Pós-graduação Lato Sensu

Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade
A primeira pós-graduação em TDAH no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 26/09/2022

gustavo-corrigido.png
Banner pós Celso Lisboa e CBI - atualizado.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 26/09/2022

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades



 
gustavo-corrigido.png
 
Inscreva-se
Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.

 
- Próxima turma: início em 26/09/2022.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.

- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade

O desenvolvimento infantil, a psicopatologia e o impacto do transtorno ao longo da vida são abordados de forma completa. Aspectos importantes dos principais transtornos comportamentais escolares, presentes em comorbidade com o transtorno de déficit de atenção/hiperatividade, também são abordados de forma detalhada.

Os tratamentos preconizados serão abordados segundo as diretrizes e protocolos dos principais medical guidelines e associações médicas internacionais como a AACAP (American Academy of Child and Adolescent Psychiatry), AAP (American Academy of Pediatrics), APA (American Psychiatric Association), APA (American Psychological Association) e da NIMH (National Institute of Mental Health).

A metodologia de ensino do CBI of Miami utiliza técnicas modernas de ensino à distância, através de uma LMS (Learning Management System) de última geração, suporte ao aluno especializado e metodologia criada a partir de estudos e pesquisas realizadas por instituições de ensino vanguardistas como Harvard University, Massachusetts Institute of Technology (MIT), University of California Los Angeles (UCLA), New York University (NYU) e Bridgewater State University.

 

O curso envolve a participação de alguns dos maiores especialistas do Brasil e do mundo sobre os temas.

 

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com videoaulas, textos, artigos em PDF e videoconferência ao vivo (webinar).

Objetivo

O objetivo do curso de pós-graduação lato sensu em Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade é orientar profissionais da área médica e educacional sobre um dos transtornos comportamentais de maior incidência em todo o mundo.

Público-alvo

Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação.

Ementa

1 - INTRODUÇÃO AO DESENVOLVIMENTO INFANTIL
 
Carga horária: 40h
 
Objetivo: A disciplina faz uma introdução sobre o desenvolvimento cerebral infantil, alicerce essencial para o profissional que trabalha com saúde mental na infância e adolescência. Aspectos do desenvolvimento infantil, avaliação médica comportamental da infância, introdução à psicopatologia da infância e a criação do plano individual de tratamento (PIT). 
 
2 – EPIDEMIOLOGIA DO TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE

Carga horária: 60h 

Objetivo: A disciplina faz uma introdução ao transtorno de déficit de atenção/hiperatividade. Características clínicas, etiologia, fatores de risco e evolução ao longo da vida.


3 - COMORBIDADES EM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE I
 
Carga horária: 50h
 
Objetivo: A disciplina orienta sobre o transtorno do espectro autista, as características iniciais do autismo, etiologia, genética, fatores de risco, avaliação clínica, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete mais de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo.


4 - COMORBIDADES EM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE II

Carga horária: 50h

Objetivo: A disciplina orienta sobre a dislexia, um dos transtornos de aprendizagem mais prevalentes em crianças e adolescentes em idade escolar.
 
5 –  COMORBIDADES EM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE III

Carga horária: 50h
 
Objetivo: Orientar sobre os principais transtornos ansiosos que acometem estudantes na sala de aula e principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos modernamente utilizados.


6 - COMORBIDADES EM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE IV

Carga horária: 50h

Objetivo: Orientar sobre os principais transtornos de humor que acometem crianças e adolescentes, como depressão infantil, transtorno do humor bipolar e a abordagem das principais técnicas de manejo de sintomas e tratamentos farmacológicos modernamente utilizados.


7 - COMORBIDADES EM TRANSTORNO DE DÉFICIT DE ATENÇÃO/HIPERATIVIDADE V

Carga horária: 100h

Objetivo: Psicopatologia, tratamento psicológico e psicoeducacional do transtorno desafiador opositivo, transtorno de conduta, comportamento bullying e transtorno por uso de internet e jogos.


8 -  TRATAMENTO MEDICAMENTOSO

Carga horária: 80h

Objetivo: Orientar sobre as principais opções farmacológicas modernamente utilizadas para o tratamento do transtorno de déficit de atenção/hiperatividade; além de desmistificar mitos e questões relacionadas ao tratamento medicamentoso.

9 - TRATAMENTO PSICOLÓGICO E PSICOEDUCACIONAL

Carga horária: 100h

Objetivo: Orientar sobre as técnicas comportamentais e opções de tratamento psicológico e psicoeducacional modernamente utilizadas no transtorno de déficit de atenção/hiperatividade.

10 - METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 20h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica? Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?


*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Gustavo Teixeira

Professor visitante do Department of Special Education – Bridgewater State University

Mestre em Educação Especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

Pós-graduado em Psiquiatria – UFRJ

Pós-graduado em Saúde Mental Infantil - SCMRJ

Pós-graduado em Dependência Química - UNIFESP (Escola Paulista de Medicina)

Palestrante Internacional em psicoeducação nos Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia, Portugal e Brasil

Gustavo Teixeira.png
Facilitadores

Cesar de Moraes

 

Psiquiatra da Infância e adolescência pela Universidade de Campinas 


Mestre e Doutor em Saúde Mental pela Universidade de Campinas


Membro do Laboratorio de Distúrbios de Aprendizagem e Atenção da Unicamp


Ex-presidente da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil)


Ex-coordenador do departamento de Psiquiatria Infantil da Associação Brasileira de Psiquiatria

César_Moraes.png

Marilia Piazzi Seno

Graduada em Fonoaudiologia e Pedagogia

Pós-graduada em Psicopedagogia

Especialista em Fonoaudiologia Educacional e Audiologia

Mestre em Fonoaudiologia e Doutora em Educação pela Universidade Estadual Paulista (UNESP-Marilia/SP)

Palestrante e assessora educacional

Fonoaudióloga Clínica 

 

Autora de artigos, capítulos e dos livros: “Entrevista Estruturada para Professores- guia de coleta de dados educacionais” e “Matheus no mundo da dislexia”

Marilia Piazzi Seno.jpg

Paulo Liberalesso

Médico Neuropediatra do Setor de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital Pequeno Príncipe

Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação

Neuropediátrica do Hospital Menino Deus

Pós-graduado em Neurofisiologia

Mestrado em Neurociências com Área de concentração em Epileptologia

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana

Paulo Liberalesso.png

Iuri Victor Capelatto

Psicólogo e Psicoterapeuta de crianças, adolescentes e adultos

Graduação em Psicologia pela PUC-Campinas
 
Mestre em Ciências Médicas pelo Departamento de Neurologia da FCM-Unicamp
 
Professor convidado do curso de extensão de especialização em Neuropsicologia Aplicada à Neurologia Infantil-Unicamp e do curso Reabilitação em Neurologia Infantil-Unicamp
 
Professor convidado dos cursos de pós-graduação em Psicopedagogia e Neuropsicopedagogia da FAJ em Jaguariúna, Campinas, Piracicaba, Mogi Guaçu e da faculdade Max-Plank em Indaiatuba
 
Coautor da obra “A Equação da Afetividade – como lidar com a raiva de crianças e adolescentes” Ed. Papirus, 2012, junto com o Ivan Capelatto
 
Autor de diversos capítulos de livros
 
Membro da ABENEPI (Associação Brasileira de Neurologia, Psiquiatria Infantil e Profissões Afins)
 
Palestrante em diversos congressos, escolas e eventos
 
Prêmio Tributo Especial Internacional de Pessoa de Expressão 2019 na categoria especial de Melhores Práticas na educação, saúde, ciência, política, religião, lei, proteção e segurança, conferido pelo projeto Erasmus+, no 5º Congresso Internacional de Neurociências e Aprendizagem de Crianças e Adolescentes – Desempenho Multidisciplinar

Iuri Victor Capelatto.png

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

Especialista em Neurociência Pedagógica

Pós-graduada em Psicossomática Contemporânea

Especialista em Neuropsicologia

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

Formadora na área Educacional

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)

Alessandra_Sheila_CBI.jpg

Deborah Kerches

Neuropediatra 

Especialista em Transtorno do Espectro Autista (TEA)

Autora do best-seller "Compreender e Acolher Transtorno do Espectro Autista na infância e adolescência"

Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira 


Mestranda em Análise do Comportamento pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

Pós-graduanda em Psiquiatria pelo Cenbrap

Conselheira profissional da Rede Unificada Nacional e Internacional pelos Direitos dos Autistas (Reunida)

Coordenadora e professora de pós-graduações do CBI of Miami

Madrinha do Projeto Capacitar Angola 

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria

Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (Abenepi)

Membro da Associação Francesa La cause des bébés

Deborah Kerches - nova.png

Gabriel Lopes Mangabeira

Médico formado pela FUNORTE (Faculdades Unidas do Norte de Minas), Montes Claros/MG

Residência Médica em Psiquiatria pela Escola de Saúde Pública do Rio Grande do Sul

Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência pelo Centro Psíquico da Adolescência e Infância (CEPAI/FHEMIG), Belo Horizonte/MG

Professor do Curso Médico da Funorte

 

Membro do Grupo de Pesquisa SAMTEA/Unimontes

Sócio-proprietário da Liv Psiquiatria

Experiência profissional como médico psiquiatra do CAPS infantojuvenil de Montes Claros/MG

Foto_Gabriel_Mangabeira.jpeg

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

 

Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora da Rede Pública de Ensino de Lisboa nas Atividades de Enriquecimento Curricular – Portugal

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega

Mariana Fenta.jpg

Thiago Barbosa Gusmão

Neurologista da infância e adolescência
 
Especialista no Transtorno do Espectro Autista

 

Título de Neurologista Infantil pela Universidade Federal Fluminense/UFF
 
Título em Pediatra Geral pelo Hospital Infantil Nossa Senhora da Glória/HINSG - Vitória, ES
 
Membro associado da Sociedade Brasileira de Neurologia Infantil Neurologista Infantil/SBNI
 
Membro associado da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil e Profissionais Afins/ABENEPI
 
Neurologista infantil da APAE- Cariacica

 

Neurologista Infantil  do Núcleo de Atendimento ao Autista Suécia Brasil/NASB
 
Mestrando do serviço de Psicologia Experimental: Análise do Comportamento - PUC/SP

Thiago_Barbosa_Gusmão.png
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 26/09/2022

Mensalidade
De: R$ 760,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades



 
gustavo-corrigido.png
Inscreva-se
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom