Pós-graduação Lato Sensu

Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia
A primeira pós-graduação em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 11/10/2021

Ricardo Ambrosio.png
Banner AVM CDD e CBI copy.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.

Fisioterapeutas agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 11/10/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 182,13**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Ricardo Ambrosio.png
 
Inscreva-se!
Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.

 
- Próxima turma: início em 11/10/2021.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.

- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: Graduação completa em Fisioterapia.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia

O desenvolvimento humano ocorre frente a um sistema de integrações complexas com início embrionário, minucioso e preciso, moldando a maquinaria biológica para interagir e se desenvolver frente as relações com o meio ambiente.

O desenvolvimento dos diferentes sistemas (respiratório, circulatório, cardíaco, neurológico, musculoesquelético...) é primordial para a possibilidade da vida, no entanto, ainda que bem desenvolvidos, o segundo desafio se faz valer, a interação entre tais sistemas.

Qualquer alteração que seja do desenvolvimento ou da interação entre os sistemas, congênita ou adquirida, pode levar a um colapso parcial ou total de um ou mais destes, demandando uma atenção e cuidado especial e especializado.

A neonatologia e pediatria são áreas encantadoras e desafiadoras. Um universo à parte onde o menor estímulo pode gerar grandes efeitos que irão perdurar por toda a vida deste pequeno ser. É preciso um estudo detalhado e focado em cada período do desenvolvimento, além das condições específicas de saúde.

A cada dia o sistema de saúde (público e privado) cria serviços específicos, focados no cuidado e atenção a esta população, criando uma crescente demanda de serviços especializados.

 

Objetivo

 

Capacitar o aluno a atuar em pediatria e neonatologia, de forma especializada e focada nos diferentes sistemas envolvidos nas condições de saúde específicas e do desenvolvimento, com grande imersão no mundo hospitalar e intensivos, desenvolvendo habilidades únicas e de grande carência no mercado de trabalho atual.

Público-alvo

 

Fisioterapeutas.

Ementa

1 - ESTUDOS ANATOMOFISIOLÓGICOS DO RECÉM-NASCIDO E DA CRIANÇA

Carga horária: 48h

Objetivo: O objetivo da disciplina é estudar a estruturação e o desenvolvimento dos sistemas cardiovascular e respiratório do recém-nascido e da criança considerando seus aspectos morfológicos e fisiológicos inerentes a cada faixa etária. Em adição, será abordada a interação entre os dois sistemas, essencial para a harmonia das funções orgânicas.

2 - DESENVOLVIMENTO PSICOMOTOR E DOR

Carga horária: 60h

Objetivo: Compreender os aspectos relacionados ao desenvolvimento psicomotor com suas possibilidades de alterações, perceptíveis a exames clínicos ou complementares; reconhecer tais alterações alinhando a mobilização precoce para mitigar tais condições, além de estar apto a orientar os familiares quanto as necessidades de cuidados específicos; desvendar a neurofisiologia da dor com suas implicações clínicas, sendo capaz de avaliar a dor e populações específicas incapazes de autorrelato preciso. 

3 - PROPEDÊUTICA RESPIRATÓRIA

Carga horária: 48h

Objetivo: Neste módulo será explicitado os aspectos fisiológicos e fisiopatológico do sistema respiratório em neonatologia e pediatria, com intuito de facilitar o entendimento de como uma boa avaliação e propedêutica das patologias afetam este sistema e causa grande impacto por meio da insuficiência respiratória, no que diz respeito a hipoxemia e hipercapnia, por exemplo. Ficará fácil compreender como as afecções pulmonares alteram o sistema respiratório, e como deverá ser o olhar clínico do profissional ao interpretar exames de imagens, Hemogasometria, capnografia, gráficos ventilatórios, mecânica pulmonar, entre outros.  Neste sentido, poder-se-á oferecer uma abordagem avaliativa, analisando melhor situações que podem surgir durante o internamento hospitalar, seja na UTI, enfermaria ou emergência. A insuficiência respiratória será discutida e analisada de forma integral, propiciando melhor manejo terapêutico e um desfecho clínico favorável ao melhor prognóstico possível.

 

4 - OXIGENOTERAPIA E VENTILAÇÃO MECÂNICA EM NEONATOLOGIA

Carga horária: 60h

Objetivo: Capacitar o profissional quanto às principais estratégias utilizadas no processo da ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva em neonatologia com foco nos principais parâmetros, características e métodos adotados nas diferentes patologias e situações. Desenvolver a visão diferenciada quanto aos cuidados e manejo da oxigenoterapia e ventilação mecânica em neonatologia.

5 - OXIGENOTERAPIA E VENTILAÇÃO MECÂNICA EM PEDIATRIA

 

Carga horária: 48h

Objetivo: Compreender os efeitos fisiológicos e terapêuticos da oxigenoterapia e da Canula nasal de alto fluxo (CNAF) em Pediatria e Neonatologia. Conhecer as formas de administração dos dispositivos de baixo e alto fluxo. Indicações e contraindicações. Contextualizar a aplicabilidade  da oxigenoterapia e da CNAF baseado em evidência cientifica, guidelines e diretrizes nacionais e internacionais. Discutir o manejo e a aplicabilidade da ventilação mecânica não invasiva (VMNI) na população infantil no contexto hospitalar, unidades críticas, emergência e unidades de internação. Diferenciar modos e modalidades CPAP, VNI , BINIVEL, NIPPV, CPAP Bolhas. Definir como instituir a VMNI nos diversos tipos de insuficiência respiratória Tipo 1 e 2.

6 - VENTILAÇÃO MECÂNICA INVASIVA EM PEDIATRIA

Carga horária: 72h

Objetivo: Capacitar o profissional quanto às principais estratégias utilizadas no processo da ventilação mecânica em Unidade de Terapia Intensiva Pediátrica com foco nos principais parâmetros, características e métodos adotados nas diferentes patologias e situações.

7 - FISIOTERAPIA EM CONDIÇÕES DE SAÚDE DIFERENCIAIS

Carga horária: 108h

Objetivo: A neonatologia e a pediatria cursam com diferentes condições de saúde específicas, que merecem atenção, estudo e cuidados específicos para o manejo adequado, como Doença do refluxo gastroesofágico/Lactente sibilante, asma infantil, fibrose cística, anemia falciforme, bronquiolite viral aguda, além dos aspectos específicos da oncologia pediátrica e dos cuidados paliativos. Essa disciplina traz a luz todas as informações e conhecimentos fundamentais, para tais cuidados, despertando o raciocínio crítico e atualizado, preparando o alunado para sua atuação frente a estas condições de saúde. 

 

8 - FISIOTERAPIA NAS URGÊNCIAS E EMERGÊNCIAS NEONATOLÓGICAS E PEDIÁTRICAS

Carga horária: 48h

Objetivo: Instruir o profissional a identificar e tratar situações de emergência, assim como reduzir o agravamento do quadro clínico. Formar profissionais capazes de prestar atendimento fisioterapêutico rápido e eficiente nos momentos críticos. Desenvolver habilidades para realizar o manejo e tomar decisões rápidas, precisas e assertivas em momentos de urgência e emergência nas condições de saúde específicas em neonatologia e pediatria.

9 - PATOLOGIAS NEONATAIS

Carga horária: 60h

Objetivo: Discorrer a evolução patológica, etiológica e o desenvolvimento das principais patologias neonatais, correlacionado com os aspectos clínicos, fazendo com que o aluno tenha as bases para a avaliação, diagnóstico e possa traçar objetivos e condutas baseadas em evidência científica, aliado a prática beira leito.

10 - METODOLOGIA DE PESQUISA

Carga horária: 48h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenação Geral

Ricardo Ambrosio

Mestre em Pesquisa em Cirurgia pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo

Membro da Sociedade Brasileira de Estudo em Dor (SBED)

Graduação em Fisioterapia pela Universidade Cidade de São Paulo 

 

Graduação em Acupuntura Energética e Terapias Orientais pelo Centro de Estudos de Acupuntura e Terapias Alternativas

Graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Cidade de São Paulo 

Professor em pós-graduações na Universidade Municipal de São Caetano do Sul, Coordenador de pós-graduação na UNYLEYA EDITORA E CURSOS S/A e de graduação e supervisão de estágio na Universidade Anhanguera de São Paulo

Atuando principalmente nos seguintes temas: Dor crônica, disfunções musculoesquelética e reabilitação

Douglas da Luz

Graduado em Fisioterapia pela Universidade São Judas Tadeu - USJT


Aprimoramento em Fisioterapia Cardiorrespiratória Adulto e Pediátrica pela USJT


Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de Misericórdia de São Paulo (FCMSCSP)


Mestre em Pesquisa em Cirurgia pela FCMSCSP


Fisioterapeuta assistencial em UTI Pediátrica na Irmandade Santa Casa de São Paulo


Preceptor de estágio em UTI pediátrica no curso de pós-graduação em Fisioterapia Cardiorrespiratória e Hospitalar pela FCMSCSP

Facilitadores

Aline Coelho Quezadas

Fisioterapeuta e Bióloga


Mestre e Doutora em Ciências pela USP


Experiência como professora das disciplinas de ciências básicas dos cursos de graduação e pós-graduação na área da saúde


Experiência como coordenadora dos cursos de graduação de Fisioterapia e CST em Estética e Cosmética, coordenadora do curso de pós-graduação em Neurociências da Aprendizagem


Experiência em desenvolvimento de conteúdo para a graduação e pós-graduação para a DP Content, Kroton, Doc Sity, Unyleya, Fametro e Unisa


Professora de Anatomia e Microbiologia do curso de Medicina da Universidade Santo Amaro (UNISA)


Professora na disciplina de Anatomia de Cabeça e Pescoço para o curso de Odontologia e professora dos cursos de graduação da Pitágoras Ampli

Paulo Heraldo Valle

Fisioterapeuta pela Universidade Federal de São Carlos – UFSCAR

Mestrado e Doutorado pela UFSCAR

Consultor AD HOC do MEC

Membro da Comissão de Sindicância do CREFITO 3, da Comissão Assessora do ENADE, da Comissão de Qualificação de Cursos e da Comissão de Educação do COFFITO

Presidente e vice da ABENFISIO

Publicou mais de 10 livros na área de produção de conteúdo em mais de 80 disciplinas para cursos de graduação e pós-graduação, presenciais e à distância

Renata Teodoro

Fisioterapeuta especialista em Terapia Intensiva, Pneumologia e Cardiologia

Mestre e Doutora em Ciências pela disciplina de Pneumologia – Departamento de Medicina UNIFESP

Pós-doutora em Saúde Pública pela Faculdade de Saúde Pública da USP

Pesquisadora do Departamento de Medicina na disciplina de Pneumologia, linha de pesquisa em risco cirúrgico, área de concentração de pesquisa clínica em humanos

Pesquisadora pelo Ministério da Saúde do Brasil do Grupo Internacional de Desenvolvimento, Tecnologia e Pesquisa para COVID-19

Professora Titular dos cursos de pós-graduação em Saúde da UNI9

Professora convidada dos cursos de pós-graduação da PUC no Rio de Janeiro e em Goiânia, da Universidade de São Caetano do Sul e da pós-graduação da Liga da Fisiointensiva

Idealizadora, conteudista e professora da plataforma Clínica Play de cursos de extensão em saúde e Diretora da Valor à Vida - Cuidadores de Pessoas

Atuou como fisioterapeuta preceptora das UTI's do Instituto Central do Hospital das Clínicas da FMUSP, fisioterapeuta assistencial e preceptora das UTIs da Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de SP

João Marcos Souza

Mestre em Ciências da Saúde com foco em Medicina Crítica e Especialista em Fisioterapia Neonatal e Pediátrica pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Docente adjunto na pós-graduação de Medicina em Urgências Pediátricas pelo Hospital Israelita Albert Einstein

Docente titular na pós-graduação em Fisioterapia Intensiva Pediátrica da Physio Cursos SP/FABIC

Experiência nas áreas de Fisioterapia em Terapia Intensiva, atuando principalmente sobre as seguintes linhas de pesquisas: Pediatria, Neonatologia, Educação do Ensino Superior, Ventilação Pulmonar Mecânica, Fisiologia Respiratória e Novas Tecnologias em Terapia Intensiva

Jonathan Luiz da Silva

Graduado em Fisioterapia pela Universidade Nove de Julho

Especialista em Fisioterapia Cardiorrespiratória InCor FMUSP

 

Especialista em Fisioterapia Pediátrica e Neonatologia - Instituto da Criança ICr USP

Mestre e Doutorando em Ciências da Reabilitação pela Universidade Nove de Julho

Atua como Fisioterapeuta na Santa Casa de Misericórdia de São Paulo

Experiência na área de Fisioterapia Cardiorrespiratória e Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto

Linhas de pesquisas nos seguintes temas: exercício, função pulmonar, capacidade funcional, qualidade de vida em crianças e adolescentes com doenças hematológica e cardiológica

Robson Almeida

Graduado em Fisioterapia e Mestre em Ciências da Saúde pela UESC-BA

Especialista em Cardiorrespiratória e Traumato-Ortopedia

Tutor da Residência de Saúde Pública da UESC

Membro da Sociedade Brasileira de Terapia Intensiva

Professor de graduação da FMT-BA e professor de pós-graduação nas áreas de Fisioterapia e Enfermagem das Faculdades NacionalFisio, FMT, Unigrad, FAINOR e Universe

Professor de cursos na área de Ventilação Mecânica, Reabilitação Cardiopulmonar, Reabilitação de Paciente Crítico e de Interpretação de Exames Complementares

Plantonista do Centro de Terapia Intensiva do HRCC – Ilhéus, da Unidade Cardiointensiva de Itabuna; da UTI COVID – Itabuna

Membro da Equipe de Cirurgia Cardiovascular da SCMI

Experiência em Reabilitação Cardiopulmonar após procedimentos hemodinâmicos, IAM e CRVM

Autor de artigos correlacionados a Pneumopatia Diabética

Francyellen Godoy

Especialista em Fisioterapia Hospitalar Cardiorrespiratória Intensiva pela Faculdade de Ciências Médicas Santa Casa de São Paulo

Atuação em preceptoria (graduação) em Universidade Anhanguera de São Paulo, Hospital das Clínicas da Universidade São Paulo (pós-graduação e residência) e Physiocursos São Paulo (pós-graduação)

Docente em Universidade FIEO

Coordenadora da equipe de Fisioterapia em Hospital do Servidor Público de São Paulo - IAMSPE e Hospital Infantil Cândido Fontoura, pela Kairós Multicuidados

Glaucia Cassemiro

Especialista em Neonatologia pela Universidade Estadual de Campinas

Mestranda em Saúde da Criança e do Adolescente pela UNICAMP

Professora e Preceptora de Estágio da pós-graduação em Terapia Intensiva Neonatal e Pediátrica na Physiocursos

Professora da pós-graduação em Fisioterapia Hospitalar na Physiocursos

 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 11/10/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 182,13**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Ricardo Ambrosio.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom