top of page

Pós-graduação Lato Sensu

Sexualidade Masculina
A primeira pós-graduação em Sexualidade Masculina no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 30/05/2024

Valter Javaroni.png
Banner Grupo Educacional Primum CBI Wix.png
Uma parceria que acredita na força do conjunto.

O CBI of Miami é parte do grupo educacional Primum, formado também pela Faculdade Primum, Aristo e BBI of Chicago. Um grande ecossistema educacional focado em saúde, que segue firme na luta pela universalização e democratização da educação no Brasil.
Inscreva-se
 
Turma 100% online

Início: 30/05/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00
Por: R$ 207,26**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades




 
Valter Javaroni.png
Banner-páginas-Site-CBI-Solidário.png
Inscreva-se!
Informações básicas

- Curso de pós-graduação Lato Sensu em Sexualidade Masculina com 18 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 24 meses.

- Curso 100% online, assista de onde quiser.

- São 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.

- Bate-papo ao vivo com o especialista.

- 1 Certificado Nacional emitido pela Faculdade Primum válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 400 horas de conteúdo.

- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.

- Para obter a certificação, o aluno deverá participar de pelo menos 70% do curso, realizar as avaliações em cada disciplina e a Avaliação Final do curso. A Avaliação Fi
nal do curso será composta de uma prova e, em caso de reprovação, será solicitado um essay individual.
 

- Próxima turma: início em 30/05/2024.

- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
 
- Ao término dos 24 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.

- Pré-requisito: graduação completa
.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e 
cópia do diploma de graduação.

- O aluno deverá preencher todas as informações solicitadas no ato da inscrição e comprovar que possui graduação completa em curso reconhecido pelo MEC através da entrega de documentos oficiais. Os documentos comprobatórios são diploma ou certificado de conclusão, e deverão ser enviados em até 20 dias corridos após a matrícula. Caso o aluno não cumpra com as obrigações aqui previstas, o referido curso será validado apenas como “curso livre”, não tendo qualquer direito à certificação de Pós-graduação. Caso o aluno apresente o certificado de conclusão, deverá até o final do curso enviar o diploma de graduação para ser certificado na Pós-graduação.
Infos
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Sexualidade Masculina

O curso de Pós-graduação em Sexualidade Masculina é destinado aos médicos, psicólogos e profissionais de saúde, e pretende aprofundar os conhecimentos em anatomia, embriologia e fisiologia do sistema geniturinário do homem, procurando correlacioná-los com uma visão biopsicossocial da sexualidade masculina contemplando desde o seu desenvolvimento às suas transformações atuais, privilegiando uma visão baseada em evidências científicas, eminentemente preventiva, mas também destacando a abordagem prática das principais disfunções sexuais masculinas através de aulas ministradas por professores universitários experientes e que militam em suas respectivas áreas.

 

O treinamento é composto de 9 disciplinas, com 18 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, videoconferência ao vivo (webinar).

Objetivo

O curso tem o objetivo de aprofundar o conhecimento nos diferentes aspectos da saúde do homem com foco na sexualidade masculina, procurando abordar temas menos presentes na graduação e demonstrar a relevância desses no conceito de saúde do homem, sedimentando de forma clara e objetiva as bases anatomofisiológicas e reforçando as atitudes para a manutenção da saúde.

 

Destacaremos os conceitos atuais e mais relevantes para a prevenção de doenças e para o entendimento e manejo das principais disfunções sexuais masculinas e apresentaremos as diferentes formas de superá-las.

Pretendemos preparar os profissionais de saúde para o adequado acolhimento do homem nas suas diferentes fases de vida. Com isso, iremos direta ou indiretamente melhorar a prática clínica dos profissionais de saúde que interagem com o público masculino em suas áreas de atuação.

Público-alvo

 

Médicos, psicólogos e profissionais de saúde.

Ementa

1 - BASES ANATÔMICAS E A EMBRIOLOGIA NA SEXUALIDADE MASCULINA

Carga horária: 45h

Objetivo: detalhar a anatomia e a embriologia do aparelho genital masculino com foco nos diferentes aspectos que contribuem para a manutenção da saúde, mas que podem significar fatores de risco para doenças e disfunções. Atualização sobre as anomalias congênitas mais comuns e o manejo atual.

2 - BASES FISIOLÓGICAS NA SEXUALIDADE MASCULINA

Carga horária: 45h

Objetivo: detalhar a fisiologia do aparelho geniturinário do homem com foco nos aspectos que contribuem para a correta compreensão das alterações fisiológicas durante a atividade sexual, permitindo o entendimento de diferentes fases da vida sexual masculina e contribuindo para construção de referências científicas e baseadas em evidências.

 

3 - ASPECTOS SOCIOCULTURAIS E AS ETAPAS DE DESENVOLVIMENTO DA SEXUALIDADE MASCULINA

Carga horária: 45h

Objetivo: compreender a influência sociocultural na sexualidade masculina, conhecer o desenvolvimento sexual e suas possíveis variações, detalhando as questões atuais sobre identidade e orientação sexual dentro de um mundo em constante modificação. Ampliar a visão objetiva em algumas condutas e destacar a importância da abordagem biopsicossocial para conhecer múltiplos aspectos do indivíduo antes de interferir na sua vida com orientações, medicamentos e especialmente cirurgias.

4 - O HOMEM SAUDÁVEL

Carga horária: 45h

Objetivo: compreender a visão atual do clínico e cardiologista nos cuidados básicos com a saúde, com foco nos diferentes aspectos que contribuem para a manutenção da saúde e prevenção de doenças.

5 - O HOMEM COM CÂNCER

Carga horária: 45h

Objetivo: compreender a complexidade do diagnóstico de câncer e seu impacto na qualidade de vida do homem. Destacar a importância dos exames periódicos. Aprofundar as informações sobre câncer da próstata e reabilitação sexual. Apresentar uma visão atual da oncosexualidade masculina.

6 - O HOMEM INFÉRTIL

Carga horária: 40h

Objetivo: ampliar a visão objetiva em algumas condutas e destacar a importância da fertilidade para o homem, conhecendo múltiplos aspectos que podem interferir como fator masculino. Patologias do homem que podem prejudicar a fertilidade. Além de esclarecer crenças e mitos envolvendo a cirurgia esterilizadora masculina, a reversão da vasectomia e as técnicas de reprodução assistida.

7 - O HOMEM COM DISFUNÇÕES SEXUAIS

Carga horária: 45h

Objetivo: compreender a visão atual nos cuidados básicos com a saúde masculina e o que dizem consensos e diretrizes sobre as principais disfunções sexuais do homem. Detalhar a utilização atual da modulação hormonal masculina.

8 - O HOMEM INSATISFEITO COM SEU PÊNIS

Carga horária: 45h

Objetivo: discutir o falocentrismo e a influência atual nas relações afetivas. Conhecer a evolução do diagnóstico e da terapia de situações que causam deformidade e encurtamento do pênis. Apresentar as evidências científicas envolvendo a estética genital. Abordar e discutir situações específicas que afligem os homens, com ênfase nas mais comumente encontradas nos consultórios e nas terapias mais utilizadas.

9 – SITUAÇÕES ESPECIAIS EM ANDROLOGIA

Carga horária: 45h

Objetivo: demonstrar as características e peculiaridades de situações comuns aos especialistas, porém desconhecidas por vários profissionais. Esclarecer crenças e mitos sobre patologias que acometem a genitália masculina e podem gerar consequências em diferentes aspectos da saúde do homem.

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Dr. Valter Javaroni

Residência Médica em Urologia: Hospital Universitário Pedro Ernesto


Membro Titular da Sociedade Brasileira de Urologia desde 1995


Pós-doutorado em Ciências Médicas: Universidade Estadual do Rio de Janeiro - Faculdades de Ciências Médicas


Doutorado em Ciências Médicas: Universidade Estadual do Rio de Janeiro – Faculdades de Ciências Médicas


Mestrado em Urologia: Universidade Estadual do Rio de Janeiro Faculdades de Ciências Médicas


MBA Gestão em Saúde: Ibmec RJ


MBA Marketing: FGV RJ


Graduação Médica: Universidade Estadual do Rio de Janeiro, responsável pelo setor de Andrologia do Hospital Federal do Andaraí


Responsável pela Urologia no HOSPITAL FUNDAÇÃO DO CÂNCER


Médico Urologista do Hospital Federal do Andaraí, aprovado em 2º lugar no Concurso do Ministério da Saúde de 2005

Valter Javaroni quadrada.png
Facilitadores

Dr. Luciano Alves Favorito

Graduação em medicina pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Mestrado em Biologia Humana e Experimental pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Doutorado em Biologia (Biociências Nucleares) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Livre Docente em Urologia pela UNIRIO

Professor titular da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, professor da IDOMED (Universidade Estácio de Sá)

Professor Titular da Unidade de Pesquisa Urogenital da UERJ

Coordenador do Programa de Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas da UERJ

Bolsista cientista do Nosso Estado – FAPERJ

Pesquisador I-C do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPQ) - Comitê de Medicina

Coordenador geral do Programa de Pós-graduação em Fisiopatologia e Ciências Cirúrgicas (Fisiocirurgia) da UERJ

Em 2020 foi eleito editor chefe da Revista International Brazilian Journal of Urology

Médico urologista do Hospital Federal da Lagoa

Professor permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Médicas da UERJ

Tem experiência na área de Morfologia e Urologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Anatomia do Trato Urinário; Anatomia do Trato Genital; Migração Testicular; Anatomia Fetal e Cirurgia Urológica Reconstrutora

Luciano Favorito.png

Dr. Mario Fritsch Toros Neves

Graduado em Medicina, Mestre em Cardiologia e Doutor em Biociências (UERJ)

Fellow da European Society of Cardiology

Fellowship no Institute of Clinical Research of Montreal

Professor Titular de Clínica Médica da UERJ, pesquisador 1D do CNPq e cientista do Estado do Rio de Janeiro pela FAPERJ

Título de Especialista em Cardiologia

Ex-presidente da Sociedade Brasileira de Hipertensão

Atuação principal na área de Cardiologia Clínica com ênfase em hipertensão arterial, diabetes mellitus, dislipidemia, nutrição em hipertensão e cardiometabolismo

Mario Fritsch Toros Neves.png

Dr. Rodrigo Barros de Castro

Graduação em Medicina pelo Centro Universitário de Volta Redonda - UniFOA


Residência Médica em Urologia no Hospital Municipal Souza Aguiar

Especialização em Sexologia pela Faculdade de Medicina da USP

Doutorado em Medicina pela UERJ

Professor Adjunto da Disciplina de Urologia da Universidade Federal Fluminense 

Dr. Rodrigo Barros De Castro.jpg
Profs
Inscrevase
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 30/05/2024

Mensalidade
De: R$ 927,00

Por: R$ 207,26**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudo aplicada a todas as mensalidades



 
Valter Javaroni.png
Banner-páginas-Site-CBI-Solidário.png
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

CBI na mídia

bottom of page