Pós-graduação Lato Sensu

Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista
A primeira pós-graduação em neuropsicologia aplicada ao autismo no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 26/10/2020

Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em neuropsicologia aplicada ao autismo com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa da educação no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em neupsicologia.
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 26/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 196,27**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 11 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 26/10/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa em psicologia ou fonoaudiologia e/ou pós-graduação em neuropsicologia
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista

O curso tem como objetivo instrumentalizar teórico-metodologicamente os alunos no entendimento acerca de Avaliações Neuropsicológicas aplicadas aos TEA visando a capacitação do pós-graduando na compreensão e prática sobre avaliações de indicadores de risco de TEA, avaliações diagnósticas dos TEA, bem como, avaliações de habilidades nos TEA. Para tanto, focalizaremos nossa atenção sobre a capacidade clínica de apreender perfis sintomatológicos de TEA, as habilidades, advindas da Análise Aplicada do Comportamento, que se fazem úteis e necessárias que o avaliador possua para o uso de instrumentos de avaliação direta e indireta, assim como, no uso de instrumentos restritos
a psicologia e neuropsicologia.


O treinamento é composto de 11 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).

Ementa

1 - A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DO AUTISMO

 

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Apresentar a evolução histórica do conceito de autismo focalizando a apreensão, por parte do aluno, acerca das principais características encontradas nos TEA.

 

2 - AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA APLICADA AOS TEA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Discutir o que caracteriza uma avaliação psicológica, bem como, neuropsicológica, focalizando suas aproximações e afastamentos a partir do modelo da neurociência cognitiva.

 

3 - NEUROCIÊNCIA E OS TEA

 

Carga horária: 60h

Objetivo: Apresentar os princípios de neuroatonomia e neurofisiologia de um modo geral, da mesma forma, focalizando nos TEA. Pontuar a necessidade de compreensão da neurociência para a avaliação neuropsicológica nos TEA.

 

4 - INSTRUMENTOS NEUROPSICOLÓGICOS USADOS NA AVALIAÇÃO DOS TEA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Introduzir e Capacitar os alunos no uso dos principais instrumentos psicológicos e neuropsicológicos usados na avaliação dos TEA tanto em avaliação direta, quanto, indireta, assim como, instrumentalizar o aluno para o uso de instrumentos restritos a psicologia e neuropsicologia.

 

5 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO E CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS TEA I 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Apresentar os fundamentos históricos, filosóficos, teóricos e metodológicos da ciência do comportamento humano vislumbrando a compreensão acerca dos modos de apreensão e coleta de informações acerca da caracterização comportamental nos TEA

6 - PRINCÍPIOS FUNDAMENTAIS DA CIÊNCIA DO COMPORTAMENTO HUMANO E CARACTERIZAÇÃO COMPORTAMENTAL DOS TEA II

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Apresentar os fundamentos filosóficos, teóricos e metodológicos da ciência do comportamento humano vislumbrando a compreensão acerca dos modos de apreensão e coleta de informações acerca da caracterização comportamental nos TEA

 

7 - ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA APLICADA AOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO I

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Entender as principais estratégias desenvolvidas ao longo dos anos desde a perspectiva da Análise aplicada do comportamento indicando comportamentos essenciais do avaliador e do avaliando diante das possibilidades de Avaliação Neuropsicológica aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo.

 

8 - ESTRATÉGIAS DA ANÁLISE APLICADA DO COMPORTAMENTO NA AVALIAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA APLICADA AOS TRANSTORNOS DO ESPECTRO DO AUTISMO II

Carga horária: 60h

Objetivo: Entender as principais estratégias desenvolvidas ao longo dos anos desde a perspectiva da Análise aplicada do comportamento indicando comportamentos essenciais do avaliador e do avaliando diante das possibilidades de Avaliação Neuropsicológica aplicada aos Transtornos do Espectro do Autismo.

 

9 - MANEJOS COMPORTAMENTAIS NA AVALIAÇÃO PSICOLÓGICA E NEUROPSICOLÓGICA NOS TEA I

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Discutir com os alunos, diante dos principais instrumentos psicológicos e neuropsicológicos usados na avaliação dos TEA, noções comportamentais baseadas nos princípios de seleção pelas consequências envolvendo treino de análise funcional do comportamento visando permitir aos alunos o desenvolvimento de manejos comportamentais facilitadores no uso instrumentos psicológicos e neuropsicológicos na avaliação dos TEA.

10 - MANEJOS COMPORTAMENTAIS NA NEUROPSICOLOGIA NOS TEA II

Carga horária: 60h

Objetivo: Discutir com os alunos, diante dos principais instrumentos psicológicos e neuropsicológicos usados na avaliação dos TEA, noções comportamentais baseadas nos princípios de seleção pelas consequências envolvendo treino de análise funcional do comportamento visando permitir aos alunos o desenvolvimento de manejos comportamentais facilitadores no uso instrumentos psicológicos e neuropsicológicos na avaliação dos TEA

11 - METODOLOGIA DE PESQUISA

 

Carga horária: 30h

 

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Djalma Francisco Costa Lisboa de Freitas

 

Psicólogo - Faculdade de Psicologia - Centro Universitário Padre Anchieta

Mestre em Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental - Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo (USP)

Doutor em Psicologia - Departamento de Psicologia Experimental -  Instituto de Psicologia - Universidade de São Paulo (USP)

Coordenador do curso de pós-graduação em Neuropsicologia Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista - CBI of Miami

Especialista em Transtorno do Espectro Autista

Formação em Análise do Comportamento

Psicólogo e Diretor Técnico - Centro Terapêutico-Educacional Potencializar - Unidade Jundiaí/SP

Facilitadores

Tatiana Pontrelli Mecca


Psicóloga, Mestre, Doutora e Pós-Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Professora do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Doutoramento Sanduíche pela Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Coimbra, Portugal, bolsista CAPES.

 

Estágio pós-doutoral em Distúrbios do Desenvolvimento pela UPM.

 

Docente do Departamento de Saúde Mental da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo.

 

Pesquisadora do Laboratório de Neurociência Cognitiva e Social da UPM.

 

Docente do curso de Pós-Graduação em Psicopedagogia da UPM, do curso de Neuropsicologia vinculado à Divisão de Clínica Neurológica do Instituto Central do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Beatriz Zeppelini Bezerra de Menezes Nasser  

Pedagoga Especialista em Psicomotricidade. 

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo.

 

Especialista em Educação Especial com ênfase em Deficiência Intelectual.

 

16 anos de experiência no trabalho educacional e clínico de pessoas com TEA e com curso de formação na Universidade da Carolina do Norte para utilização da abordagem TEACCH.

Lisandra Borges Vieira Lima

Psicóloga (2000) pela Universidade São Francisco, especialista em Psicopedagogia, Mestra (2012) e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica (2015) pela Universidade São Francisco (conceito Capes 7).

 

Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; depressão e suicídio em crianças.

 

Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI)

Lívia Andrade Benatti

Psicóloga formada pela Universidade Federal de São Carlos.

 

Mestre pela Universidade Federal de São Carlos na área de de comportamento e desenvolvimento humano, com ênfase em cognição social.

 

Trabalhou como terapeuta no Núcleo de Estimulação Precoce da Apae de Jundiaí, atendendo crianças com desenvolvimento típico e atípico.

 

Atualmente é parte da equipe do Centro Educacional-Terapêutico Potencializar, em Jundiai, além de atuar como psicóloga clínica, especialmente com crianças e adolescentes.

Naiara Adorna da Silva

Mestre em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie.

 

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro do Autismo e atraso no desenvolvimento pelo Paradigma Centro de Ciências do Comportamento.

 

Pós-graduanda em Neuropsicologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP).

Psicóloga, atuando com pessoas com transtornos de desenvolvimento, supervisão de profissionais, além de palestras e cursos relacionados à Análise do Comportamento Aplicada (ABA).

Ellen Balielo Manfrim

Fundadora da INTEGRAR - Clínica de Saúde Interdisciplinar, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP.
 

Pediatra, com residência de Neuropediatria pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe, seguindo para o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo em 2015, onde especializou-se em Eletroencefalograma e epilepsia.

 

Recebeu o Título de Neurofisiologista Clínica com ênfase em Eletroencefalograma.

Tem experiência na área de neuropediatria, em especial no atendimento clínico aplicado na área de Transtornos do Neurodesenvolvimento.

 

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 26/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 196,27**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.