top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Neurociência do Desenvolvimento Humano: Aspectos Neurofuncionais, Cognitivos, Emocionais e Comportamentais, da Infância ao Envelhecimento
A primeira pós-graduação em Neurociência do Desenvolvimento Humano no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 30/07/2024

Alessandra Machado.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 30/07/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 198,28**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades




 
Alessandra Machado.png

Inscreva-se:

Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Neurociência do Desenvolvimento Humano: Aspectos Neurofuncionais, Cognitivos, Emocionais e Comportamentais, da Infância ao Envelhecimento com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 12 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Fi
nal do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.

 
- Próxima turma: início em 30/07/2024.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.

- Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

Curso de Pós-graduação Lato Sensu em Neurociência do Desenvolvimento Humano: Aspectos Neurofuncionais, Cognitivos, Emocionais e Comportamentais, da Infância ao Envelhecimento

 

A Pós-graduação em Neurociência e Desenvolvimento Humano traz uma visão ampla sobre os aspectos fundamentais neurocientíficos que ocorrem desde a infância até o envelhecimento. Esses conhecimentos envolvem a anatomia e o funcionamento cerebral, fazendo uma interseção com a complexidade que envolve os aspectos cognitivos, emocionais, comportamentais, sociais e adaptativos de cada fase do desenvolvimento. Utilizando o conhecimento científico mais moderno, o curso envolve a participação de alguns dos melhores especialistas no tema. Os estudos mais aprofundados da neurociência para compreender cada fase do desenvolvimento humano contribuem de forma qualitativa para transformar a atuação profissional, alcançando assim melhor desempenho e produtividade no cotidiano.

 

O curso é composto de 12 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo videoaulas, textos atuais, artigos em PDF e bate papo ao vivo (webinar).

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar e orientar os profissionais das áreas da saúde e da educação sobre o universo que abrange os conhecimentos da neurociência em relação ao desenvolvimento humano, compreendendo o funcionamento cerebral desde a infância até o envelhecimento, passando pelos aspectos cognitivos, comportamentais, emocionais, sociais, adaptativos, terapêuticos, educacionais e avaliativos. Compreender as mudanças que ocorrem durante todo processo de Desenvolvimento Humano e as particularidades de cada fase é de extrema importância para todos os profissionais que trabalham nas áreas da saúde e da educação.

Público-alvo

Profissionais da área da Saúde e da Educação em geral.

Ementa

1 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA NEUROCIÊNCIA

Carga horária: 50h

Objetivo: apresentar os princípios básicos da neurociência, envolvendo a estrutura e funcionamento cerebral, a neuroplasticidade e a linguagem.

 

2 – NEUROCIÊNCIA, FUNÇÕES EXECUTIVAS, APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE

Carga horária: 60h

Objetivo: apresentar a importância da relação entre o cérebro e as funções executivas, assim como o mecanismo da aprendizagem e da afetividade. Compreender como os jogos e atividades lúdicas podem potencializar as funções executivas e contribuir para o amadurecimento cerebral.

 

3 – NEUROANATOMIA E NEUROFISIOLOGIA CEREBRAL

Carga horária: 30h

Objetivo: apresentar os princípios da neuroanatomia e neurofisiologia de modo geral, pontuando a importância desses conhecimentos neurocientíficos para o entendimento do que acontece no processo do desenvolvimento humano.

 

4 – COGNIÇÃO SOCIAL, OPERAÇÕES MENTAIS E PROCESSO DA INFORMAÇÃO

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender os princípios básicos da cognição social, ou as operações mentais realizadas pelo cérebro para o processamento da informação social, bem como identificar as áreas cerebrais relacionadas a este tipo de atividade cerebral.

 

5 – DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender o desenvolvimento de cérebro e suas funções na infância e adolescência, introduzindo no estudo do desenvolvimento das funções cerebrais e cognitivas a aplicação de instrumentos e avaliação neuropsicológica na infância e adolescência.

6 – INFÂNCIA E FATORES IMPORTANTES DESTA FASE

Carga horária: 60h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem a fase da infância, além dos aspectos comportamentais, cognitivos, sociais, epigenéticos e cerebrais.

 

7 – ADOLESCÊNCIA E FATORES IMPORTANTES DESTA FASE

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem a fase da adolescência, além dos aspectos comportamentais, cognitivos, sociais, epigenéticos e cerebrais.

 

8 – DESENVOLVIMENTO CEREBRAL DO ADULTO E DO IDOSO

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender o desenvolvimento do cérebro e suas funções introduzindo o(a) aluno(a) no estudo do desenvolvimento das funções neuropsicológicas, nos sistemas cerebrais e suas correlações nas fases do desenvolvimento do adulto e do idoso.

 

9 – INTERVENÇÃO COGNITIVA NO ENVELHECIMENTO

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender os conhecimentos teóricos e práticos sobre a intervenção cognitiva, para melhorar a qualidade de vida da população idosa.

 

10 – FUNDAMENTOS DA ESTIMULAÇÃO COGNITIVA

Carga horária: 50h

 

Objetivo: compreender a importância da estimulação cognitiva para o cérebro humano, desde a infância ao envelhecimento.

 

11 – O CÉREBRO SOCIAL E O DESENVOLVIMENTO HUMANO

Carga horária: 20h

Objetivo: apresentar informações importantes sobre o cérebro social e a sua influência no desenvolvimento do ser humano.

 

12 – PROGRAMAÇÃO NEUROLINGUÍSTICA (PNL): NOSSO CÉREBRO É UMA GRANDE POTÊNCIA

Carga horária: 80h

Objetivo: compreender o que é programação neurolinguística e qual a sua relação com o desenvolvimento humano. Apresentar a importância da PNL em relação às questões cerebrais e os processos atencionais e da memória que também fazem parte dessa relação.

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

 

Especialista em Neurociência Pedagógica

 

Pós-graduada em Psicossomática Contemporânea

 

Especialista em Neuropsicologia

 

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Formadora na área Educacional

 

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional

 

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes

 

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

 

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais

 

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I

 

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento

 

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)

 

Autora do Livro “Cérebro e Afetividade: potencializando uma aprendizagem significativa” (Editora WAK)

 

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano e na Educação Pela Universidad Europea Del Atlântico (Espanha) em parceria com a FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana)

 

Pós-graduanda em Gestão Educacional pela UVA (RJ)

Alessandra_Sheila_CBI.jpg
Facilitadores

Juliana Francisca Cecato

Graduação em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jundiaí

 

Mestrado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Certificação em Neuropsicologia pela Sociedade Brasileira de Neuropsicologia (SBNp)

 

Especialista em Neuropsicologia pelo Conselho Federal de Psicologia (CFP)

 

Doutorado em Psicologia Educacional pelo UniFIEO

 

Doutorado em Ciências da Saúde pela Faculdade de Medicina de Jundiaí

 

Atua em consultório particular como psicóloga clínica e neuropsicóloga e é docente da Universidade São Francisco 

 

Colaboradora do Ambulatório de Geriatria e Gerontologia da FMJ e do Instituto de Geriatria e Gerontologia de Jundiaí

 

Pesquisas na área de aprendizagem, síndrome demencial, inteligência, reabilitação neuropsicológica e instrumentos cognitivos

Juliana Cecato ok.png

Lisandra Borges​ Vieira Lima

Psicóloga pela Universidade São Francisco

 

Especialista em Psicopedagogia

 

Mestra e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 7)

 

Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; depressão e suicídio em crianças

 

Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI)

Foto_Lisandra_Lima.jpg

Luciana Fernandes

Doutoranda na área de Educação Especial pela Universidade de Lisboa – FMH

Mestre em Educação: Distúrbios do Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Pedagogia e Psicopedagogia

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica

Professora de Educação Especial na Escola Salesianos do Estoril

Atuou como Técnica Superior pela Junta de Freguesia Cascais/Estoril (Portugal) no apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no projeto Crescer a Tempo Inteiro (Ludobiblioteca)

Atende como Psicopedagoga nas questões relacionadas à inclusão escolar e às dificuldades de aprendizagem, prestando assessoria para escolas públicas e colégios

Trabalha com grupos de supervisão Psicopedagógico em Portugal e no estrangeiro

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, educação especial, formação de professores e práticas educacionais para a diversidade

Formadora (CCP) certificada pelo IEFP

Atua com adaptação e diferenciação de currículo, materiais pedagógicos, livros didáticos e jogos

Autora de cursos na área de Educação e Psicopedagogia

Influencer no Canal Luduke.EIR


Publicou artigos em revistas, blogs e livros: “A Aula da Xícara: Uma experiência sobre a relação professor aluno”, “E agora? O que eu faço? Conversas sobre inclusão escolar”, “Manual de Provas operatórias de Piaget” e “Diagnóstico Psicopedagógico: Desafios e Práticas” (organizadora)

Foto- Luciana Alves.jpg

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

 

Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora do Ensino Especial na Associação VilacomVida/Café Joyeux

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega

Mariana Fenta.jpg

Ariádny Suci de Campos Abbud

Psicóloga Infantil


Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Infantil e em Avaliação Psicológica


Atualmente aprofunda os estudos em Análise do Comportamento Infantil


Possui experiência em psicodiagnóstico, intervenções com crianças e treinamento de pais


Autora de jogos e livros relacionados a psicologia infantil, e proprietária da Lúdica Recursos Terapêuticos


Ministra diversos cursos, grupos de estudos focados no tratamento baseado em evidências, palestras e aulas em pós-graduação pelo Brasil

Aridny Sucide Campos Abbud.png

Ellen Balielo Manfrim

Fundadora da INTEGRAR - Clínica de Saúde Interdisciplinar, na cidade de Santa Cruz do Rio Pardo-SP
 

Pediatra, com residência de Neuropediatria pelo Hospital Infantil Pequeno Príncipe, seguindo para o Hospital de Clínicas da Universidade de São Paulo em 2015, onde especializou-se em Eletroencefalograma e epilepsia

 

Recebeu o Título de Neurofisiologista Clínica com ênfase em Eletroencefalograma

Tem experiência na área de neuropediatria, em especial no atendimento clínico aplicado na área de Transtornos do Neurodesenvolvimento

Ellen - Ellen Manfrim.jpg
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 30/07/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 198,28**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades




 
Alessandra Machado.png

Inscreva-se:

Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page