top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Psicologia Escolar e o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência
A primeira Pós-graduação em Psicologia Escolar e o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 10/07/2024

Alessandra Machado.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 10/07/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 207,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades




 
Alessandra Machado.png
Banner-páginas-Site-CBI-Solidário.png
Inscreva-se!
Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Psicologia Escolar e o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 30 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 16 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Fi
nal do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.

 
- Próxima turma: início em 10/07/2024.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 30 mensalidades.

- Ao término dos 30 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa na área da psicologia.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu Psicologia Escolar e o Desenvolvimento da Infância e da Adolescência

 

A Pós-graduação em Psicologia Escolar e o Desenvolvimento Infantojuvenil traz uma visão ampla sobre a importância da atuação do profissional da psicologia no ambiente educacional, assim como os aspectos neurobiológicos, cognitivos, sociais, emocionais e comportamentais que ocorrem na infância e na adolescência. Utilizando os conhecimentos científicos mais modernos, o curso envolve a participação de alguns dos melhores especialistas no tema. Esses conhecimentos contribuem de forma qualitativa para transformar a atuação profissional, alcançando assim melhor desempenho e produtividade no cotidiano.

Ao psicólogo escolar cabe integrar a teia de relações e fazer parte da equipe multiprofissional da escola, e isso envolve o processo ensino/aprendizagem levando em conta o desenvolvimento global do estudante e da comunidade educativa. O trabalho do psicólogo escolar tem como diretriz o desenvolvimento do viver em cidadania. Busca instrumentos para apoiar o progresso acadêmico do educando, respeitando diferenças individuais. É pautado na promoção da saúde da comunidade escolar a partir de trabalhos preventivos que visem um processo de transformação pessoal e social. Para tanto, baseia-se nos conhecimentos referentes aos estágios de desenvolvimento humano, estilos de aprendizagem, aptidões, interesses individuais/coletivos e na conscientização de papéis sociais.

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar, orientar, formar e informar os profissionais da área da psicologia sobre o universo que abrange a atuação do psicólogo escolar no contexto educacional acadêmico, assim como trazer uma visão ampla sobre os aspectos cerebrais, cognitivos, comportamentais, emocionais, sociais, adaptativos e educacionais que fazem parte do desenvolvimento nos períodos da infância e adolescência. Compreender as mudanças que ocorrem durante todo processo e as particularidades de cada fase é de extrema importância para o profissional que vai atuar como psicólogo(a) escolar, assim como compreender informações importantes básicas sobre os diferentes tipos de transtornos e a importância da inclusão escolar.

Público-alvo

Graduados em Psicologia.

Ementa

1 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Carga horária: 40h

Objetivo: compreender os princípios básicos da psicologia escolar, assim como o processo educacional e a importância do profissional neste campo de atuação.

 

2 – FUNDAMENTOS BÁSICOS DA PSICOLOGIA EDUCACIONAL

Carga horária: 35h

Objetivo: compreender os princípios básicos da psicologia em relação à educação, aprendizagem e desenvolvimento.

 

3 – COGNIÇÃO SOCIAL E OPERAÇÕES MENTAIS

Carga horária: 35h

Objetivo: compreender os princípios básicos da cognição social e das operações mentais realizadas pelo cérebro.

 

4 – PRINCÍPIOS BÁSICOS DA NEUROCIÊNCIA: O CÉREBRO HUMANO 

Carga horária: 50h

Objetivo: apresentar os princípios básicos da neurociência, envolvendo a estrutura e funcionamento cerebral, a neuroplasticidade e a linguagem.

 

5 – CONHECIMENTOS NEUROCIENTÍFICOS IMPORTANTES: CÉREBRO, FUNÇÕES EXECUTIVAS, APRENDIZAGEM E AFETIVIDADE

Carga horária: 30h

Objetivo: apresentar a importância da relação entre o cérebro e as funções executivas, assim como o mecanismo da aprendizagem e da afetividade. Compreender como os jogos e atividades lúdicas podem potencializar as funções executivas e contribuir para o amadurecimento cerebral.

6 – DESENVOLVIMENTO CEREBRAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender o desenvolvimento de cérebro e suas funções na infância e adolescência, introduzindo no estudo do desenvolvimento das funções cerebrais e cognitivas, aplicação de instrumentos e avaliação neuropsicológica na infância e adolescência.

 

7 – INFÂNCIA E FATORES IMPORTANTES DESTA FASE

Carga horária: 60h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem a fase da infância, além dos aspectos comportamentais, cognitivos, sociais, epigenéticos e cerebrais.

 

8 - ADOLESCÊNCIA E FATORES IMPORTANTES DESTA FASE

Carga horária: 50h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem a fase da adolescência, além dos aspectos comportamentais, cognitivos, sociais, epigenéticos e cerebrais.

 

9 – PSICOLOGIA ESCOLAR E ALGUNS DOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS MAIS COMUNS NO AMBIENTE ACADÊMICO (PARTE I)

Carga horária: 60h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem os transtornos ansiosos, transtornos depressivos, transtorno bipolar e o transtorno obsessivo compulsivo. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

 

10 – PSICOLOGIA ESCOLAR E ALGUNS DOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS MAIS COMUNS NO AMBIENTE ACADÊMICO (PARTE II)

Carga horária: 30h

 

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem os transtornos alimentares e transtornos do sono-vigília, assim como a importância da higiene do sono. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

 

11 – PSICOLOGIA ESCOLAR E ALGUNS DOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS MAIS COMUNS NO AMBIENTE ACADÊMICO (PARTE III)

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolvem os transtornos disruptivos de impulsos e da conduta, assim como a importância da orientação escolar. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

 

12 – PSICOLOGIA ESCOLAR E ALGUNS DOS PRINCIPAIS TRANSTORNOS MAIS COMUNS NO AMBIENTE ACADÊMICO (PARTE IV)

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender fatores importantes que envolve o TDAH, assim como a importância da orientação escolar e familiar. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

 

13 – ALGUNS TRANSTORNOS DO NEURODESENVOLVIMENTO: TEA E TRANSTORNOS DE APRENDIZAGEM

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender aspectos específicos sobre os transtornos de aprendizagem e sobre o transtorno do espectro do autismo. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

14 – ALTAS HABILIDADES/SUPERDOTAÇÃO (AHSD): INFORMAÇÕES IMPORTANTES

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender aspectos específicos sobre as altas habilidades/superdotação. Entender as questões neurobiológicas, comportamentais, emocionais e sociais que envolvem cada situação e a atuação do profissional.

15 – INCLUSÃO ESCOLAR: CONHECIMENTOS IMPORTANTES PARA O PROFISSIONAL DA PSICOLOGIA ESCOLAR

Carga horária: 30h

Objetivo: compreender os aspectos fundamentais referentes à inclusão escolar, assim como a importância do trabalho de mediação e a construção do plano educacional individualizado (PEI). Entender que esses assuntos fazem parte também da rotina do profissional que trabalha como psicólogo escolar, por ser importante a integração e parceria no dia a dia em prol dos educandos.

16 – RELEMBRANDO CONCEITOS E INFORMAÇÕES IMPORTANTES SOBRE TUDO QUE ENVOLVE A PSICOLOGIA ESCOLAR E ATUAÇÃO DO PROFISSIONAL

Carga horária: 30h

Objetivo: Unir conceitos e informações que foram compartilhados ao longo do processo, em prol de uma atuação profissional de qualidade no campo da psicologia escolar. Entender a importância de cada um dos conhecimentos adquiridos para exercer a função de forma humanizada e científica, tendo um olhar diferenciado e sem julgamentos, pois compreende a importância da formação do ser biopsicossocial e do desenvolvimento infanto-juvenil.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Profs
Coordenação Geral

Alessandra Machado

Psicóloga Clínica e Institucional

 

Especialista em Neurociência Pedagógica

 

Pós-graduada em Psicossomática Contemporânea

 

Especialista em Neuropsicologia

 

Pós-graduada em Educação Especial e Inclusiva

 

Graduada em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Bacharel e Licenciatura Plena em Psicologia pela Universidade Gama Filho (UGF)

 

Formadora na área Educacional

 

Capacitação Profissional: Orientação e Reorientação Profissional

 

Neurociência Cognitiva e TCC; Psicologia Positiva; Gestalt Terapia; Experiência em atendimentos clínicos com famílias, crianças e adolescentes

 

Coach Life e Executive Coach (Formada pela Sociedade Brasileira de Coaching)

 

Coach de Relações Pessoais e Interpessoais

 

Experiência como Professora da Educação Básica da Rede Particular de Ensino: Educação Infantil, Alfabetização e Ensino Fundamental I

 

Capacitação Profissional em: Dificuldades e Transtornos de Aprendizagem. Psicopatologias; Processos Cognitivos/Funções Executivas e Desenvolvimento Humano; Educação Inclusiva e Mediação Escolar; Alfabetização e Letramento

 

Palestrante e Professora convidada por escolas e demais instituições (Área da Saúde e Educacional);  Professora Especialista convidada para os cursos de Pós-graduação na Universidade Castelo Branco; Atuação: Consultoria Personalizada (Psicologia, Neurociências e Psicologia da Educação)

 

Autora do Livro “Cérebro e Afetividade: potencializando uma aprendizagem significativa” (Editora WAK)

 

Mestranda em Intervenção Psicológica no Desenvolvimento Humano e na Educação Pela Universidad Europea Del Atlântico (Espanha) em parceria com a FUNIBER (Fundação Universitária Iberoamericana)

 

Pós-graduanda em Gestão Educacional pela UVA (RJ)

Alessandra_Sheila_CBI.jpg
Facilitadores

Lisandra Borges​ Vieira Lima

Psicóloga pela Universidade São Francisco

 

Especialista em Psicopedagogia

 

Mestra e Doutora em Psicologia com ênfase em Avaliação Psicológica pela Universidade São Francisco (conceito Capes 7)

 

Membro do Laboratório de Avaliação Psicológica em Saúde Mental LAPSAM III/USF. Desenvolve pesquisas sobre saúde mental de crianças e adolescentes; construção e adaptação transcultural de instrumentos psicológicos; depressão e suicídio em crianças

 

Parecerista ad hoc do Sistema de Avaliação de Testes Psicológicos do CFP (SATEPSI)

Foto_Lisandra_Lima.jpg

Luciana Fernandes

Doutoranda na área de Educação Especial pela Universidade de Lisboa – FMH

Mestre em Educação: Distúrbios do Desenvolvimento, pela Universidade Presbiteriana Mackenzie

Graduação em Pedagogia e Psicopedagogia

Pós-graduação em Psicopedagogia Clínica

Professora de Educação Especial na Escola Salesianos do Estoril

Atuou como Técnica Superior pela Junta de Freguesia Cascais/Estoril (Portugal) no apoio a crianças com Necessidades Educativas Especiais (NEE) no projeto Crescer a Tempo Inteiro (Ludobiblioteca)

Atende como Psicopedagoga nas questões relacionadas à inclusão escolar e às dificuldades de aprendizagem, prestando assessoria para escolas públicas e colégios

Trabalha com grupos de supervisão Psicopedagógico em Portugal e no estrangeiro

Tem experiência na área de Educação, com ênfase em educação inclusiva, educação especial, formação de professores e práticas educacionais para a diversidade

Formadora (CCP) certificada pelo IEFP

Atua com adaptação e diferenciação de currículo, materiais pedagógicos, livros didáticos e jogos

Autora de cursos na área de Educação e Psicopedagogia

Influencer no Canal Luduke.EIR


Publicou artigos em revistas, blogs e livros: “A Aula da Xícara: Uma experiência sobre a relação professor aluno”, “E agora? O que eu faço? Conversas sobre inclusão escolar”, “Manual de Provas operatórias de Piaget” e “Diagnóstico Psicopedagógico: Desafios e Práticas” (organizadora)

Foto- Luciana Alves.jpg

Mariana Fenta Elias

Professora e Coordenadora do CBI of Miami - Portugal

 

Mestre em Ciências da Educação - Educação Especial no Domínio Cognitivo e Motor pela Universidade Lusófona - Portugal

 

Professora do Ensino Especial na Associação VilacomVida/Café Joyeux

 

Pós-graduada em Psicopedagogia – CEPERJ - Brasil

 

Graduada em Pedagogia – Universidade do Estado do Rio de Janeiro

 

Curso de extensão em Terapia Cognitivo Comportamental - Brasil

 

A intervenção Precoce nos primeiros anos de vida - Fundação Maria Ulrich - Portugal

 

Introduction to Non-directive Play Therapy - Portugal

 

Curso de Aprimoramento em ABA - Creative Ideias - Brasil

 

Introdução do Modelo Denver UC DAVIS Mind Institute

 

Certificação na aplicação e treinamento profissional PRT (Pivotal Response Treatment) – Nível 1 Kenneth Larsen, Pesquisador e supervisor – Oslo University Hospital - Noruega

Mariana Fenta.jpg

Ariádny Suci de Campos Abbud

Psicóloga Infantil


Especialista em Terapia Cognitiva Comportamental Infantil e em Avaliação Psicológica


Atualmente aprofunda os estudos em Análise do Comportamento Infantil


Possui experiência em psicodiagnóstico, intervenções com crianças e treinamento de pais


Autora de jogos e livros relacionados a psicologia infantil, e proprietária da Lúdica Recursos Terapêuticos


Ministra diversos cursos, grupos de estudos focados no tratamento baseado em evidências, palestras e aulas em pós-graduação pelo Brasil

Aridny Sucide Campos Abbud.png
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 10/07/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 207,26**
*Vagas limitadas
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades




 
Alessandra Machado.png
Banner-páginas-Site-CBI-Solidário.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page