Pós-graduação Lato Sensu
Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada
A primeira pós-graduação presencial do CBI of Miami, com 384 horas de prática supervisionada e relação de 1 preceptor para cada 8 alunos.
Faculdade Primum | Unidade Bela Vista - SP
Início: 15/04/2024
Uma parceria que acredita na força do conjunto
O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
A primeira
Pós-graduação presencial
do CBI of Miami
A Pós-graduação em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada conta com aulas práticas nos ambulatórios da Faculdade Primum, instituição do mesmo grupo educacional que o CBI, e na Clínica Maia, clínica parceira do CBI of Miami e da Faculdade Primum.
Prática supervisionada
em São Paulo
Inscreva-se
Faculdade Primum
Unidade Bela Vista - SP
Início: 15/04/2024
Mensalidade
R$ 2.500,00***
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
***Condições especiais de lançamento via WhatsApp
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada com 24 meses de duração, acesso ilimitado a todo o conteúdo teórico online por 30 meses.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- Prática clínica ambulatorial com preceptoria em ambulatórios da Faculdade Primum em São Paulo, uma vez ao mês, aos sábados.
- 1 preceptor para cada 8 alunos na prática ambulatorial.
- Aulas práticas aos domingos, orientadas por preceptor, uma vez por mês, na avaliação de pacientes portadores de transtornos mentais mais severos internados na Clínica Maia, clínica psiquiátrica parceira da Faculdade Primum e do CBI of Miami.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
- Das 600 horas de conteúdo do curso, 384 horas são presenciais e 216 horas são online.
- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 75% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
- Próxima turma: 15/04/2024
- Para concluir o treinamento, deverão ser pagas 30 mensalidades.
- Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa em medicina e CRM.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação, cópia do diploma de graduação em medicina e comprovação do registro no CRM.
- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar através da entrega de documentos oficiais que possui graduação completa em medicina em curso reconhecido pelo MEC e seja registrado no Conselho Regional de Medicina (CRM). Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso a inscrição seja realizada antes do início do curso, com mais de 20 dias de antecedência, os documentos comprobatórios poderão ser enviados até o dia que antecede o início do curso.
Mais Informações
Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Psiquiatria com Prática Clínica Supervisionada.
Este curso terá um foco central no diagnóstico e manejo das principais doenças mentais que acometem a nossa população, buscando conciliar a teoria com a aplicabilidade na clínica diária, oferecendo maior clareza e segurança ao médico.
Sabemos da importância da atividade clínica na formação de um médico. O preparo do profissional é proporcional ao número de pacientes atendidos por ele. Por este motivo, elaboramos um programa de aulas práticas completo, integrando a atenção secundária (ambulatorial) com a atenção terciária (hospitalar).
Desta forma, nossos alunos terão uma formação ampliada, incluindo uma boa base teórica online com especialistas na área e prática clínica supervisionada tanto a nível ambulatorial quanto a nível hospitalar.
Objetivo
Qual é o objeto de estudo da Psiquiatria? É a doença mental. Assim, nossos médicos terão como foco principal o diagnóstico e manejo das principais doenças mentais que acometem a população.
Público-alvo
Médicos.
Ementa
1 – INTRODUÇÃO À PSIQUIATRIA
Carga horária: 21h
Apresentar o conceito de doença mental, normalidade versus doença, introdução à entrevista psiquiátrica e exame psíquico, funções psíquicas, principais síndromes psiquiátricas, noções básicas de CID 11 e DSM V, e história da psiquiatria no Brasil e no mundo. Estudar as bases neurocientíficas e aplicações práticas dos principais psicofármacos utilizados em psiquiatria. Princípios de farmacologia comportamental. Farmacocinética e farmacodinâmica. Antidepressivos, ansiolíticos, antipsicóticos, estabilizadores do humor e hipnóticos-sedativos, entre outros. A distinção frágil entre os transtornos mentais orgânicos e funcionais estão visivelmente caindo por terra pela crescente evidência de que o cérebro e o comportamento se afetam mutuamente. Princípios fundamentais de neurociências aplicáveis às doenças mentais.
2 – TRANSTORNOS DE ANSIEDADE
Carga horária: 21h
Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos dos transtornos ansiosos. Diagnóstico nosológico e diferencial dos transtornos ansiosos mais comuns na população, tais como o Transtorno de Ansiedade Generalizada, Transtornos do Pânico, Transtorno Obsessivo Compulsivo, Fobia Social e Específica, Transtorno de Estresse Pós-Traumático, Transtornos Somatoformes e Dissociativos-Conversivos, além de seus respectivos tratamentos.
3 – TRANSTORNOS PSICÓTICOS
Carga horária: 21h
Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos das psicoses agudas e crônicas. Diagnóstico nosológico e diferencial de Transtorno Psicótico Breve, Transtorno Esquizofreniforme, Esquizofrenia, Transtorno Delirante Persistente e Transtorno Esquizoafetivo, entre outros. Abordagem terapêutica das psicoses.
4 – TRANSTORNOS DO HUMOR
Carga horária: 21h
Compreender os aspectos epidemiológicos, fisiopatológicos e etiopatogênicos da Depressão e do Transtorno Afetivo Bipolar. Diagnóstico nosológico e diferencial da Depressão e do Transtorno Afetivo Bipolar. Plano terapêutico dos transtornos do humor baseado em evidências.
5 – DEPENDÊNCIAS QUÍMICAS E COMPORTAMENTAIS: NOÇÕES DE PSIQUIATRIA FORENSE E ÉTICA EM PSIQUIATRIA
Carga horária: 24h
Diagnosticar e tratar os principais transtornos relacionados ao uso de substâncias psicoativas, lícitas e ilícitas. Neurobiologia do sistema de recompensa do cérebro. Tratamentos farmacológicos para as dependências químicas e comportamentais. Tratamento biopsicossocial. Prevenção ao uso de substâncias psicoativas. A interface entre a Psiquiatria e a Medicina Legal ganha penetração cada vez maior no atendimento clínico. Conceitos de atestado, relatório e laudo médico. Sigilo e autonomia do médico. Internação voluntária, involuntária e compulsória. Conceitos de imputabilidade e inimputabilidade. Funções do médico perito e do assistente técnico. Princípios de ética em psiquiatria.
6 – EMERGÊNCIAS PSIQUIÁTRICAS
Carga horária: 21h
Preparar o aluno para lidar com as emergências psiquiátricas mais predominantes na prática supervisionada, tais como agitação psicomotora, confusão mental aguda e suicídio.
7 – TRANSTORNOS DE PERSONALIDADE E CASOS CLÍNICOS NA PRÁTICA
Carga horária: 21h
Diagnosticar e tratar os Transtornos de Personalidade dos grupos A, B e C. Conceito de Personalidade, Transtornos de Personalidade, critérios diagnósticos de cada grupo. Epidemiologia. Manejo de cada transtorno, sob o enfoque farmacológico, psicológico e social. Como reconhecer e manejar as doenças mentais mais comuns na prática diária do médico, procurando abordar as maiores dificuldades encontradas pelos médicos em seus atendimentos. A partir de casos clínicos, abordar os temas predominantes em psiquiatria, com enfoque em semiologia psiquiátrica, propedêutica e tratamento.
8 – PSICOGERIATRIA
Carga horária: 21h
Diagnosticar e tratar as doenças mentais mais comuns na população geriátrica. Epidemiologia. Ansiedade e depressão no idoso. Rastreio de demências. Diagnóstico dos principais tipos de demências (Alzheimer, Vascular, Frontotemporal, Lewy). Tratamento das demências.
9 – PSICOTERAPIAS
Carga horária: 21h
Abordar as psicoterapias mais utilizadas, seus princípios, técnicas básicas e suas indicações.
10 – GRANDES TEMAS EM PSIQUIATRIA
Carga horária: 24h
Diagnosticar e tratar os transtornos alimentares mais comuns, tais como a anorexia nervosa, a bulimia e a compulsão alimentar, os transtornos do sono e da sexualidade mais frequentes, entre eles a insônia, as parassonias e a apneia obstrutiva do sono. Desejo sexual hipoativo, disfunções eréteis, impulso sexual excessivo e parafilias. Diagnóstico em transexualidade. Diagnóstico e manejo dos transtornos mentais comuns na gestação e periparto, transtorno disfórico pré-menstrual.
11 – ATIVIDADES PRÁTICAS AMBULATORIAIS SUPERVISIONADA
Carga horária: 384h
O objetivo do atendimento clínico em psiquiatria é o de aplicar os conhecimentos no mundo real, aprimorando as habilidades práticas. O exercício clínico visa ao treinamento em semiologia dos transtornos mentais (entrevista psiquiátrica, exame psíquico, exame físico), psicopatologia, diagnóstico sindrômico e nosográfico, diagnóstico diferencial e os principais tratamentos (farmacológicos e não farmacológicos) na condução dos pacientes. As atividades práticas ocorrem um final de semana por mês. Consistem em atendimentos a pacientes no Ambulatório de Saúde Mental, aos sábados, na Faculdade Primum, e na avaliação de pacientes internados na Clínica Maia aos domingos. Todas as atividades são supervisionadas por preceptor.
*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.
Coordenação Geral
Ziyad Abdel Hadi
Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)
Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Título em Psicogeriatria pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)
Psiquiatra do Hospital das Clínicas/HC Perdizes (Fundação Faculdade de Medicina USP)
Preceptor do projeto PROADI Hospital Albert Einstein/Ministério da Saúde
Especialista em Psicopatologia Fenomenológica (Santa Casa SP)
Pós-graduação em Docência e Preceptoria Médica (Faculdade Ciências da Saúde Albert Einstein)
Facilitadores
Gilberto D’Elia
Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP
Residência Médica no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Ex-Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
Ex-Preceptor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP
Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP com a temática de Ensino Médico em Psiquiatria
Professor Associado das Disciplinas de Psiquiatria e Psicologia Médica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (CU-FMABC)
Coordenador dos Ambulatórios de Interconsulta Psiquiátrica Geral e Interconsulta Psiquiátrica em Hebiatria do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC
Rafael Brandes Lourenço
Psiquiatra pelo Hospital do Servidor Público Estadual de São Paulo
Psiquiatra do Idoso e Médico do Sono pelo HC-FMUSP
Título de Especialista com Registro de Qualificação de Especialidade (RQE) pela Associação Médica Brasileira em Psiquiatria, Medicina do Sono e Psiquiatria Geriátrica
Atualmente faz parte do departamento de Medicina do Sono da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP), realiza doutorado em transtornos cognitivos pela UNICAMP, coordena o ambulatório de psicogeriatria da FMABC e a enfermaria de psiquiatria do Hospital Mario Covas de Santo André
José Augusto Neto
Médico pela Universidade de Cuiabá
Psiquiatra pela Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
Pós-Graduado em Docência e Preceptoria Médica pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE)
Preceptor da Residência de Psiquiatria do Hospital Santa Marcelina (São Paulo - SP)
Ricardo Feldman
Médico com residência médica em Psiquiatria pelo CAISM - Santa Casa de São Paulo
Psiquiatra no Hospital Israelita Albert Einstein e no Residencial Israelita Albert Einstein
Professor de Psiquiatria da residência médica da Prefeitura de Guarulhos
Preceptor na residência médica de Geriatria do Hospital Israelita Albert Einstein
Fundador da Centro Feldman de Saúde
Colunista voluntário do Instituto Bem do Estar
Georgiane Haluch Moletta
Graduada em Medicina pela Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná
Residência médica em Psiquiatria pelo Complexo Hospitalar do Juquery
Pós-graduação em Psiquiatria Forense pela FMUSP (IPQ)
Pós-graduação em Medicina do Sono pelo Hospital Albert Einstein
Mestrado em Ciências Policiais de Segurança e Ordem Pública pelo Centro de Altos Estudos de Segurança (PMESP)
Chefe da Divisão de Psiquiatria do Hospital da Polícia Militar do Estado de São Paulo.
Sarah Cristina Ruckl
Médica psiquiatra com título de especialista pela Associação Brasileira de Psiquiatria
Pós-graduação em psicologia clínica pela PUC-PR
Doutora em Medicina pela Universidade de Heidelberg, Alemanha
Professora da graduação e pós-graduação da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Paraná
Inscreva-se
Faculdade Primum
Unidade Bela Vista - SP
Início: 15/04/2024