Pós-graduação Lato Sensu

Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência
A primeira pós-graduação em psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 21/05/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência.
 
Profissionais agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
Turma 100% online

Início: 21/05/2020

Mensalidade
De: R$ 780,00
Por: R$ 148,64*
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o CBI Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.

Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 8 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 21/05/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
 
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria e saúde mental da infância e adolescência.

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Psiquiatria e saúde mental da Infância e adolescência é orientar sobre a saúde mental da infância e adolescência, desde o desenvolvimento infantil, passando pela psicopatologia dos principais transtornos comportamentais escolares, como transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, transtorno desafiador opositivo, transtorno de conduta, comportamento bullying, transtornos do humor, transtornos ansiosos, transtornos de aprendizagem, transtorno do espectro autista, transtornos alimentares, transtornos psicóticos e demais psicopatologias da infância.

Os tratamentos preconizados serão abordados segundo as diretrizes e protocolos dos principais medical guidelines  e  associações médicas internacionais como a AACAP (American Academy of Child and Adolescent Psychiatry), AAP (American Academy of Pediatrics), APA (American Psychiatric Association), APA (American Psychological Association) e da NIMH (National Institute of Mental Health). 

A metodologia de ensino do CBI of Miami utiliza  modernas técnicas de ensino a distância, através de uma LMS (Learning Management System) de última geração, suporte ao aluno especializado e metodologia criada a partir de estudos e pesquisas realizadas por instituições de ensino vanguardistas como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California Los Angeles (UCLA), New York University (NYU) e Bridgewater State University.

O curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo sobre os temas.

O treinamento é composto de 8 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webnar).
 

Ementa

1 - INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA E PSICOPATOLOGIA DA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA
 
Carga horária: 40h
 
Objetivo: A disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos biológicos e psicológicos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT).

 
2 - TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA
 
Carga horária: 120h
 
Objetivo: A disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.

 
 
3 - TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE
 
Carga horária: 100h
 
Objetivo: A disciplina orienta sobre o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco, comorbidades, avaliação clínica e os tratamentos mais modernos preconizados.

 
 
4 - TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM
 
Carga horária: 80h
 
Objetivo: A disciplina orienta sobre os principais transtornos de aprendizagem que acometem crianças e adolescentes em idade escolar como: dislexia, disgrafia, disortografia e discalculia.; além da abordagem terapêutica.

 
 
5 - TRANSTORNOS ANSIOSOS
 
Carga horária: 80h
 
Objetivo: Orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.

 


6 - TRANSTORNOS DE HUMOR
 
Carga horária: 80h
 
Objetivo:  Orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.

 

7 - TÓPICOS ESPECIAS
 
Carga horária: 80h
 
Objetivo: A disciplina orienta a respeito de tópicos especias como transtornos psicóticos de início precoce, transtornos alimentares, transtornos de ajustamento, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.


8 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA
 
Carga horária: 20h
 
Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.


*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
 

Coordenação Geral

Gustavo Teixeira

Professor visitante do Department Special Education – Bridgewater State University.

Mestre em Educação Especial – Framingham State University.

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School.

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry.

 

Membro da Autism Society of America.

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ.

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ.

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina).

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil.

Facilitadores

Ana Christina Mageste Castelar Campos

 

Graduada em Medicina pela Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) MG.


Residência Medica pela FHEMIG /BH.


Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade Complutense da Madri/Espanha.


Titulo de Psiquiatra e Psiquiatria da Infância e Adolescência pela ABP.


Coordenadora do Grupo de Apoio da ABDA (Associação Brasileira de Deficit de Atenção (ABDA) em Minas Gerais.


Preceptora da Residência em Psiquiatria da Infância e Adolescência da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG).


Ex Presidente da FLAPIA (Federação Latino Americana de Psiquiatria da Infância e Adolescência e atualmente membro do Conselho Consultivo.


Ex Coordenadora do Departamento de Psiquiatria Infantil da ABP e atual secretária.


Membro de várias bancas de concursos para Psiquiatra da Infância e Adolescência em instituições Públicas e privadas.


Capítulos em livros com temas da Psiquiatria Infantil.

Liubiana Arantes de Araújo

Presidente do Departamento de Desenvolvimento e Comportamento da Sociedade Brasileira de Pediatria, a partir de 2016.

 

Título em Neurologia Pediátrica pela SBP/AMB.

 

Título em Terapia Intensiva Pediátrica e Neonatal pela SBP/AMIB.

 

Graduada em medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Doutorado-S na Harvard Medical School (2011-2012), área de Neurociências e Neuromodulação Terapêutica.

 

Doutora em neuropediatria e reabilitação.

 

Concluiu o mestrado na área de Neurociências, Neuropediatria e Reabilitação.

 

Atua como revisora dos periódicos da Elsevier: Dysphagia, Clinical Nutrition e Research in Developmental Disabilities.

 

Atuou como médica da Rede Sarah de Hospitais de Reabilitação, na área de neurologia infantil e desenvolvendo projetos de na área de pesquisa clínico-epidemiológica em neurologia e reabilitação infantil.

 

Participou como orientadora, Teaching Assistant do curso Principles and Practice of Clinical Research, Harvard Medical School, 2013.

 

Atua como professora adjunta do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais.

 

Vice-coordenadora da Pós-Graduação em Transtorno do Espectro Autista da Universidade Federal de Minas Gerais.

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP

 

Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar, vinculado também à Escola Paulista de Medicina (CeHFi – UNIFESP – preparação para o segundo pós-doc, em Saúde Coletiva – começo previsto para agosto).

 

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução” e coordenador nacional do Núcleo de Atenção ao Transtorno do Espectro Autista – NATEA.

 

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar, Mediação escolar em processos inclusivos.

 

Tem interesse em Psicologia Experimental e Pesquisa Translacional em ambiente escolar, implementando práticas pedagógicas baseadas em evidências.

Cesar de Moraes

Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade de Campinas 


Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas


Membro do Laboratorio de Distúrbios de Aprendizagem e Atenção da Unicamp


Ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil)


Ex-coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Brasileira de Psiquiatria

Sylvia Maria Ciasca

Graduação em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1979)

Mestrado em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo (1990)

Doutorado em Neurociencias pela Universidade Estadual de Campinas (1994)

Livre Docência em Neurologia Infantil (2005)

Atualmente é Professora Associado III da Universidade Estadual de Campinas e consultor científico da Universidade Estadual de Londrina

Membro da Academia Ibero-Americana de Neurologia Pediátrica (AINP), Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins (ABENEPI), Academia Brasileira de Neurologia

Presidente da Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins, biênio 2009-2011

Vice-Presidente da ABENEPI, biênio 2013-2015

Presidente do III Congresso Internacional e XXIII Congresso Nacional da ABENEPI, 2015

Coordenadora dos Cursos de Especialização em Neuropsicologia e Fisioterapia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/UNICAMP

Coordenadora dos Cursos de Aprimoramento em Psicologia e Psicopedagogia aplicada a Neurologia Infantil, Faculdade de Ciências Médicas/Unicamp

Paulo Liberalesso

Médico Neuropediatra do Setor de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital Pequeno Príncipe

Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação

Neuropediátrica do Hospital Menino Deus

Pós-graduado em Neurofisiologia

Mestrado em Neurociências com Área de concentração em Epileptologia

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana.

Iuri Victor Capelatto

Psicólogo e psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos.

Graduação em Psicologia pela PUC-Campinas.

 

Mestre em Ciências Médicas pelo departamento de neurologia da FCM-Unicamp.

 

Professor convidado do curso de extensão de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil-Unicamp e do curso Reabilitação em Neurologia Infantil-Unicamp.

 

Professor convidado dos cursos de pós-graduação em psicopedagogia e neuropsicopedagogia da FAJ em Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Mogi Guaçu e da faculdade Max-Plank em Indaiatuba.

 

Coautor da obra “ A Equação da Afetividade – como lidar com a raiva de crianças e adolescentes” Ed. Papirus, 2012, junto com o Ivan Capelatto.

 

Autor de diversos capítulos de livros.

 

Membro da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins).

 

Palestrante em diversos congressos, escolas e eventos.

 

Prêmio Tributo Especial Internacional de Pessoa de Expressão 2019 na categoria especial de Melhores Práticas na educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança, conferido pelo projeto Erasmus+, no 5º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem de Crianças e Adolescentes – Desempenho Multidisciplinar.

Deborah Kerches

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil


Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais.


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria.


Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira.


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


Diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Piracicaba.


Supervisora médica no Brasil e neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela.


Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP, Decreto nº 16.230, de 15/06/2015; em exercício.


Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

 

Trabalho de Conclusão de Curso: O despertar de novos saberes.


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria.


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).


Membro da Academia Brasileira de Neurologia.


Membro da Associação Francesa La cause des bébés.


Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Thiago Barbosa Gusmão

Neurologista da infância e adolescência.

 

Especialista no Transtorno do Espectro Autista. Título de  Neurologista Infantil pela Universidade Federal Fluminense /UFF.

 

Título em Pediatra Geral pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória /HINSG - Vitória, ES.

 

Membro associado da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil Neurologista Infantil / SBNI.

 

Membro associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins / ABENEPI.

 

Neurologista infantil da APAE- Cariacica. Neurologista Infantil  do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia Brasil / NASB.

 

Mestrando no serviço de neurologia da Universidade Federal Fluminense / UFF, com o tema Neuroinflamação no Espectro Autista.

Gabriel Lopes Mangabeira

Médico formado pela FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas), Montes Claros / MG.

Residência Médica em Psiquiatria pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul.

Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Centro Psíquico da Adolescência e Infância (CEPAI/FHEMIG), Belo Horizonte / MG.

Professor do Curso Médico da Funorte.

 

Membro do Grupo de Pesquisa SAMTEA / Unimontes.

Sócio-proprietário da Liv Psiquiatria.

Experiência profissional como médico psiquiatra do CAPS infantojuvenil de Montes Claros/MG.

Aline Kabarite

Fonoaudióloga - Universidade Estácio de Sá.

Mestrado em Educação - Universidade Estácio de Sá. 

 

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Diferenças na Aprendizagem - Pontifícia Universidade Católica do RJ.

Especialização em Psicomotricidade - CLAVE. 

Especialização em Linguagem - Universidade Estácio de Sá. 

Diretora do Instituto PRIORIT.

Fernanda Carneiro

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC).

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional.

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®.

Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial.

 

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial.

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo.

Formação no Conceito Bobath Infantil.

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal.

 

Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal.

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal.

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil.

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro.

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil.

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal.

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal.

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil.

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute.

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 21/05/2020

Mensalidade
De: R$ 780,00
Por: R$ 148,64*
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades

O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o CBI Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.

Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.