Pós-graduação Lato Sensu

 Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA
A primeira pós-graduação em Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 30/11/2022

Liliane Guethe.png
Banner pós Celso Lisboa e CBI - atualizado.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa da educação no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Psicopedagogos e profissionais da saúde mental e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 30/11/2022

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 212,08**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades



 
Liliane Guethe.png
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA com 12 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 24 meses.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada semana.
    Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Final do curso será composta pela elaboração individual de um programa de ensino de uma habilidade acadêmica de acordo com as regras estabelecidas pela coordenação do curso.
 
- Próxima turma: início em 30/11/2022.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término dos 24 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA

A Psicopedagogia é uma área de estudo e intervenção para apoio de pessoas em seu processo individual de aprendizagem e este campo pode e deve se servir das pesquisas científicas mais avançadas e rigorosas, dentre as quais figuram de modo especial aquelas que fundamentam-se em Análise do Comportamento Aplicada - ABA, que é uma ciência dedicada à apoiar seres humanos na modificação de comportamentos socialmente relevantes para a melhoria de sua qualidade de vida. Desta forma, a Pós-graduação em Psicopedagogia Baseada na Análise do Comportamento Aplicada - ABA seleciona, organiza e mobiliza as estratégias comportamentais já rigorosamente demonstradas, compondo um processo formativo com trabalho pautado em Práticas Baseadas em Evidências para o ensino de repertórios acadêmicos para indivíduos com dificuldades de aprendizagem, Transtornos Específicos da Aprendizagem (como Dislexia, Disgrafia, Discalculia, TDAH, entre outros) e Transtornos do Neurodesenvolvimento (como o Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, entre outros).

Objetivo

Preparar o cursista para avaliar, planejar e intervir em dificuldades de aprendizagem com públicos diversos, mobilizando os conhecimentos advindos da Análise do Comportamento Aplicada – ABA, que reconhecidamente possuem a evidência científica mais robusta para este processos de ensino, preparando técnica e eticamente os pós-graduados para a prestação de serviços profissionais na área, em ambientes educacionais ou clínicos.

Público-alvo

 

Psicopedagogos e profissionais da saúde mental e educação.

Ementa

1 - PSICOPEDAGOGIA COMPORTAMENTAL

Carga horária: 24h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: O que é a Psicopedagogia Comportamental (Psicopedagogia e Análise do Comportamento); Atuação do Psicopedagogo Comportamental: intervenção compreensiva/abrangente e intervenção focal; Relações contratuais do serviço psicopedagógico; Ética do Psicopedagogo.

  

2 - DIAGNÓSTICO COMPORTAMENTAL X DIAGNÓSTICO NOSOLÓGICO

Carga horária: 48h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Diagnóstico nosológico e diagnóstico comportamental; Diagnósticos nosológicos de Dislexia, Disgrafia, Discalculia, Transtorno do Espectro Autista, Deficiência Intelectual, atraso no desenvolvimento e outros; Anamnese comportamental e outras avaliações indiretas; Dimensões mensuráveis do comportamento; Como se testa uma habilidade; Como se registra uma avaliação de habilidade; Casos-problema resolvidos e em aberto (checklist); Feedback descritivo dos casos-problema.

  

3 -  PROTOCOLOS PSICOPEDAGÓGICOS E LUDICIDADE NA AVALIAÇÃO

 

Carga horária: 24h

 

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: O que são protocolos de avaliação; Protocolos específicos da Psicopedagogia – quais são e como escolher; Preparando o ambiente e planejando a avaliação; Como incorporar jogos no processo avaliativo.

4 -  PROTOCOLOS DE AVALIAÇÃO JÁ EXISTENTES, NOVOS PROTOCOLOS E ADAPTAÇÃO PARA POPULAÇÕES ATÍPICAS

 

Carga horária: 120h

 

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Protocolos comportamentais (ABLLS-R, Portage); Como adaptar protocolos de avaliação para populações atípicas; Casos-problema na seleção de protocolos e adaptações (checklist); Feedback descritivo dos casos-problema; BNCC e os currículos de sistemas de educação – áreas do conhecimento e hierarquia comportamental; Operacionalizando habilidades da BNCC de Linguagem (Operacionalização, construção da folha de registro, da atividade de avaliação e possíveis adaptações); Casos-problema resolvidos e em aberto (checklist); Feedback descritivo dos casos-problema; Operacionalizando habilidades da BNCC de Matemática (Operacionalização, construção da folha de registro, da atividade de avaliação e possíveis adaptações); Casos-problema resolvidos e em aberto (checklist); Feedback descritivo dos casos-problema; Operacionalizando habilidades da BNCC de História (Operacionalização, construção da folha de registro, da atividade de avaliação e possíveis adaptações); Operacionalizando habilidades da BNCC de Geografia (Operacionalização, construção da folha de registro, da atividade de avaliação e possíveis adaptações); Operacionalizando habilidades da BNCC de Ciências (Operacionalização, construção da folha de registro, da atividade de avaliação e possíveis adaptações); Casos-problema resolvidos e em aberto (checklist); Feedback descritivo dos casos-problema; Produção de gráficos da avaliação; Produção de relatórios da avaliação; Devolutiva para a família e para o educando; Treinamento de pais incorporados no processo de ensino.

5 - OBJETIVOS E PROGRAMAS DE ENSINO

Carga horária: 96h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: O que são objetivos de ensino e suas características: viável, operacionalizado, no ambiente natural, mensurável; Como selecionar e escrever objetivos de longo, médio e curto prazos (cúspides e hierarquia comportamental); Casos-problema (checklist das características dos objetivos); Feedback descritivo dos casos-problema; Estrutura de um programa de ensino (dimensão tecnológica e as partes do programa); Estímulo Discriminativo e Controle de Estímulos (erros comuns e como resolve-los); Passos de uma modelagem (como definir os passos e a progressão); Ajudas (Quais? Quando retirar? Quando retornar?); Procedimentos de correção; Criando um programa de Ensino por Tentativas Discretas; Criando um programa de Ensino Naturalístico; Criando um programa por encadeamento de respostas; Casos-problema e resolução (checklist das características dos programas); Correção dos casos-problema apresentados; Casos-problema para exercício; Correção dos casos-problema apresentados.

 

6 - ALFABETIZAÇÃO

 

Carga horária: 96h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Pré-requisitos da alfabetização (ABLA e Habilidades de Aprendiz); Equivalência de Estímulos; Pesquisas de alfabetização por meio de intervenção comportamental com o paradigma da Equivalência de Estímulos; Matching-to-sample no ensino de relações condicionais; Alfabetização em TEA e DI, quando e como?; Planejando a alfabetização (roteiro e variações); Registro e tomada de decisão; Avaliação de preferências e reforçamento; Escrita motora e por resposta construída; Testagem e sondagem; Emergência, generalização e recombinação; (e o que fazer quando não acontecer); Revisão do processo total de alfabetização; Produção de gráficos; Prestação de serviço profissional e alfabetização; Produção de relatórios; Ética e relação com outros profissionais.

 

7 - INTERPRETAÇÃO DE TEXTO

Carga horária: 48h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Interpretação de texto – introdução à complexidade do problema; As múltiplas possibilidades de avaliação de habilidades de interpretação de texto; Casos-problema e como avaliar interpretação de texto (checklist); Correção dos casos-problema apresentados; Abordagem WH da interpretação de texto; Avaliação e ensino de interpretação de texto via perguntas WH; Introdução à RFT; Molduras Relacionais e linguagem complexa; Avaliação de habilidades de linguagem complexa; Ensino de habilidades de linguagem complexa; Casos-problema e como avaliar interpretação de texto (checklist); Correção dos casos-problema apresentados.

 

8 - PROCESSOS ESPECÍFICOS EM QUADROS DE DISLEXIA

Carga horária: 24h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Avaliação de leitura, escrita e processamento em quadros de dislexia; Planejamento e procedimentos de ensino a partir da avaliação; Fluência e tomada de decisão baseada em dados; Processos autoinstrutivos para atuação.

9 - ALFABETIZAÇÃO MATEMÁTICA

Carga horária: 96h

Objetivo: Apresentar e garantir a aprendizagem dos estudantes sobre os seguintes tópicos: Comportamento Matemático; Matemática como Comportamento Verbal; Matemática e Equivalência de Estímulos; Pré-requisitos do comportamento matemático; Quando e para quê avaliar pré-requisitos e repertórios matemáticos; Como avaliar pré-requisitos e os repertórios matemáticos; Casos-problema e como planejar e implementar uma avaliação (checklist das características da avaliação); Correção dos casos-problema apresentados; Ensinando pré-requisitos; Planejamento, registro e tomada de decisão no ensino de repertórios de pré-requisitos; Casos-problema e como planejar e ensinar repertórios de pré-requisitos (checklist); Correção dos casos-problema apresentados; Ensinando repertórios matemáticos; Planejamento, registro e tomada de decisão no ensino de repertórios matemáticos; Casos-problema e como planejar e ensinar repertórios matemáticos (checklist); Correção dos casos-problema apresentados.

10 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Carga horária: 24h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Liliane Monteiro Guethe Covre

Doutora e Mestra em Ciências (Psicobiologia) pela Universidade de São Paulo

Especialista em Análise do Comportamento Aplicada à Educação de Pessoas com Transtorno do Espectro Autista e com Atraso no Desenvolvimento Intelectual pela UFSCar

Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela UNIARARAS

Experiência no atendimento a pessoas com atrasos no desenvolvimento

 

Atua com supervisão em ABA para Psicopedagogia

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP


Possui estágio de Pós-doutorado em Educação Especial no Departamento de Psicologia - UFSCar


Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins


Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”


Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos


Atuou como especialista no Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial

Liliane Monteiro Guethe Covre.png
Lucelmo Lacerda de Brito.png
Facilitadores

João dos Santos Carmo

Doutor em Educação (área de concentração Metodologia do Ensino) pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar)

 

Psicólogo e Mestre em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (UFPA)

 

Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFSCar e orientador de mestrado e doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia da mesma universidade

 

Pesquisador do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia sobre Comportamento, Cognição e Ensino (INCT-ECCE)

 

Coordena o Laboratório de Estudos Aplicados a Aprendizagem e Cognição (LEAAC)

João dos Santos Carmo.jpg

Priscilla Lima da Silva 

Psicopedagoga especializada em TDAH/Transtornos específicos de aprendizagem da leitura, escrita e matemática (dislexia e discalculia) e autismo

 

Doutora e Mestre pela Universidade Federal do Amazonas (PPGSCA/ICHL), tendo como área de concentração pesquisas sobre a aprendizagem e o desenvolvimento infantil e suas relações tanto no espaço escolar, quanto em seu entorno

 

Supervisora de psicopedagogos da região sudeste, nordeste, centro-oeste e norte do Brasil

Pioneira no atendimento psicopedagógico on-line no Brasil

 

Articulista e Parecerista da Revista Olhar de Professor


Autora de livros e palestrante

Priscilla Lima da Silva.png

Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz

Mestrado em Ciências do Comportamento pela Universidade de Brasília

 

Graduação em Psicologia pela Faculdade Santo Agostinho

Palestrante em temas relacionados a aprendizagem e motivação

Atua principalmente nos seguintes temas: Atendimento infantil; Tecnologias de Ensino e Inclusão; Atendimento a Crianças com Transtorno Invasivo de Desenvolvimento; Análise Aplicada do Comportamento

Psicólogo e supervisor pela empresa LUNA ABA

Clarissa dos Santos Brito

Especialista em Neuropsicopedagogia Clínica pela Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão 


Especialista em Psicopedagogia Clínica e Institucional pelo Centro Universitário Internacional

 

Formação em Transtornos de Leitura com Ênfase em Dislexia pela ABD-SP

Graduada em Pedagogia pela Fundação Universidade do Tocantins

 

Atua nas áreas de distúrbios de aprendizagem e dislexia, comportamento pró-estudo de crianças e adolescentes com dificuldades de aprendizado, principalmente
para TDA, TDAH, Dislexia e Autismo

 

Presta assessoria em Colégios de Ensino Infantil, Fundamental e Médio e em IES sobre inclusão escolar

Sócia proprietária e Supervisora de estágio da Clínica Desenvolver Instituto Terapêutico (DIT) em Teresina-PI

 

Kelvis Rodrigo Sampaio da Cruz.png
Clarissa dos Santos Brito.png
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 30/11/2022

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 212,08**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades



 
Liliane Guethe.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom