Pós-graduação Lato Sensu

Práticas Inclusivas em Educação Especial
A primeira pós-graduação em Práticas Inclusivas em Educação Especial no Brasil com selo internacional

Turma online. 

Vagas esgotadas

Eugênio Cunha 2.png
Banner pós Celso Lisboa e CBI - atualizado.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Práticas Inclusivas em Educação Especial com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Vagas esgotadas

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 260,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Eugênio Cunha 2.png
 
Lista de espera
Informações básicas


- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Inclusivas em Educação Especial com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo o conteúdo online por 27 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.

 
- Próxima turma: vagas esgotadas.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.

- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Práticas Inclusivas em Educação Especial

Nossa pós-graduação resulta da experiência pedagógica prática em sala de aula dos nossos professores, mestres e doutores.

O curso traz um olhar pedagógico sobre a diversidade discente, contemplando distintas necessidades educacionais especiais.

Apresenta propostas para a atuação do professor na escola inclusiva, fundamentando-se em pertinentes teorias de ensino e aprendizagem e, principalmente, na vivência em sala de aula.

Utilizando o conhecimento científico mais moderno, o curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas brasileiros no tema.

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, videoconferência ao vivo (webinar).

Objetivo

O objetivo do curso é orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo da educação especial e a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola.

Público-alvo

Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação.

Ementa

1 – NEURODESENVOLVIMENTO INFANTIL

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Para que possamos entender as dificuldades e transtornos tão discutidos atualmente, precisamos conhecer o desenvolvimento normal da criança, ou seja, o que é esperado dentro de cada faixa etária no que diz respeito a cognição, linguagem, capacidade motora e socialização. 

 

2 – VOLTA AO MUNDO - BUSCAS POR INICIATIVAS EDUCACIONAIS INSPIRADORAS QUE TRANSFORMAM A EDUCAÇÃO

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A educação precisa estar sempre aberta à novos caminhos, ideias e abordagens buscando tornar-se cada vezes mais significativa para os seus alunos. Sendo assim, torna-se imperativo olhar o mundo a nossa volta para buscar novas formas de ensinar e aprender. O objetivo da disciplina é buscar soluções práticas e viáveis para os principais problemas educacionais brasileiros a partir de iniciativas educacionais simples realizadas por professores em diferentes países do mundo. 

3 – PSICOPEDAGOGIA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é oferecer subsídio teórico-prático acerca da aprendizagem e suas interfaces. Orientar profissionais da área educacional sobre o desenvolvimento do processo de aprendizagem, na prevenção e intervenção junto às dificuldades de aprendizagem.

  

4 – PSICOLOGIA ESCOLAR

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é orientar sobre os principais Transtornos comportamentais da infância e adolescência presentes no ambiente escolar.

  

5 – TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Orientar sobre o transtorno do espectro autista, condição comportamental que atinge 1% das crianças e adolescentes em idade escolar. Sintomas, características e intervenções terapêuticas mais modernas. 

 

6 – MEDIAÇÃO ESCOLAR

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A proposta da disciplina é possibilitar um aprofundamento na área da Mediação Escolar na perspectiva da Educação Inclusiva, discutindo aspectos legislativos, técnicos e estratégicos para aprimorar a inserção de alunos com necessidades educativas especiais na escola. 

 

7 – EDUCAÇÃO ESPECIAL

 

Carga horária: 100h

 

Objetivo: O objetivo da disciplina é orientar profissionais da educação e da saúde mental escolar sobre o universo da educação especial e a inclusão de crianças com necessidades especiais na escola através de um olhar pedagógico sobre a diversidade discente, contemplando distintas necessidades educacionais especiais. 

 

8 – EDUCAÇÃO FÍSICA INCLUSIVA

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A intervenção do profissional de educação no cenário inclusivo tem sido mais evidente nos últimos tempos, a necessidade de realizar atividades direcionadas com escopo de inclusão são fundamentais, tendo em vista as diversas possibilidades das aulas de educação física. Desta forma o objetivo é orientar o profissional de educação para compreender quais as atividades a serem direcionadas. 

 

9 - MINDFULNESS PARA O PROFESSOR

Carga horária: 40h

 

Objetivo: O Programa de Treinamento Mindfulness (a prática da atenção plena no momento presente) tem como objetivo conhecer as bases teóricas da meditação e mindfulness; aprender a usar técnicas formais e informais de mindfulness e prevenir estresse, ansiedade e depressão.
Baseado nos métodos de meditação budistas, o Mindfulness ensina a lidar com a mente por meio de várias ferramentas e meditações que ajudam a estar com atenção plena no momento presente – essa é uma das chaves para encontrar-se a calmo, com foco, consciência e compaixão, estratégias importantes para todo educador. 

 

10 - METODOLOGIA DE PESQUISA

 

Carga horária: 20h

 

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Gustavo Teixeira

Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Eugênio Cunha

Doutor em educação

 

Psicopedagogo

 

Pesquisador do GRUPPE/UFF/CNPq

 

Coordendor da Clínica-Escola do Autista - Itaboraí-RJ

 

Autor dos livros: “Afeto e aprendizagem”, “Autismo e inclusão”, “Afetividade na prática pedagógica” e Práticas pedagógicas para inclusão e diversidade e Autismo na escola: um jeito diferente de aprender, um jeito diferente de ensinar, publicados pela WAK Editora

EUGENIO FOTO.png
Facilitadores

Ana Claudia Ornelas

Visiting Scholar – Center for Anxiety and Related Disorders – Boston University


Doutorado em Saúde Mental – Universidade Federal do Rio de Janeiro


Mestrado em Sexologia Clínica – UGF


Terapeuta Certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental – FBTC

Ana Claudia Corrêa de Ornelas Nova 2.png

Carlos Eduardo Lima Monteiro

Mestre em Ciências da Atividade Física - Universidade Salgado de Oliveira

Especialização pela Academia Brasileira de Treinadores, através do Instituto Olímpico Brasileiro, na modalidade de Natação, na área de concentração Desenvolvimento Esportivo

Pós-Graduado em Treinamento Desportivo pela Universidade Gama Filho

Licenciatura Plena em Educação Física pela Universidade Gama Filho

Idealizador e Diretor Executivo do Special Sports Kids

Responsável pela direção e metodologia do programa de atendimento a crianças com síndromes, transtornos e com deficiências através do esporte adaptado e inclusivo

Fundação Mundo Azul - Membro Colaborador Técnico das atividades esportivas e culturais para pessoas no transtorno do espectro autista

Professor particular de alunos no Transtorno do Espectro Autista

Carlos Eduardo  Monteiro.jpg

Simone Ferreira

Psicóloga Especialista em Psicologia Educacional e Clínica

Especialista em Autismo e Transtornos do Desenvolvimento​

Coordenadora do Curso de Pós-graduação em Psicopedagogia (AVM – Candido Mendes)

​Docente nos cursos de Psicopedagogia e Neurociência Pedagógica

 

​Direção e Coordenação Técnica em “SI FERREIRA – Centro de Atendimento Especializado em “Psicoeducação”

Simone Ferreira.png

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

 

Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega

Mariana Fenta.jpg

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

 

Especialista em Neurociência Pedagógica

 

Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea

 

Especialista em Neuropsicologia

 

Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Formadora na área Educacional

 

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional

 

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes

 

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

 

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais

 

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I

 

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento

 

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)

Alessandra_Sheila_CBI.jpg

Deborah Kerches

Neuropediatra 

Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autora do best-seller "Compreender e Acolher Transtorno do Espectro Autista na infância e adolescência"

Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira 


Mestranda em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-graduanda em Psiquiatria pelo Cenbrap

Conselheira profissional da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida)

Coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami

Madrinha do Projeto Capacitar Angola 

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria

Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi)

Membro da Associação Francesa La cause des bébés 

 

Deborah Kerches - nova.png

Renata Rodrigues Ferreira

Pós-graduada em Psicomotricidade

 

Pós-graduada em Atividades Aquáticas

 

Pós-graduada em Educação Física Escolar

 

Formação no método PPA-Acouturrier Psicomotricidade

 

Diretora responsável pela Special Sports Kids - Programa de atendimento a crianças com síndromes, transtornos e com deficiências através do esporte adaptado e inclusivo

 

Gestora Técnica da Cia Athletica Rio de Janeiro - Departamento Aquático e Departamento Infantil (esportes, lutas e aquático)

 

Criadora e supervisora do Programa Baby (Psicomotricidade e natação) implantado na rede Cia Athletica

 

Professora de Educação Física da Rede Municipal de Ensino do Rio de Janeiro

 

Membro Fundador da Academia Brasileira de Profissionais de Natação Infantil

Renata Rodrigues.jpg
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Vagas esgotadas

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 260,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Eugênio Cunha 2.png
Lista de espera
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom