer próprio da Senescência. Observando estes aspectos, sensibilizar os discentes para a importância do impacto que os distúrbios do sono exercem sobre o aparato perceptocognitivo do idoso. Descrever os mecanismos neurais envolvidos no processo sono-vigília, correlacionando os aspectos morfo-funcionais com a clínica dos diversos domínios cognitivos influenciados pelo sono.

 

7 - ENVELHECIMENTO COM DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS 1: PRINCIPAIS PROCESSOS DEMENCIAIS À LUZ DA NEUROCIÊNCIA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Apresentar as principais características morfo funcionais das demências mais prevalentes no envelhecimento – D. Alzheimer, D. Fronto temporal, D. Semântica e D. de Corpos de Lewy. Serão abordadas as diferentes formas de apresentação dos sintomas clínicos e o processo evolutivo de cada uma delas com reverberações na funcionalidade e participação social.

 

8 - ENVELHECIMENTO COM DISFUNÇÕES NEUROLÓGICAS 2: A DOENÇA DE PARKINSON EM FOCO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Apresentar as principais alterações morfo funcionais dos circuitos dopaminérgicos nas diversas fases da doença e apresentar as manifestações clínicas dos sinais cardinais, o impacto sobre o arcabouço perceptocognitivo e os desdobramentos nos processos de (re)aprendizagem motora com os desdobramentos na funcionalidade e participação social.

 

9 - A NEUROCIÊNCIA DOS TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS NO ENVELHECIMENTO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Desenvolver aptidão para compreensão das principais funções mentais alteradas nos transtornos mentais relacionados ao envelhecimento.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Ana Katharina de Figueiredo Leite

Graduada em Terapia Ocupacional pela Universidade Federal de Pernambuco


Mestrado em Design e Ergonomia pela Universidade Federal em Pernambuco


Especialização em Tecnologia Assistiva pela Universidade Católica de Pernambuco


Especialização em Neuropsicologia
 

Fundadora do Reab.me.

Ana Katharina de Figueiredo Leite 2.jpg

Ana Luiza Rodrigues da Costa

Graduada em Terapia Ocupacional 

 

Mestre em Serviço Social

 

Atuação acadêmica em Graduação e Pós-graduação Lato Sensu

 

Experiência clínica diante de adultos e idosos com disfunções neurológicas

 

Ex-membro do Comitê Científico da Associação de Parkinson

 

Atuou como coordenadora da Comissão de Terapia Ocupacional da Associação de Alzheimer - PE

 

Sócia proprietária da REATO, Serviço de reabilitação em Terapia Ocupacional em Recife - PE

Ana Luiza Rodrigues da Costa Quadrada.png
Facilitadores

José Manoel Duarte 

Professor e Biólogo

 

Doutor em Biologia Aplicada à Saúde no Laboratório de Imunopatologia Keizo Asami (LIKA) na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), com período sanduíche na Aalborg University, Dinamarca

 

Mestre em Biologia Aplicada à Saúde pela UFPE

 

​Graduado em Bacharelado e Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE)

 

Leciona como Professor universitário, com experiência nas áreas de Genética Humana, Biologia Molecular, Bioquímica, Fisiologia Humana, Virologia, Citologia e Imunologia para diversos cursos da área de Saúde

 

Experiência como professor e tutor de curso de Medicina, em cursos híbridos envolvendo metodologias ativas aprendizagem (tutoria em PBL, conferências e TBL)

José Manoel Wanderley Duarte Neto Quadrada.png

Casiana Chalegre

Terapeuta Ocupacional do Pronto-Socorro Cardiológico Universitário de Pernambuco (PROCAPE/UPE) e do Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) Galdino Loreto

 

Doutora pelo Programa de Pós-graduação em Enfermagem (PPGEnf) da UFPE

 

Especialista em Saúde Pública pela Universidade Estácio de Sá

Gerente da seção de Terapia Ocupacional do PROCAPE/UPE e coordenadora assistencial de Terapia Ocupacional da Residência Multiprofissional em Atenção Cardiovascular do PROCAPE/UPE

Experiência na área Terapia Ocupacional em saúde mental e Hospitalar

 

Mestre em Saúde Pública na área de Gestão pela FIOCRUZ

 

Membro da Rede Brasileira de Letramento em Saúde - REBRALS

Casiana Tertuliano Chalegre Quadrada.png

Mayara Guimarães

Doutoranda em Neuropsiquiatria e Ciências do Comportamento (UFPE)

Nutricionista graduada pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

 

Mestre em Plasticidade Fenotípica, Nutrição e Atividade Física pela Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

Pós-graduada em Nutrição Esportiva na Universidade Maurício de Nassau (UNINASSAU)

 

Possui experiência em docência universitária no núcleo de Nutrição do Centro Universitário Brasileiro (UNIBRA), no Centro Universitário de Vitória de Santo Antão (UNIVISA) e na Universidade Mauricio de Nassau (UNINASSAU)

 

Foi responsável técnica e nutricionista do Retrô Futebol Clube

 

Administradora de consultório particular de nutrição

Mayara Alves Leal Guimarães Quadrada.png

José de Ribamar Júnior

Graduado em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Pernambuco – UPE

Médico Neurologista da Emergência e Unidade Neurovascular do Hospital da Restauração em Recife - PE​

 

Residência Médica em Medicina do Sono pelo Hospital Otávio de Freitas em Recife - PE

 

Especialista em Medicina do Sono e Polissonografia pelo Instituto do Sono/ UNIFESP em São Paulo-SP

Subespecialidade em Cefaleias pela International Headache Society

José de Ribamar Júnior Quadrada.png
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: xx/xx/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Ana Katharina de Figueiredo Leite.png

Inscreva-se:

Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page