Pós-graduação Lato Sensu

Tratamento no Transtorno do Espectro Autista
A primeira pós-graduação em tratamento no autismo no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 19/10/2020

Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami
A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Tratamento no Transtorno do Espectro Autista com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
 
Turma 100% online

Início: 19/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 196,27**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Tratamento no Transtorno do Espectro Autista com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 19/10/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
 
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Tratamento no Transtorno do Espectro Autista

Através deste curso você poderá compreender todo o processo de intervenção com a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista. A ideia é uma apresentação ampla e aprofundada sobre o diagnóstico da pessoa com TEA, a constituição genética e neurobiológica do transtorno.   

 

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).

Ementa

1 – DEFINIÇÃO NOSOLÓGICA DO TEA – ASPECTOS HISTÓRICOS DE CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO. ANATOMIA E NOSOLOGIA DO CÉREBRO.

 

Carga horária: 35h

Essa disciplina tem como objetivo apresentar o transtorno do espectro autista e sua relação com a anatomia e fisiologia do cérebro. A ênfase é apresentar a construção histórica do conceito para uma boa definição atual e para a descrição compreensiva do fenômeno em perspectiva sintomática e estrutural.

 

2 – PSICODIAGNÓSTICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 30h

O objetivo desta disciplina é explorar o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais 5 - DSM 5 e o CID 11, apresentado e válido a partir de 2022, além de uma descrição e avaliação crítica das escalas de rastreio e diagnóstico.

 

3 – NEUROBIOLOGIA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 35h

 

Compreender as estruturas cerebrais e como elas são alteradas em pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

4 – GENÉTICA DO AUTISMO

 

Carga horária: 30h

A disciplina tem a função da apresentação de uma base acerca da genética do autismo, com as variantes genéticas conhecidas, a complexidade das variações de constituição genética no TEA. Também será apresentado o cenário de pesquisa na área e as perspectivas futuras.

 

5 – INTEGRAÇÃO SENSORIAL - OS SENTIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO

 

Carga horária: 85h

Compreender como as informações sensoriais estão sendo moduladas, organizadas e integradas durante as atividades básicas e instrumentais da vida diária é fundamental para desenvolver um trabalho com paciente/aluno que necessita dessa intervenção. O trabalho do terapeuta ocupacional com o método de Integração Sensorial contém princípios que estabelecem uma integração dos sistemas sensoriais, estado de alerta e a regulação das emoções que fornecem a base para a criança desenvolver respostas adaptativas aos desafios que se apresentam no dia a dia.

 

6 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Carga horária: 80h

Objetivo: A disciplina tem a função de apresentar a Análise do Comportamento Aplicada, as bases fundamentais desta ciência, as evidências disponíveis para a intervenção das pessoas com autismo e como funciona uma intervenção baseada em ABA para a intervenção em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, desde a avaliação (apresentando os principais instrumentos), à definição de Plano de Ensino Individualizado - PEI e implementação.

7 – FONOAUDIOLOGIA

Carga horária: 85h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho fonoaudiológico na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Fonoaudiólogas podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

8 – TERAPIA OCUPACIONAL

Carga horária: 85h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho da Terapêuta Ocupacional na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Fonoaudiólogas podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

9 – EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL

Carga horária: 80h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho do Profissional da Educação Física na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Profissionais de Educação Física podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

 

10 – METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 55h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Paulo Liberalesso

 

Médico Neuropediatra do Setor de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital Pequeno Príncipe

Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação

Neuropediátrica do Hospital Menino Deus

Pós-graduado em Neurofisiologia

Mestrado em Neurociências com Área de concentração em Epileptologia

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana.

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP.

Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar.

Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins.

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos.

Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Facilitadores

Paulo Chereguini

 

Doutorado e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP)


Especialização Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pela UFSCar/SP


Especialização Lato Sensu em Ciência do Exercício Físico na Promoção da Saúde e Personal Trainer


Graduação em Educação Física 


Analista do comportamento - acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) desde 03/18


Sócio Pleno ACBr


Estágio em Centro de atendimento escolar para crianças e jovens com atraso no desenvolvimento social e comunicativo, em Riverside - CA (EUA)


Fundador e proprietário do Modelo ExerCiência: Formação, Supervisão e Pesquisa em ABA ao exercício físico para pessoas com atraso no desenvolvimento (Educação Física Especial)


Membro do corpo docente na Pós-graduação do CBI of Miami nos cursos: Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e Tratamento no Transtorno do Espectro Autista


Foi membro pesquisador do LAHMIEI, entre 2006 e 2015


Foi docente no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, na UFSCar/SP


Foi docente substituto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), da Universidade Federal do Ceará (UFC)


Foi docente em cursos de graduação em Educação Física (bach e lic, presencial e EAD) de quatro Centros Universitário da região de Ribeirão Preto/RP


Foi professor efetivo da rede pública do estado de São Paulo por 2 anos, professor de Judô, Jiu-Jitsu e de Defesa pessoal para mulheres
 

Desenvolve pesquisas nas áreas da Psicologia do Esporte, ABA e Educação Física (Adaptada, Especial e Inclusiva) com ênfase em autismo e em avaliação e ensino de comportamento verbal


Foi coordenador do Grupo de Estudo em Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico, na UFC/CE, entre 2016 e 2018

Renata Lima Velloso

 

Fonoaudióloga

 

Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
 

Possui experiência clínica e atua principalmente nos temas: linguagem e comunicação, distúrbios de desenvolvimento e aprendizagem, Transtornos do Espectro do Autismo, Síndrome de Rett, comunicação suplementar e alternativa, PECS (Picture Exchange Communication System), análise do comportamento aplicada e eye tracking.

Alysson R. Muotri

Pós-doutor em neurociência e biologia de células tronco pelo Salk Institute for Biological Studies.

 

Diretor do Stem Cell Program - Institute for Genomic Medicine.

 

Dept. of Pediatrics & Cellular Molecular Medicine.

 

UCSD School of Medicine.

 

Rady Children’s Hospital.
 

Sanford Consortium.

Fernanda Carneiro

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC).

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional.

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®.

Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial.

 

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial.

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo.

Formação no Conceito Bobath Infantil.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 19/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 196,27**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.