Pós-graduação Lato Sensu

Fonoaudiologia no
Transtorno do Espectro Autista
A primeira pós-graduação em fonoaudiologia no autismo do Brasil
com selo internacional

Turma online. Início: 18/05/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Fonoaudiologia no Autismo com selo internacional do país.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa autista no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas em autismo.
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 18/05/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 18/05/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Fonoaudiologia no Transtorno do Espectro Autista

A linguagem é uma capacidade especificamente humana através do qual nos comunicamos, aprendemos e pensamos.

Uma vez que conhecemos seus processos, tanto de aquisição e desenvolvimento, quanto a influência de fatores internos e externos, podemos reconhecer o que é ou não esperado de acordo com cada faixa etária.

 

O papel do cérebro, as áreas específicas da linguagem, a expressão, a audição, controle motor para a articulação são sistemas complexos que precisam de um funcionamento harmonioso para que a comunicação se transforme em linguagem verbal.

 

Através deste curso você poderá compreender os processos, as etapas, o que é esperado dentro da faixa etária, como “estimular” de maneira precoce afim de evitar possíveis alterações futuras e como lidar com o paciente/aluno que precisa de algum método alternativo ou intervenção específica.

 

A capacidade de se comunicar do ser humano pode ser observada muito antes dele emitir a primeira palavra com sentido. O choro, o olhar, a compreensão das situações ao seu redor, os gestos e as expressões faciais são fundamentais para a construção da linguagem. O caminho que percorremos até sermos capazes de nos comunicar por uma linguagem estruturada é longo e requer funções corticais como atenção, atenção compartilhada, memória, capacidade de generalização, capacidade motora e empatia.

 

Desta forma, conhecer o desenvolvimento da linguagem requer um estudo aprofundado dos aspectos primordiais da comunicação. Somente após esse estudo será possível, para um profissional, realizar uma avaliação ou intervenção de qualidade.

 

Por outro lado, os comportamentos comunicativos e a linguagem são imprescindíveis para a socialização de qualidade, sem essas habilidades bem trabalhadas, o sujeito encontrará dificuldades sociais importantes que irão prejudicar o seu estar no mundo.

Assim, os módulos desse curso se propõem não só a estudar a comunicação e o desenvolvimento da linguagem, como de que forma essa habilidade interfere no desenvolvimento cognitivo e social do sujeito.

O treinamento é composto de 50 módulos, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, video-conferência ao vivo (webnar).

Para conhecer melhor a metodologia de ensino, clique aqui.

Público-alvo: Fonoaudiólogos.

Ementa

DISCIPLINA 1 - Introdução ao Transtorno do Espectro Autista

Carga horário: 60 h

Essa disciplina tem como objetivo apresentar o transtorno do espectro autista. A ênfase é orientar sobre as características iniciais do autismo, suas causas, fatores de risco, avaliação, diagnóstico e estratégias de tratamento dessa condição comportamental que acomete cerca de 1% das crianças e adolescentes de todo o mundo

 

DISCIPLINA 2 - Avaliação e o Diagnóstico do Autismo

Carga horário: 80 h

O objetivo capacitar os alunos no sentido de identificar sintomas iniciais do transtorno do espectro autista e de promover uma intervenção de qualidade, seguindo as recomendações dos principais guidelines e protocolos mundiais de tratamento.

 

DISCIPLINA 3 - Desenvolvimento da linguagem

Carga horário: 100 h 

Compreender os processos, as etapas, o que é esperado dentro da faixa etária, como “estimular” de maneira precoce afim de evitar possíveis alterações futuras e como lidar com o paciente/aluno que precisa de algum método alternativo ou intervenção específica.

 

DISCIPLINA 4 – Avaliação, intercorrências e intervenção na linguagem

Carga horário: 70 h

Ao longo do desenvolvimento da linguagem, podem ocorrer diversas intercorrências no processo. Assim, esta disciplina tem o objetivo de munir o profissional de estratégia para identificação dos possíveis problemas associados a linguagem, avaliação e preparação de um plano de intervenção eficaz.

DISCIPLINA 5 – Linguagem e socialização

Carga horário: 60 h

Os comportamentos comunicativos e a linguagem são imprescindíveis para a socialização de qualidade, sem essas habilidades bem trabalhadas, o sujeito encontrará dificuldades sociais importantes que irão prejudicar o seu estar no mundo. Estudar a comunicação e o desenvolvimento da linguagem, como de que forma essa habilidade interfere no desenvolvimento cognitivo e social do sujeito.

 

DISCIPLINA 6 – Integração Sensorial - os sentidos para o desenvolvimento

Carga horário: 80 h

Compreender como as informações sensoriais estão sendo moduladas, organizadas e integradas durante as atividades básicas e instrumentais da vida diária é fundamental para desenvolver um trabalho com paciente/aluno que necessita dessa intervenção. O trabalho do terapeuta ocupacional com o método de Integração Sensorial contém princípios que estabelecem uma integração dos sistemas sensoriais, estado de alerta e a regulação das emoções que fornecem a base para a criança desenvolver respostas adaptativas aos desafios que se apresentam no dia-a-dia.

 

DISCIPLINA 7 - Treinamento de Habilidades dialógicas e gestuais

Carga horário: 60 h

A eficácia do treinamento em habilidades sociais tem se mostrado eficaz em diversas áreas da vida pessoal e profissional, tanto que especialistas defendem o uso do treinamento em habilidades sociais nas escolas. Assim, o objetivo da disciplina é favorecer a compreensão de profissionais da área da saúde e educação em como favorecer o desenvolvimento de Habilidades Sociais em crianças e adolescentes com transtorno do espectro autista. 

DISCIPLINA 8- Alfabetização e Inclusão Escolar

Carga horário: 60 h

Conhecer e compreender os enquadramentos normativos da Educação Inclusiva, através de um conhecimento científico atualizado. Compreendendo os modelos de enquadramento da Educação Inclusiva, identificando características, condições e formas de operacionalização.

Construir modelos e cenários de inclusão e inovação organizacional e pedagógica, a partir do desenvolvimento de competências de planificação, gestão, monitorização e avaliação de medidas, práticas e estratégias de inclusão e inovação para o Transtorno do Espectro do Autismo.

 

9 - MÉTODOS E TÉCNICAS DE PESQUISA

Carga horária: 30h

Objetivo: Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

 
Coordenadores

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal


Mestranda em Educação Especial - Universidade Lusófona - Portugal


Professora da Rede Pública de Ensino do Rio de Janeiro – Brasil


Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil


Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro


Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

Renata Mendonça

Fonoaudióloga - UNESA 

Especialização em Psicomotricidade - CLAVE

 

Especialização em Saúde Mental da Infância e Adolescência -SCMRJ

Coordenadora da Fonoaudiologia e Psicopedagogia do INSTITUTO PRIORIT no Rio de Janeiro

Professores

Aline Kabarite 

Fonoaudióloga - Universidade Estácio de Sá 

Mestrado em Educação- Universidade Estácio de Sá 

 

Especialização em Psicopedagogia Institucional, Diferenças na Aprendizagem-

Pontifícia Universidade Católica do R.J.

 

Especialização em Psicomotricidade - Clave 

 

Especialização em Linguagem - Universidade Estácio de Sá 

 

Diretora do Instituto PRIORIT

Danielle Damasceno

Fonoaudióloga infantil - IBMR 

Mestrado em fonoaudiologia,  linguagem e cognição - UVA

Terapeuta DIR/Floortime em formação pelo ICDL/USA 

 

Certificada em integração sensorial- Ludens/University South of Califórnia - USC

Dr. Gustavo Teixeira

Médico Psiquiatra Infantil

 

Palestrante Internacional em inclusão e educação especial: Estados Unidos, Austrália, Coreia do Sul, Áustria, Inglaterra, Suécia e Brasil

 

Professor do Department Special Education – Bridgewater State University

 

Mestre em Educação especial – Framingham State University

Psicofarmacologia da Infância - Harvard Medical School

 

Membro da American Academy of Child and Adolescent Psychiatry

 

Membro da Autism Society of America

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

Especialista em Neurociência Pedagógica

Pós-Graduada em Psicossomática Contemporânea

Especialista em Neuropsicologia

Pós-Graduada em Educação Especial e Inclusiva

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

Formadora na área Educacional

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional; Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia

Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes;

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 18/05/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.