Pós-graduação Lato Sensu

Obesidade e Transtornos Alimentares
A primeira pós-graduação em Obesidade e Transtornos Alimentares no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 09/03/2022

Tatiane Catharini.png
Banner pós Celso Lisboa e CBI - atualizado.png
Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Obesidade e Transtornos Alimentares com selo internacional do país.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
 
Médicos, nutrólogos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da saúde e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 09/03/2022

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Tatiane Catharini.png
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Obesidade e Transtornos Alimentares com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses. 
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 12 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Final do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 
- Próxima turma: início em 09/03/2022.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Obesidade e Transtornos Alimentares.

O curso é composto por 12 disciplinas, divididas em 4 grandes grupos temáticos. Serão explanados, primeiramente, temas introdutórios sobre Alimentação, Obesidade, Transtornos Alimentares e Saúde Mental. Posteriormente, os temas abordados serão divididos em Obesidade, Transtornos Alimentares e Transtorno Alimentar Restritivo-Evitativo, sendo que para cada tema serão discutidas as principais abordagens multidisciplinares na área da saúde.

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar os profissionais da área da saúde para o cuidado integral e multidisciplinar de pacientes com Obesidade e Transtornos Alimentares. O curso visa abordar e ensinar desde a base teórica sobre neurociência, anatomofisiologia e comportamento alimentar, até os quadros clínicos e as atualizações do manejo multidisciplinar da Obesidade e dos Transtornos Alimentares.

Público-alvo

Médicos, nutrólogos, endocrinologistas, nutricionistas, psicólogos e demais profissionais da saúde e educação.

Ementa

1 - NEUROCIÊNCIA E COMPORTAMENTO ALIMENTAR
 
Carga horária: 48h
 
Objetivo: A disciplina tem como objetivo explanar sobre neurociência e comportamento alimentar na obesidade e nos transtornos alimentares.

2 - BASES ANATOMOFISIOLÓGICAS DA OBESIDADE E DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
 
Carga horária: 48h
 
Objetivo: Demonstrar a importância da Anatomia e da Fisiologia do Sistema Digestório e do Sistema Límbico integrando estes conhecimentos à fisiopatologia da Obesidade e dos Transtornos Alimentares. Capacitar o aluno na identificação e caracterização das principais estruturas do corpo humano que se relacionam com os estudos relacionados à Obesidade e aos Transtornos Alimentares. Conhecer, compreender, aplicar e analisar estes conhecimentos nas abordagens sobre Obesidade e os Transtornos Alimentares.

3 - OBESIDADE
 
Carga horária: 72h
 
Objetivo: A disciplina tem como objetivo abordar sobre as bases fisiopatológicas e genéticas da obesidade e sobre a etiologia multifatorial da obesidade. A disciplina vai abordar, também, a clínica médica da obesidade na infância e adolescência e na idade adulta detalhando dados de epidemiologia, quadro clínico, complicações, comorbidades e manejo clínico, incluindo o tratamento farmacológico.

4 - MANEJO MULTIPROFISSIONAL DA OBESIDADE


Carga horária: 72h
 
Objetivo: A disciplina tem como objetivo abordar o manejo multiprofissional da obesidade na infância e adolescência e na vida adulta, com ênfase no manejo do nutricionista, do psicoterapeuta e do educador físico. Será abordado também sobre o trabalho do Mindfuleating no comportamento alimentar e na obesidade.

5 - TRANSTORNOS ALIMENTARES
 
Carga horária: 60h
 
Objetivo: A disciplina de Transtornos Alimentares tem como objetivo explanar sobre o quadro clínico dos Transtornos Alimentares na infância, na adolescência e na vida adulta, com foco na Anorexia Nervosa, na Bulimia Nervosa e no Transtorno da Compulsão Alimentar. Serão abordados dados sobre epidemiologia, quadro clínico, complicações, comorbidades e manejo clínico.

6 - MANEJO NUTRICIONAL DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
 
Carga horária: 60h
 
Objetivo:  A disciplina tem como objetivo explanar sobre o manejo nutricional dos Transtornos Alimentares no adulto e na infância e adolescência, incluindo o manejo dietético e comportamental. Tem como objetivo, também, explanar sobre o manejo nutricional dos Transtornos Alimentares na internação hospitalar e domiciliar, com foco na reabilitação do estado nutricional do paciente em estado grave. Serão trabalhadas as formas de abordagem para realimentação ambulatorial e hospitalar, os riscos da renutrição e os cuidados gerais para com o paciente com Transtorno Alimentar no serviço ambulatorial e hospitalar.

7 - MANEJO PSICOTERÁPICO NOS TRANSTORNOS ALIMENTARES
 
Carga horária: 60h
 
Objetivo: Explanação sobre a atuação da Terapia Cognitivo-Comportamental, da Terapia Psicodinâmica e da Orientação Familiar nos Transtornos Alimentares, abordando as principais técnicas de trabalho psicoterápico.

8 - A IMAGEM CORPORAL E SUA DISTORÇÃO E O MANEJO ATRAVÉS DA FISIOTERAPIA
 
Carga horária: 24h
 
Objetivo: A disciplina tem como objetivo abordar os conceitos de imagem corporal e sua distorção e explanar o manejo da distorção de imagem corporal através da fisioterapia.

9 - TRANSTORNO ALIMENTAR RESTRITIVO EVITATIVO (TARE)

 Carga horária: 36h 

Objetivo: Explanação sobre o quadro clínico do TARE. Serão abordados dados sobre epidemiologia, quadro clínico, complicações, comorbidades e manejo clínico.

10 - MANEJO MULTIPROFISSIONAL DO TRANSTORNO ALIMENTAR RESTRITIVO EVITATIVO (TARE) 

Carga horária: 48h 

Objetivo: Explanação sobre o desenvolvimento alimentar infantil, as alterações sensoriais no TARE, abordagem sobre o manejo nutricional e sobre a Terapia Cognitivo-Comportamental no TARE.

11 - ASPECTOS SOCIOCULTURAIS DA OBESIDADE E DOS TRANSTORNOS ALIMENTARES

Carga horária: 24h 

Objetivo: O objetivo da disciplina será abordar os aspectos socioculturais da obesidade e dos transtornos alimentares.

12 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Carga horária: 48h

​Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Tatiane Maria Angelo Catharini

Formada em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP
 

Residência Médica em Psiquiatria na UNICAMP
 

Residência Médica em Psiquiatria da Infância e Adolescência no Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP (IPq-HCFMUSP)


Membro do Serviço de Psiquiatria da Infância e Adolescência do IPq-HCFMUSP

Sócia-fundadora da             (empresa de educação em psiquiatria)

Tatiane Maria Angelo Catharini.png
Facilitadores

Bianca Elisabeth Thurm
 
Pós-doutorado pela Faculdade de Medicina da USP do Instituto de Psiquiatria

Mestrado e Doutorado em Educação Física pela Universidade São Judas Tadeu

 

Especialista em Ortopedia pela Universidade Cidade de São Paulo
 

Graduada em Fisioterapia pela Universidade do Grande ABC


Criadora do Método Bianca Thurm (MBT®) – Método de Avaliação e Tratamento de Distorção de Imagem Corporal nos TA

Desenvolve pesquisas sobre a distorção da imagem corporal nos transtornos alimentares

Voluntária nos ambulatórios de transtornos alimentares (AMBULIM, ECAL e PROTAD) do IPq-HC-FMUSP

Líder do Grupo de Pesquisa “Percepção Corporal e Movimento” do CNPq

 


 

Bianca Thurm.png

Frederico Diniz Lima

Profissional de Educação Física com graduação pela Universidade Federal de Santa Maria

 

Especialista em Ciência do Treinamento Desportivo de Alto Nível pela Universidade Norte do Paraná

 

Mestre em Farmacologia pela Universidade Federal de Santa Maria

 

Doutor em Ciências Biológicas - Bioquímica Toxicológica pela Universidade Federal de Santa Maria

 

Pós-doutorado em Educação Física pela Universidade Federal de Santa Maria

 

Experiência nas disciplinas de Fisiologia Geral, Fisiologia do Exercício, Bioquímica, Bioquímica do Exercício, Treinamento Personalizado, Metodologia da Pesquisa, Medidas e Avaliação, Futebol, Handebol, Aprofundamento em Futsal, Aprofundamento em Voleibol e Esportes com raquetes


Experiência no ensino superior, médio e fundamental

Marco Aurélio de Azambuja Montes

Possui graduação em Medicina pela Universidade Gama Filho, mestrado em Sexologia pela Universidade Gama Filho e doutorado em Ensino em Biociências e Saúde pela FIOCRUZ


Atualmente é adjunto 3 da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO)

Foi Coordenador do Curso de Medicina da Universidade Gama Filho onde também atuou na graduação (curso de Medicina) e no Mestrado Profissional em Ensino na Saúde até o momento de seu descredenciamento pelo MEC (ocorrido em 13 de janeiro de 2014)

Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ginecologia, Obstetrícia e Medicina do Trabalho atuando principalmente nos seguintes temas: anatomia humana, ginecologia, aprendizagem significativa, estratégias de ensino, estratégia de ensino e aprendizagem


Professor Adjunto da Fundação Técnico Educacional Souza Marques – Curso de Enfermagem


Coordenador do Curso de Pós-graduação modelo EAD em Anatomia Humana (DIDATICO TECH/GABARITA) em fase de implementação​

Frederico Diniz Lima 2.png
Marco Aurélio Montes

Andreza Carla de Souza Lopes

Doutoranda e Mestre em Neurociências e Comportamento pela Universidade de São Paulo​

Especialista em Psicologia Clínica pelo Centro Universitário Luterano de Manaus

Especialista em Neuropsicologia pelo Instituto de Doenças Neurológicas da Beneficência Portuguesa de São Paulo

 

Pós-graduanda em Terapia Cognitivo Comportamental pela CETCC/SP

 

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário Luterano de Manaus

Aprimorada em Transtornos Alimentares pelo Curso avançado do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do IPq-HC-FMUSP

Pesquisadora e Coordenadora da equipe de Neuropsicologia do Programa de Transtornos Alimentares (AMBULIM) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP

Professora convidada e Supervisora de Cursos de Especialização em Neuropsicologia

Membro da Sociedade Brasileira de Neuropsicologia Jovem (SBNP Jovem)

Andreza Lopes.png

Fernanda Quessada

Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto

 

Especialista em Psicologia Clínica: Terapia Cognitivo Comportamental pela FAMERP

Especialista em Psicologia da Saúde pela FAMERP

Especialista em Psicopedagogia Institucional, Hospitalar e Clínica pelo Instituto Superior do Litoral do Paraná - ISULPAR

Graduada em Psicologia da Universidade do Oeste Paulista - UNOESTE

Atua em clínica particular e em grupos de Mindfulness para adultos e crianças

Fernanda Quessada.png

Juliana Bergamo Vega Bianconi

Mestre em Ciências Aplicadas à Pediatria pela Universidade Federal de São Paulo

Especialista em Saúde, Nutrição e Alimentação Infantil pela Universidade Federal de São Paulo

 

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

Aprimoramento pelo Programa de Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Experiência em nutrição clínica hospitalar geral no Hospital Israelita Albert Einsten (HIAE)

Atendimento clínico ambulatorial em pediatria (UNIFESP) e transtornos alimentares (AMBULIM-IPq-HC-FMUSP)

Editora Associada do Livro Nutrição em Saúde Pública e coordenadora de pesquisa do Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência (PROTAD) do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas (IPq- HC FMUSP)

Nutricionista do grupo de TARE - PROTAD/AMBULIM

 

 

Juliana Bergamo

Thaysa Castro Molina

Mestre em Psicologia e Saúde pela Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto, com estágio no exterior na Faculdade de Motricidade Humana em Portugal

Especialista em Psicologia Clínica Cognitivo-Comportamental e em Psicologia da Saúde pela FAMERP

Aprimoramento e Aperfeiçoamento em Psicologia da Saúde

Graduada em Psicologia pelo Centro Universitário do Norte Paulista

Supervisora do Curso de Aprimoramento em Psicologia da Saúde na área de Psiquiatria da FAMERP/FUNFARME

Psicóloga do Núcleo de Apoio Educacional e Psicológico na Faculdade de Medicina de São José do Rio Preto (FACERES)

Professora nos cursos de especialização e extensão do IPECS e FAMERP

Psicóloga no Hospital de Base da Fundação Faculdade Regional de Medicina de São José do Rio Preto (FUNFARME)

Experiência na área de Psicologia Clínica e da Saúde, com ênfase em saúde mental

Thaysa Molina.png

Fabyana Silva Francisco

Especialista em Nutrição Pediátrica, Escolar e na Adolescência pela Universidade Gama Filho

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

Aprimoramento em Transtornos Alimentares pelo Instituto de Psiquiatria/Ambulim/HC-FMUSP

Helen Cristina Bittencourt Lopes

Mestranda do Programa de Fisiopatologia Experimental da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

Especialista em Nutrição na Infância e Adolescência pela UNIFESP


Aperfeiçoamento em Nutrição Clinica e Geriátrica pelo IAMSPE

 

Aperfeiçoamento em Transtornos Alimentares pelo AMBULIM-IPq-HC-FMUSP

Graduada em Nutrição pelo Centro Universitário São Camilo

Nutricionista do Programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência do Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - PROTAD-IPq-HC-FMUSP

Nutricionista do Serviço de Nutrição e Dietética do IPq-HC-FMUSP

Membro da Academy for Eating Disorders

Íkaro Soares Santos Breder

Doutorando em Fisiopatologia Médica na UNICAMP

Título de Especialista pela Sociedade de Endocrinologia e Metabologia (SBEM)

Graduado em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas

Residência Médica em Clínica Médica pela Universidade Estadual de Campinas

Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia na UNICAMP

Obteve o título de melhor trabalho do Congresso Brasileiro de Obesidade 

Sonia Maria Olio Russo

Especialista em Psicologia Clínica pelo CRP

Especialista em Orientação Familiar pelo Instituto Sedes Sapientae

Especialista em Atendimento Familiar

 

Graduada em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo - IPUSP

Supervisora de atendimentos clínicos no IPUSP e em consultório

Ministrou cursos como professora convidada no IPUSP e no Instituto Sedes Sapientae

Membro da equipe de Psicologia do Programa de Transtornos Alimentares na Infância e na Adolescência do Instituto de Psiquiatria do HC - FMUSP

Stela Carpini

Doutoranda em Síndrome de Turner, Desenvolvimento Puberal e Crescimento pela UNICAMP

Especialista em Pediatria pela Sociedade Brasileira de Pediatria

Especialista em Endocrinologia pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia e pela SBP

Graduação em Medicina, com residência em Pediatria e em Endocrinologia Pediátrica - UNICAMP

Estágio na Universidade de Toronto - The Hospital for Sick Children

Preceptora do Departamento de Endocrinologia Pediátrica da Universidade Federal de São Paulo -  UNIFESP

Aulas ministradas na Disciplina de Endocrinologia Pediátrica da Pós-graduação em Emergências Pediátricas da Sociedade Israelita Albert Einstein

Pediatra contratada na Emergência Pediátrica do Hospital Israelita Albert Einstein

Vivaldo Ferreira

Graduado em Medicina pela Universidade do Estado do Amazonas

 

Residência médica em Psiquiatra Geral pela Universidade Federal de Pernambuco

 

Residência médica em Psiquiatria da Infância e da Adolescência pelo Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo

 
Experiência na área da Psiquiatria, com ênfase em infância, adolescência e transtornos alimentares

 

Supervisor no programa de Atendimento, Ensino e Pesquisa em Transtornos Alimentares na Infância e Adolescência - PROTAD

 

Coordenador do grupo de atendimento a crianças e adolescentes com Transtorno Alimentar Restritivo e Evitativo - TARE

 

Fabyana Francisco.png
Helen lopes.png
Ikaro.png
Sonia Russo.png
Stela Carpini.png
Vivaldo Ferreira dos Santos Junior.jpg
 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 09/03/2022

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades




Tatiane Catharini.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

Direcional Educador
Direcional Educador
press to zoom
Artigo Psique
Artigo Psique
press to zoom
Psique Capa
Psique Capa
press to zoom
Psique Artigo 2
Psique Artigo 2
press to zoom
Veja Rio
Veja Rio
press to zoom
Portal Ciência e Vida
Portal Ciência e Vida
press to zoom