Pós-graduação Lato Sensu

Práticas Inclusivas em Educação Especial
A primeira pós-graduação em Práticas Inclusivas em Educação Especial no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 28/07/2021

Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Práticas Inclusivas em Educação Especial com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
Educadores e profissionais da saúde mental infantil agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 28/07/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
 
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Inclusivas em Educação Especial com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo o conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 28/07/2021.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Inclusivas em Educação Especial

Nossa pós-graduação resulta da experiência pedagógica prática em sala de aula dos nossos professores, mestres e doutores.

O curso traz um olhar pedagógico sobre a diversidade discente, contemplando distintas necessidades educacionais especiais.

Apresenta propostas para a atuação do professor na escola inclusiva, fundamentando-se em pertinentes teorias de ensino e aprendizagem e, principalmente, na vivência em sala de aula.

Utilizando o conhecimento científico mais moderno, o curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas brasileiros no tema.

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, videoconferência ao vivo (webinar).

Objetivo

O objetivo do curso é orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo da educação especial e a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola.

Público-alvo

Educadores e profissionais da saúde mental infantil.

Ementa

1 – NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Para que possamos entender as dificuldades e transtornos tão discutidos atualmente, precisamos conhecer o desenvolvimento normal da criança, ou seja, o que é esperado dentro de cada faixa etária no que diz respeito a cognição, linguagem, capacidade motora e socialização. 

 

2 – VOLTA AO MUNDO - BUSCAS POR INICIATIVAS EDUCACIONAIS INSPIRADORAS QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A educação precisa estar sempre aberta à novos caminhos, ideias e abordagens buscando tornar-se cada vezes mais significativa para os seus alunos. Sendo assim, torna-se imperativo olhar o mundo a nossa volta para buscar novas formas de ensinar e aprender. O objetivo da disciplina é buscar soluções práticas e viáveis para os principais problemas educacionais brasileiros a partir de iniciativas educacionais simples realizadas por professores em diferentes países do mundo. 

3 – PSICOPEDAGOGIA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é oferecer subsídio teórico-prático acerca da aprendizagem e suas interfaces. Orientar profissionais da área educacional sobre o desenvolvimento do processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem.

  

4 – PSICOLOGIA ESCOLAR

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é orientar sobre os principais Transtornos comportamentais da infância e adolescência presentes no ambiente escolar.

  

5 – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Orientar sobre o transtorno do espectro autista, condição comportamental que atinge 1% das crianças e adolescentes em idade escolar. Sintomas, características e intervenções terapêuticas mais modernas. 

 

6 – MEDIAÇÃO ESCOLAR

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A proposta da disciplina é possibilitar um aprofundamento na área da Mediação Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva, discutindo aspectos legislativos, técnicos e estratégicos para aprimorar a inserção de alunos com necessidades educativas especiais na escola. 

 

7 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Carga horária: 100h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo da educação especial e a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola através de um olhar pedagógico sobre a diversidade discente, contemplando distintas necessidades educacionais especiais. 

 

8 – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A intervenção do profissional de educação no cenário inclusivo tem sido mais evidente nos últimos tempos, a necessidade de realizar atividades direcionadas com escopo de inclusão são fundamentais, tendo em vista as diversas possibilidades das aulas de educação física. Desta forma o objetivo é orientar o profissional de educação para compreender quais as atividades a serem direcionadas. 

 

9 - MINDFULNESS PARA O PROFESSOR

Carga horária: 40h

 

Objetivo: O Programa de Treinamento Mindfulness (a prática da atenção plena no momento presente) tem como objetivo conhecer as bases teóricas da meditação e mindfulness; aprender a usar técnicas formais e informais de mindfulness e prevenir estresse, ansiedade e depressão.
Baseado nos métodos de meditação budistas, o Mindfulness ensina a lidar com a mente por meio de várias ferramentas e meditações que ajudam a estar com atenção plena no momento presente – essa é uma das chaves para encontrar-se a calmo, com foco, consciência e compaixão, estratégias importantes para todo educador. 

 

10 - METODOLOGIA DE PESQUISA

 

Carga horária: 20h

 

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Gustavo Teixeira

Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Eugênio Cunha

Doutor em educação

 

Psicopedagogo

 

Pesquisador do GRUPPE/UFF/CNPq

 

Coordendor da Clínica-Escola do Autista - Itaboraí-RJ

 

Autor dos livros: “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade e Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar, publicados pela WAK Editora

Facilitadores

Ana Claudia Ornelas

Visiting Scholar – Center for Anxiety and Related Disorders – Boston University


Doutorado em Saúde Mental – Universidade Federal do Rio de Janeiro


Mestrado em Sexologia Clínica – UGF


Terapeuta Certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental – FBTC

Carlos Eduardo Lima Monteiro

Mestre em Ciências da Atividade Física - Universidade Salgado de Oliveira

Especialização pela Academia Brasileira de Treinadores, através do Instituto Olímpico Brasileiro, na modalidade de Natação, na área de concentração Desenvolvimento Esportivo

Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Idealizador e Diretor Executivo do Special Sports Kids

Responsável pela direção e metodologia do programa de atendimento a crianças com síndromes, transtornos e com deficiências através do esporte adaptado e inclusivo

Fundação Mundo Azul - Membro Colaborador Técnico das atividades esportivas e culturais para pessoas no transtorno do espectro autista

Professor particular de alunos no Transtorno do Espectro Autista

Simone Ferreira

Psicóloga Especialista em Psicologia Educacional e Clínica

Especialista em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento​

Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia (AVM – Candido Mendes)

​Docente nos cursos de Psicopedagogia e Neurociência Pedagógica

 

​Direção e Coordenação Técnica em “SI FERREIRA – Centro de Atendimento Especializado em “Psicoeducação”

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

 

Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

 

Especialista em Neurociência Pedagógica

 

Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea

 

Especialista em Neuropsicologia

 

Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Formadora na área Educacional

 

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional

 

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes

 

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

 

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais

 

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I

 

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento

 

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)

Deborah Kerches

 

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil


Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria


Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria


Diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Piracicaba


Supervisora médica no Brasil e neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela


Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP, Decreto nº 16.230, de 15/06/2015; em exercício


Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês

 

Trabalho de Conclusão de Curso: O despertar de novos saberes


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI)


Membro da Academia Brasileira de Neurologia


Membro da Associação Francesa La cause des bébés


Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia

Renata Rodrigues Ferreira

Pós-graduada em Psicomotricidade

 

Pós-graduada em Atividades Aquáticas

 

Pós-graduada em Educação Física Escolar

 

Formação no método PPA-Acouturrier Psicomotricidade

 

Diretora responsável pela Special Sports Kids - Programa de atendimento a crianças com síndromes, transtornos e com deficiências através do esporte adaptado e inclusivo

 

Gestora Técnica da Cia Athletica Rio de Janeiro - Departamento Aquático e Departamento Infantil (esportes, lutas e aquático)

 

Criadora e supervisora do Programa Baby (Psicomotricidade e natação) implantado na rede Cia Athletica

 

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

 

Membro Fundador da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil

 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 28/07/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.