Pós-graduação Lato Sensu

Tratamento no Transtorno do Espectro Autista
A primeira pós-graduação em tratamento no autismo no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 19/10/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Tratamento no Transtorno do Espectro Autista com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em Transtorno do Espectro Autista (TEA).
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
 
Turma 100% online

Início: 19/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 156,27**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o Agosto Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Tratamento no Transtorno do Espectro Autista com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 19/10/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
 
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Tratamento no Transtorno do Espectro Autista

Através deste curso você poderá compreender todo o processo de intervenção com a pessoa com o Transtorno do Espectro Autista. A ideia é uma apresentação ampla e aprofundada sobre o diagnóstico da pessoa com TEA, a constituição genética e neurobiológica do transtorno.   

 

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).

Ementa

1 – DEFINIÇÃO NOSOLÓGICA DO TEA – ASPECTOS HISTÓRICOS DE CONSTRUÇÃO DE UM CONCEITO CIENTÍFICO. ANATOMIA E NOSOLOGIA DO CÉREBRO.

 

Carga horária: 35h

Essa disciplina tem como objetivo apresentar o transtorno do espectro autista e sua relação com a anatomia e fisiologia do cérebro. A ênfase é apresentar a construção histórica do conceito para uma boa definição atual e para a descrição compreensiva do fenômeno em perspectiva sintomática e estrutural.

 

2 – PSICODIAGNÓSTICO NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 30h

O objetivo desta disciplina é explorar o Manual Estatístico e Diagnóstico de Transtornos Mentais 5 - DSM 5 e o CID 11, apresentado e válido a partir de 2022, além de uma descrição e avaliação crítica das escalas de rastreio e diagnóstico.

 

3 – NEUROBIOLOGIA NO TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA

 

Carga horária: 35h

 

Compreender as estruturas cerebrais e como elas são alteradas em pessoas com Transtorno do Espectro Autista.

4 – GENÉTICA DO AUTISMO

 

Carga horária: 30h

A disciplina tem a função da apresentação de uma base acerca da genética do autismo, com as variantes genéticas conhecidas, a complexidade das variações de constituição genética no TEA. Também será apresentado o cenário de pesquisa na área e as perspectivas futuras.

 

5 – INTEGRAÇÃO SENSORIAL - OS SENTIDOS PARA O DESENVOLVIMENTO

 

Carga horária: 85h

Compreender como as informações sensoriais estão sendo moduladas, organizadas e integradas durante as atividades básicas e instrumentais da vida diária é fundamental para desenvolver um trabalho com paciente/aluno que necessita dessa intervenção. O trabalho do terapeuta ocupacional com o método de Integração Sensorial contém princípios que estabelecem uma integração dos sistemas sensoriais, estado de alerta e a regulação das emoções que fornecem a base para a criança desenvolver respostas adaptativas aos desafios que se apresentam no dia a dia.

 

6 – ANÁLISE DO COMPORTAMENTO APLICADA

Carga horária: 80h

Objetivo: A disciplina tem a função de apresentar a Análise do Comportamento Aplicada, as bases fundamentais desta ciência, as evidências disponíveis para a intervenção das pessoas com autismo e como funciona uma intervenção baseada em ABA para a intervenção em pessoas com o Transtorno do Espectro Autista, desde a avaliação (apresentando os principais instrumentos), à definição de Plano de Ensino Individualizado - PEI e implementação.

7 – FONOAUDIOLOGIA

Carga horária: 85h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho fonoaudiológico na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Fonoaudiólogas podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

8 – TERAPIA OCUPACIONAL

Carga horária: 85h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho da Terapêuta Ocupacional na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Fonoaudiólogas podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

9 – EDUCAÇÃO FÍSICA ESPECIAL

Carga horária: 80h

Conhecer e compreender as principais diretrizes do trabalho do Profissional da Educação Física na intervenção com pessoas com o Transtorno do Espectro Autista e quadros associados. A profissional irá acentuar a forma como Profissionais de Educação Física podem participar de grupos multidisciplinares nesta intervenção.

 

10 – METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 55h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Paulo Liberalesso

 

Médico Neuropediatra do Setor de Neurofisiologia e Epilepsia do Hospital Pequeno Príncipe

Sócio-fundador do CERENA - Centro de Reabilitação

Neuropediátrica do Hospital Menino Deus

Pós-graduado em Neurofisiologia

Mestrado em Neurociências com Área de concentração em Epileptologia

Doutorado em Distúrbios da Comunicação Humana.

Lucelmo Lacerda de Brito

Doutor em Educação pela PUC-SP.

Pós-Doutorando em Educação Especial pela UFSCar.

Professor da Especialização em Autismo TEA-TDIC da Universidade Federal de Tocantins.

Autor do livro “Transtorno do Espectro Autista: uma brevíssima introdução”.

Especialista em Educação Especial, Inclusiva e Políticas de Inclusão. Pesquisa a representação da pessoa com TEA, Inclusão escolar e Mediação escolar em processos inclusivos.

Membro do Grupo de Trabalho do Conselho Nacional de Educação - CNE de revisão das Diretrizes Nacionais de Educação Especial.

Facilitadores

Paulo Chereguini

 

Doutorado e Mestrado em Educação Especial pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar/SP)


Especialização Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, pela UFSCar/SP


Especialização Lato Sensu em Ciência do Exercício Físico na Promoção da Saúde e Personal Trainer


Graduação em Educação Física 


Analista do comportamento - acreditado pela Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental (ABPMC) desde 03/18


Sócio Pleno ACBr


Estágio em Centro de atendimento escolar para crianças e jovens com atraso no desenvolvimento social e comunicativo, em Riverside - CA (EUA)


Fundador e proprietário do Modelo ExerCiência: Formação, Supervisão e Pesquisa em ABA ao exercício físico para pessoas com atraso no desenvolvimento (Educação Física Especial)


Membro do corpo docente na Pós-graduação do CBI of Miami nos cursos: Intervenção ABA para Autismo e Deficiência Intelectual e Tratamento no Transtorno do Espectro Autista


Foi membro pesquisador do LAHMIEI, entre 2006 e 2015


Foi docente no curso de Pós-graduação Lato Sensu em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, na UFSCar/SP


Foi docente substituto no Instituto de Educação Física e Esportes (IEFES), da Universidade Federal do Ceará (UFC)


Foi docente em cursos de graduação em Educação Física (bach e lic, presencial e EAD) de quatro Centros Universitário da região de Ribeirão Preto/RP


Foi professor efetivo da rede pública do estado de São Paulo por 2 anos, professor de Judô, Jiu-Jitsu e de Defesa pessoal para mulheres
 

Desenvolve pesquisas nas áreas da Psicologia do Esporte, ABA e Educação Física (Adaptada, Especial e Inclusiva) com ênfase em autismo e em avaliação e ensino de comportamento verbal


Foi coordenador do Grupo de Estudo em Análise do Comportamento Aplicada & Exercício Físico, na UFC/CE, entre 2016 e 2018

Renata Lima Velloso

 

Fonoaudióloga

 

Mestre e Doutora em Distúrbios do Desenvolvimento pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. 
 

Possui experiência clínica e atua principalmente nos temas: linguagem e comunicação, distúrbios de desenvolvimento e aprendizagem, Transtornos do Espectro do Autismo, Síndrome de Rett, comunicação suplementar e alternativa, PECS (Picture Exchange Communication System), análise do comportamento aplicada e eye tracking.

Alysson R. Muotri, Ph.D.

Pós-doutor em neurociência e biologia de células tronco pelo Salk Institute for Biological Studies.

 

Diretor do Stem Cell Program - Institute for Genomic Medicine.

 

Dept. of Pediatrics & Cellular Molecular Medicine.

 

UCSD School of Medicine.

 

Rady Children’s Hospital.
 

Sanford Consortium.

Deborah Kerches

Neuropediatria e Saúde Mental Infantojuvenil


Graduação - Faculdade de Medicina de Itajubá – Município de Itajubá, Minas Gerais.


Residência Médica pela Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (Unesp-Botucatu), na área de Pediatria e área de Neuropediatria.


Título de Especialista em Pediatria e Neurologia Pediátrica pelo Conselho Regional de Medicina do Estado de São Paulo e Associação Médica Brasileira.


Título de Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria.


Diretora do Centro de Atenção Psicossocial Infantojuvenil de Piracicaba.


Supervisora médica no Brasil e neuropediatra do Projeto Capacita Angola Benguela.


Preceptora do Programa de Residência Médica em Pediatria da Prefeitura de Piracicaba – SP, Decreto nº 16.230, de 15/06/2015; em exercício.


Pós-Graduação Lato-Sensu - Especialização em Preceptoria em Residência Médica no SUS pelo Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Sírio Libanês.

 

Trabalho de Conclusão de Curso: O despertar de novos saberes.


Membro da Sociedade Brasileira de Neuropediatria.


Membro da Associação Brasileira de Neurologia e Psiquiatria Infantil (ABENEPI).


Membro da Academia Brasileira de Neurologia.


Membro da Associação Francesa La cause des bébés.


Membro da Sociedade Brasileira de Cefaleia.

Fernanda Carneiro

Terapeuta ocupacional com Certificação Internacional em Integração Sensorial® pela The University of Southern California (USC).

Professora do Instituto Federal do Rio de Janeiro de Terapia Ocupacional.

Formação em Medida de Fidelidade da Intervenção de Integração Sensorial de Ayres®.

Membro da Associação Brasileira de Integração Sensorial.

 

Capacitação em Alimentação e desfralde em Integração Sensorial.

Capacitação para Implementação de Integração Sensorial de Ayres® em Crianças com Autismo.

Formação no Conceito Bobath Infantil.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 19/10/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 156,27**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
O objetivo do CBI é levar informação de qualidade para o maior número de pessoas possível. O mais importante para nós é lutar pela causa no Brasil e, por isso, nós buscamos parcerias ao redor do mundo para conseguir lançar projetos como o Agosto Solidário, e oferecer os treinamentos a um valor acessível a todos.
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.