top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica
Turma online. Início: 19/06/2024
Juliana Cecato.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 19/06/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
Juliana Cecato.png

Inscreva-se:

Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 1
2 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Fi
nal do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 

- Próxima turma: início em 19/06/2024.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.

- Ao término dos  30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações
Curso de pós-graduação Lato Sensu Reabilitação Neuropsicológica do Idoso e Psiquiatria Geriátrica

Existem, aproximadamente, 900 milhões de idosos no mundo, e o Brasil atinge em torno de 31 milhões de pessoas com mais de 60 anos. Este fato demanda políticas públicas para lidar com as peculiaridades geradas por essa faixa etária.


Os profissionais das diversas áreas da saúde devem se preparar para auxiliar a promoção do envelhecimento saudável e amenizar as várias incapacidades provenientes da maior longevidade.

Objetivo

Esta pós tem como objetivo preparar o aluno para enfrentar os diversos desafios que essa especialidade proporciona, não só no entendimento do processo de envelhecimento e de suas doenças, como seus tratamentos. Dar uma visão da multi e interdisciplinaridade que ela envolve para resolução completa de seus problemas.

Capacitar o aluno para o atendimento em reabilitação cognitiva de patologias neurodegenerativas em adultos e idosos para identificação, uso de instrumentos de rastreio e técnicas de reabilitação de funções cognitivas comprometidas, a fim de auxiliar na melhoria da qualidade de vida do paciente e familiar.

Público-alvo

Psicólogos, Neuropsicólogos, Geriatras, Educadores físicos, Terapeutas Ocupacionais e profissionais da saúde em geral.

Ementa

1 - FUNDAMENTOS EM GERONTOLOGIA

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Descrever conceitos básicos em gerentologia para entendimento do desenvolvimento da velhice. O aluno aprenderá a diferenciar Senescência de Senilidade, estudar os indicadores de uma boa qualidade de vida no idoso, que são conceitos de Autonomia e Independência, além de se preparar para as disciplinas que se seguem.

2 - COGNIÇÃO AO LONGO DA VIDA

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: As habilidades cristalizadas e fluidas, as quais compõem a Teoria CHC de inteligência, sofrem alterações ao longo da vida. Os componentes cristalizados aumentam o desempenho, enquanto os fluidos diminuem o seu rendimento. Nessa disciplina, vamos apresentar as principais cognições que sofrem alteração da senescência.

3 – AVALIAÇÃO NEUROPSICOMÉTRICA DO IDOSO

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: É muito frequente no atendimento de pessoas idosas a avaliação do desempenho cognitivo, emocional e funcional e, por essa razão, são utilizados instrumentos de rastreio. Nessa disciplina, apresentaremos os instrumentos de rastreio mais frequentes utilizados em idosos.

4 – PRINCÍPIOS GERAIS DA REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: A Reabilitação Neuropsicológica tem ganhado ênfase nos últimos anos. Nessa disciplina, descreveremos os fatos históricos da Reabilitação, bem como os tipos de intervenções.

 

5 – PSIQUIATRIA GERIÁTRICA - PARTE I

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Muitos profissionais da saúde ainda confundem o processo natural de se envelhecer com o processo patológico. Os módulos de psiquiatria geriátrica têm como objetivo elucidar quadros de transtornos mentais mais frequente que acometem idosos.

  

6 – INTERVENÇÃO NEUROPSICOLÓGICA EM TRANSTORNOS PSIQUIÁTRICOS DO IDOSO

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Os transtornos neuropsiquiátricos de início tardio e de início muito tardio têm crescido nos últimos anos em decorrência do envelhecimento populacional. Nesta disciplina, abordaremos como intervir em pacientes com Transtorno Bipolar de Início Tardio, no uso de álcool e nos traumas encefálicos.

7– PSIQUIATRIA GERIÁTRICA - PARTE II

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: No DSM-5, o termo demência foi substituído por Transtorno Neurocognitivo Maior. Outro fator importante foi a inclusão do Transtorno Neurocognitivo Menor. Nessa disciplina, elucidaremos as demências mais frequentes e discutiremos o conceito de Comprometimento Cognitivo Leve (CCL).

8 – INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA - PARTE I

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Nessa disciplina, apresentaremos instrumentos e técnicas criativas para se trabalhar com idosos.

9 - SÍNDROME DA FRAGILIDADE

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: A Síndrome da Fragilidade foi descrita pela primeira vez por Linda Fried, em 2001, e pode ser definida como uma síndrome clínica caracterizada pela diminuição da força, resistência e função fisiológica, aumentando a vulnerabilidade de um indivíduo ao desenvolvimento de maior dependência e/ou morte. Nessa disciplina, temos como objetivo discutir os conceitos e terminologias que cercam a Síndrome da Fragilidade.

10 - INSTRUMENTOS E TÉCNICAS EM REABILITAÇÃO NEUROPSICOLÓGICA - PARTE II

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: A Reabilitação é um processo interativo que possibilita a intervenção em déficits cognitivos, comportamentais e emocionais. Salienta-se que os prejuízos emocionais também são o foco do processo de reabilitação. Nessa disciplina, discutiremos o processo dos transtornos de humor e a estimulação no comprometimento cognitivo leve.

11 - ESTIMULAÇÃO COGNITIVA EM GRUPO

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Pelo crescimento da população idosa, cada vez mais cresce o número de Instituições de Longa Permanência e dos Centros Dia. Nessa disciplina, abordaremos atividades em grupo de idosos.

12 - INTERVENÇÃO EM TRANSTORNOS DO MOVIMENTO

 

Carga horária: 48h

 

Objetivo: Nesta disciplina, apresentaremos instrumentos e técnicas criativas para se trabalhar com idosos.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Juliana  Francisca Cecato

Graduação em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

 

Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Certificação em Neuropsicologia pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)

 

Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)

 

Doutorado em Psicologia Educacional pelo UniFIEO

 

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Atua em consultório particular como psicóloga clínica e neuropsicóloga e é docente da Universidade São Francisco 

 

Colaboradora do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ e do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí

 

Pesquisas na área de aprendizagem, síndrome demencial, inteligência, reabilitação neuropsicológica e instrumentos cognitivos

Juliana Cecato ok.png
Facilitadores

Adriana Turchetti Pinto de Moura

Psicóloga pela Universidade São Francisco

 

Pós-graduada em Neuropsicologia pela Universidade de São Paulo através do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

 

Aprimoramento em Reabilitação Cognitiva pelo Instituto Neurológico de São Paulo

Curso de Extensão em Reabilitação Neuropsicológica pelo Check-up do Cérebro - Consultoria e Pesquisas em Neurociências Cognitivas

Mediadora do método PEI: Programa de Enriquecimento Instrumental de Feuerstein no Centro de Desenvolviemento Cognitivo do Paraná

Treinamento em raciocínio clínico e diagnóstico neuropsicológico diferencial no CEAN - Centro de Estudos  Avançados em Neuropsicologia

Atua em psicologia clínica através de avaliação neuropsicológica, psicoterapia e reabilitação neuropsicológica com crianças, adultos e idosos

AdrianaTurchetti Nova Quadrada.png

José Eduardo Martinelli

Doutorado em Gerontologia pela UNICAMP

 

Mestre em Gerontologia pela Universidade Estadual de Campinas, UNICAMP

 

Médico Geriatra graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Professor da Faculdade de Medicina de Jundiaí

José Eduardo Martinelli.png

Marjorie Cristina Rocha da Silva

Psicóloga especialista em Clínica, Avaliação e Reabilitação Neuropsicológica

 

Mestre e Doutora em Psicologia pela Universidade São Francisco

 

Especialista em Neuropsicologia

 

Pesquisadora Colaboradora - FMC/Unicamp

 

Tem experiência na área clínica, pesquisa, docência, supervisão em clínica, graduação e pós-graduação, assessoria e consultoria

 

Atua principalmente nos temas: avaliação psicológica e educacional, neuropsicologia, fatores de sucesso e fracasso escolar, saúde mental e declínio cognitivo em adultos e idosos; e fatores que influenciam na aprendizagem e vinculação terapêutica

Marjorie da Silva.png

Natália Almeida

Possui graduação em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas

 

Especialização em Geriatria e Gerontologia na Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Mestre em Ciência da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Membro do Group of Investigation of Morbidity and Mental Health in Aging GIMMA da Faculdade de Medicina de Jundiaí-FMJ desde 2019

 

Natália Almeida.png
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 19/06/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades
Juliana Cecato.png

Inscreva-se:

Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

 CBI na mídia

bottom of page