top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Pós-graduação em Dependência Química
A primeira pós-graduação em Dependência Química no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 13/05/2024

Ziyad Abdel Hadi.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 13/05/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Ziyad Abdel Hadi.png

Inscreva-se:

Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química com 12 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 24 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 7 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 360 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma:
início em 13/05/2024.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.

- Ao término dos 24 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: g
raduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

A Pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química visa orientar os profissionais de saúde mental sobre o uso abusivo e dependência das principais drogas lícitas e ilícitas, além de comportamentos aditivos (tais como jogos, videogame, comida e compras), auxiliando na prevenção, rastreio, diagnóstico e tratamento das dependências (terapias comunitárias, entrevista motivacional, terapia cognitivo-comportamental, terapia familiar, mindfulness e tratamentos farmacológicos). 
 

No Brasil, segundo o estudo LENAD II (UNIFESP), 1 em cada 10 brasileiros, em média, tem problemas relacionados ao álcool. Na cidade de São Paulo, dados do estudo São Paulo Megacity (USP) evidenciam que 11 % de sua população teve algum problema relacionado ao uso abusivo de substâncias ao longo da vida. Segundo a ONU, em 2020, 269 milhões de pessoas consumiram drogas ilícitas no mundo.
 

No mundo contemporâneo, as mudanças de referências, de valores e das relações interpessoais nos convidam ao melhor preparo para lidar com as toxicomanias. A humanidade usa entorpecentes desde a Antiguidade, entretanto, a relação que o indivíduo vai estabelecendo com a substância muda a cada geração. Adolescentes começam a usar drogas em idade cada vez mais precoce, e a grande oferta de prazeres instantâneos promove uma epidemia crescente dos transtornos aditivos. Há alguns anos, os jogos de videogame se completavam, ao final da partida, com a frase Game Over (“o jogo acabou”). Os jogos eletrônicos agora são intermináveis, inesgotáveis, um reflexo da nossa sociedade atual.
 

Ao longo do curso, haverá um enfoque biopsicossocial, levando em conta os aspectos sociais, psicológicos, familiares, neurobiológicos e farmacológicos do uso e abuso de substâncias psicoativas e das dependências não químicas. Também serão abordadas as políticas públicas de maior impacto no tratamento. 
 

Os comportamentos compulsivos vão estreitando o repertório dos seus pacientes, sendo necessário apontar outras possibilidades de vida, resgatando o potencial de cada ser para a saúde.

Objetivo

O objetivo do curso de Pós-graduação Lato Sensu em Dependência Química é fornecer, aos profissionais da área de saúde mental, as principais ferramentas para lidarem com o uso abusivo e dependência de substâncias psicoativas e transtornos aditivos, através da prevenção, diagnóstico e tratamento, integrando uma visão biopsicossocial sobre o paciente.


Público-alvo


Profissionais da saúde mental, médicos, psicólogos, terapeutas ocupacionais, assistentes sociais, enfermeiros, educadores físicos, conselheiros em dependência química e terapeutas de família.



Ementa
 

1 - INTRODUÇÃO AO CONCEITO DE DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Introdução ao conceito de dependência química; classificação das substâncias psicotrópicas; epidemiologia do uso de drogas psicoativas; diferenças entre drogas lícitas e ilícitas; classificação diagnóstica de uso abusivo e dependência de substâncias (CID 10 e CID 11); classificação diagnóstica dos Transtornos por Uso de Substâncias (DSM V); explorar as principais dependências comportamentais (não químicas); neurobiologia das dependências químicas; circuito de recompensa do cérebro; e noções básicas de psicopatologia fenomenológica das dependências.

 

2 - AVALIAÇÃO E MANEJO DE SUBSTÂNCIAS LÍCITAS

 

Carga horária: 50h

 

Objetivo: História do uso de substâncias lícitas (tabaco, álcool e cafeína). Farmacologia do tabaco, do álcool e da cafeína. Conceito de dependência química relacionado às substâncias lícitas. Quadro clínico das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Manejo clínico das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Comorbidades clínicas e psiquiátricas das dependências de álcool, tabaco e cafeína (Patologia Dual). Tratamentos biológicos das dependências de álcool, tabaco e cafeína. Tratamentos não biológicos das dependências de álcool, tabaco e cafeína.

 

 

3 - ENTREVISTA MOTIVACIONAL E MODELOS DE PREVENÇÃO

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Entender o conceito de motivação e suas implicações para a mudança do comportamento. Conhecer os estágios de mudança do comportamento. Compreender a Entrevista Motivacional na prática clínica com usuários ou abusadores de substâncias psicoativas almejando a resolução da ambivalência para a mudança comportamental. Conhecer os principais modelos de prevenção, suas características e os locais onde podem ser aplicados com direcionamento para diferentes públicos-alvo. Identificar os principais Fatores de Risco e Proteção para o uso e abuso de substâncias psicoativas. Apresentar os conceitos de Educação Socioemocional. Desenvolver regulação emocional, considerada atualmente a base da saúde mental. Exercitar empatia e resiliência, possibilitando assim uma maior capacidade de gerenciamento das emoções, de socialização, de formas para lidar com conflitos e solução de problemas. Entender os benefícios da Educação Socioemocional no desempenho cognitivo, na redução do comportamento agressivo, de exclusão e bullying e na prevenção ao uso de álcool e drogas.

 

 

4 - PSICOTERAPIAS NAS DEPENDÊNCIAS E ADIÇÕES

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Apresentar aos participantes os conceitos centrais das Terapias Cognitivo-Comportamentais, sua aplicação no manejo e tratamento (temas centrais e temas específicos) dos Transtornos por Uso de Substâncias e nas Dependências Comportamentais, bem como os modelos delas derivados: Prevenção da Recaída e Treinamento de Habilidades Sociais e de Enfrentamento de Situações de Risco.

 

 

5 - AVALIAÇÃO E MANEJO DE SUBSTÂNCIAS ILÍCITAS E DAS DEPENDÊNCIAS COMPORTAMENTAIS

 

Carga horária: 60h

 

Objetivo: Diagnosticar e tratar os principais transtornos relacionados ao uso de substâncias ilícitas, com enfoque nas substâncias ilícitas mais prevalentes na população, cannabis e cocaína. Neurobiologia do sistema de recompensa do cérebro. Tratamentos farmacológicos para as dependências químicas. Tratamento biopsicossocial. Epidemiologia das dependências não químicas (dependências comportamentais). Diagnosticar os transtornos da impulsividade mais prevalentes em nosso meio (jogo patológico, videogame, compulsão por compras, compulsão por sexo e automutilação). Tratamentos biológicos das dependências comportamentais. Tratamentos não biológicos das dependências comportamentais.

 

 

6 - MODELOS DE TRATAMENTO EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

Carga horária: 80h

 

Objetivo: Modelos de tratamento existentes com famílias de dependentes químicos. Dinâmica e funcionamento do sistema familiar. Ferramentas para um diagnostico familiar. Intervenções familiares em diferentes settings. Adolescentes em situação de abuso de substâncias (contexto sociocultural, adolescência como fase da vida em maior exposição, prevalências, consequências e modelos de intervenção). Sexualidade e dependência química (explanação dos conceitos da sexualidade: Dimensão Biopsicossocial, Comportamentos x Substâncias Específicas, População LGBTQIA+; Práticas Clínicas para a interface da sexualidade e tratamento do abuso e dependência química). Apresentar o conceito de Mindfulness (atenção plena) no qual se refere a um estado mental/psicológico presente em todos os indivíduos e que pode ser treinado. A meditação é uma das técnicas mais utilizadas para se obter esse estado, trazendo assim diversos benefícios à saúde e ao tratamento das dependências.
Apresentar os conceitos centrais da Psicoterapia Positiva, sua metodologia e aplicabilidade no tratamento das dependências químicas e comportamentais
.

 

 

7 - LEGISLAÇÃO E ORGANIZAÇÃO DE SERVIÇOS EM DEPENDÊNCIA QUÍMICA

 

Carga horária: 50h

 

Objetivo: Apresentar os conceitos de internação voluntária, involuntária e compulsória. Introdução à Reforma Psiquiátrica Brasileira. Apresentar a organização de serviços de tratamento em dependência química, sobretudo no âmbito do SUS. Identificar os elementos da Rede de Atenção Psicossocial brasileira (RAPS). Descrever a rede de apoio (UBS, CAPS, comunidades terapêuticas, consultório de rua, residências terapêuticas, unidades de acolhimento e centro de convivência).


*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Ziyad Abdel Hadi 

Graduado em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas (UFPEL)

 

Membro Titular da Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

 

Especialista em Dependência Química (HCFMUSP)

 

Psiquiatra do Hospital das Clínicas Perdizes (FFMUSP)

 

Preceptor do projeto PROADI Hospital Albert Einstein/Ministério da Saúde

 

Psicogeriatra pela Associação Brasileira de Psiquiatria (ABP)

 

Especialização em Psicopatologia Fenomenológica (Santa Casa - SP)

 

Pós-graduação em Docência e Preceptoria Médica (Faculdade Ciências da Saúde Albert Einstein)

Ziyad.png
Facilitadores

Gilberto D'Elia 

Graduado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP
 

Residência Médica no Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
 

Ex-Membro do Grupo Interdisciplinar de Estudos em Álcool e Drogas do Instituto de Psiquiatria do HCFMUSP
 

Ex-Preceptor de Psiquiatria na Faculdade de Medicina da USP
 

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina da USP com a temática de Ensino Médico em Psiquiatria
 

Professor Associado das Disciplinas de Psiquiatria e Psicologia Médica do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC (CU-FMABC)
 

Coordenador dos Ambulatórios de Interconsulta Psiquiátrica Geral e Interconsulta Psiquiátrica em Hebiatria do Centro Universitário Faculdade de Medicina do ABC

Gilberto D'Elia - Quadrada.png

Neide Aparecida Zanelatto Alves da Silva

 

Psicóloga Clínica pela UMESP com Aperfeiçoamento em Terapia Cognitivo-Comportamental.
 

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP
 

Mestre em Psicologia da Saúde pela UMESP
 

Coordenadora e Docente na UPPSI – Unidade de Aperfeiçoamento Profissional em Psicologia e Psiquiatria

Neide Zanelatto.png

Roberta Payá

Doutora em Saúde Mental pela UNIFESP
 

Mestre em Terapia Familiar Sistêmica pela Universidade de Londres
 

Educadora e Terapeuta Sexual pela UNISAL
 

Especialista em Dependência Química pela UNIFESP
 

Membro da Associação Paulista de Terapia Familiar e da Associação Brasileira de Álcool e Drogas 
 

Psicóloga, Terapeuta Familiar e de Casal
 

Terapeuta da LOVEPLAN
 

Autora dos Livros ‘’Intervenções Familiares para Abuso e Dependência de Álcool e outras Drogas’’, ‘’Intercâmbio das Psicoterapias e Dinâmicas de Grupo’’ e ‘’Atividades Clínicas Aplicadas ao uso de Substância Psicoativas’’

Roberta Payá.jpg

Janaina Luisi Turisco Caverni

Graduação em Psicologia pela Universidade Paulista
 

Especialista em Promoção de Saúde, Prevenção e Tratamento da Dependência Química pela Universidade Federal de São Paulo
 

Especialista e Instrutora Profissional de Mindfulness e Saúde pela Universidade Federal de São Paulo
 

Instrutora certificada em Mindfulness aplicado a promoção da saúde – Protocolo MBHP (Mindfulness Based Health Promotion) pela Universidade Federal de São Paulo
 

Instrutora certificada em Prevenção de Recaída baseada em Mindfulness – Protocolo MBRP (Mindfulness Based Relapse Prevention) pela Universidade Federal de São Paulo
 

Instrutora certificada em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness – Protocolo MBCT (Mindfulness Based Cognitive Therapy) pela Oxford Mindfulness Centre – Reino Unido
 

Instrutora certificada no Protocolo Viver Compassivo baseado em Mindfulness – Mindfulness-Based Compassionate Living (MBCL) pelo Instituto Plenativamente
 

Membro do Centro Brasileiro de Pesquisa e Formação em Mindfulness e Manejo Emocional – Universidade Federal de São Paulo
 

Formação em Entrevista Motivacional – Instituto Neliana Buzi Figlie

Janaina Luisi Turisco Caverni.jpg

Vivian Miucha Moura Barbosa

Psicóloga


Mestre em Psicologia da Saúde – Universidade Metodista de São Paulo (UMESP)


Especialista em Dependência Química – UNIFESP


Especialista em Saúde Mental da Infância e Adolescência pelo Departamento de Psiquiatria Infantil – UNIFESP


Licenciada TRI-P – Programa de Educação Socioemocional

Vivian Miucha Moura Barbosa.jpg
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 13/05/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 298,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Ziyad Abdel Hadi.png

Inscreva-se:

Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page