Pós-graduação Lato Sensu

Terapia Cognitivo Comportamental
A primeira pós-graduação em TCC no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 10/08/2020

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a primeira pós-graduação à distância em Terapia Cognitivo Comportamental com selo internacional do país.
O CBI buscou nos últimos 2 anos os principais especialistas brasileiros em TCC no mundo, e trouxe nomes vindos de universidades como London Metropolitan University e York University para a principal pós-graduação no tema do Brasil.
Psicólogos e médicos agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se

Turma online

Início: 10/08/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Terapia Cognitivo Comportamental com 24 meses de duração e acesso ilimitado à todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 10 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 360 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 10/08/2020.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 25 mensalidades.
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa em psicologia ou na área médica.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu Terapia Cognitivo Comportamental

A Terapia Cognitiva-Comportamental (TCC) refere-se a um movimento que engloba um conjunto de abordagens que compartilham características comuns. Os princípios que norteiam a Terapia Cognitiva-Comportamental são:

 

Ênfase na postura de natureza experimental e científica que resulta na aplicação do método experimental na Psicologia e em disciplinas associadas (Neurociências), a fim de explicar a gênese e a manutenção de padrões anormais de comportamento. Envolve também o uso de um conjunto de procedimentos clínicos justificados por estudos experimentais controlados (Yates, 1970).

Reconhecimento da necessidade prática do envolvimento ativo do paciente na modificação de seu comportamento (Mahoney, 1984).

Reconhecimento de que a cognição é importante para o entendimento das emoções e do comportamento, ou seja, o que passa na nossa cabeça em momentos que envolvem experiências emocionais e tomadas de decisão é importante para a compreensão dessas vivências (Dobson & Dobson, 2009).

Reconhecimento de que a cognição pode ser monitorada, ou seja, mediante orientação terapêutica, podemos ter acesso a informações significativas sobre o que se passa em nossa cabeça (Dobson & Dobson, 2009).

Princípio de que pensamentos, sentimentos e comportamentos interagem de maneira causal (Mahoney,1977).

Princípio de que podemos modificar a maneira com que respondemos aos eventos a nosso redor, a partir do entendimento de nossas reações emocionais e comportamentais, assim como pelo uso sistemático de estratégias terapêuticas (Dobson & Dobson, 2009).

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).

 

Objetivo

O objetivo do curso de pós-graduação “Latu Sensu” pelo CBI of Miami é capacitar o psicólogo e médicos para a aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica.

 

Público-alvo

Psicólogos e graduados na área médica.

Ementa

1 – INTRODUÇÃO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL

 

Carga horária: 30h

 

Objetivo: Conceitualização científica e definições técnicas sobre a terapia cognitivo-comportamental, principais características, objetivos e trabalho para a formulação de casos clínicos.

 

 

2 – RELAÇÃO TERAPÊUTICA

 

Carga horária: 30h

 

Objetivo: Conceituar o aluno sobre a importância da relação terapêutica para a aplicação da terapia cognitivo-comportamental.

 

 

3 – TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL NA INFÂNCIA E ADOLESCÊNCIA

 

Carga horária: 40h 

Objetivo: Conceituar cientificamente sobre a aplicação da terapia cognitivo comportamental na infância e adolescência. Estudar sobre suas características, dificuldades, oportunidades, importância e técnicas para os tratamentos clínicos.

 

 

4 – INTERVENÇÕES EM TRANSDIAGNÓSTICOS

Carga horária: 40h

Objetivo: O objetivo da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transdiagnósticos, principalmente em pacientes com ansiedade e depressão, utilizando os métodos científicos mais modernos e estudos de caso para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais.

 

 

5 – TRABALHANDO COM AS EMOÇÕES EM PSICOTERAPIAS COGNITIVAS

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: A proposta da disciplina é possibilitar um aprendizado e aprofundamento na área das intervenções da Terapia focada nas emoções, criada pelo psicólogo sul-africano, radicado no Canadá, Leslie Greenberg. O modelo integrado combina princípios centrados no cliente, gestálticos, experienciais e cognitivos, e afirma a proeminência das emoções na construção do self e na auto-organização do indivíduo.

 

 

6 – TREINAMENTO EM MINDFULNESS

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Orientar sobre os Treinamento em Mindfulness e sua aplicabilidade prática dentro da terapêutica em terapia cognitivo comportamental. Mindfulness é um estado mental de controle sobre a capacidade de se concentrar nas experiências, atividades e sensações do presente. Traduzido em português como “Atenção Plena” ou “Consciência Plena”, o mindfulness se populariza como uma intervenção focada na busca por alívio do estresse do dia a dia, além de ajudar a melhorar as suas capacidades mentais.

 

 

​7 –  TERAPIA COGNITIVA SEXUAL

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: A disciplina vai capacitar o aluno dentro da terapia cognitiva sexual,  uma psicoterapia para tratamento das disfunções sexuais que propõe uma integração teórico-prática dos três paradigmas que atualmente constituem as terapias cognitivo-comportamentais, incorporando as evidências científicas das últimas décadas, que apontam para a importância do processamento do estímulo sexual e dos aspectos cognitivos e emocionais, além dos comportamentais.

A terapia cognitiva sexual é uma abordagem estruturada que busca traduzir para a prática clínica os conhecimentos presentes na literatura, com uma proposta de conceitualização de caso e intervenção terapêutica próprias.

 

 

8 - PSICOLOGIA POSITIVA

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: A disciplina vai capacitar o aluno dentro da Psicologia Positiva. A psicologia positiva é um movimento recente dentro da psicologia que visa a fazer com que os psicólogos contemporâneos adotem "uma visão mais aberta e apreciativa dos potenciais, das motivações e das capacidades humanas" (Sheldon & King, 2001), enfatizando mais a busca pela felicidade humana que o estudo das doenças mentais.

 

 

9 – SUPERVISÃO EM CLÍNICA

 

Carga horária: 40h

 

Objetivo: Conceituar e orientar sobre a supervisão em clínica, seguindo a orientação dos principais guidelines europeus e americanos para atendimento na terapia cognitivo-comportamental; capacitando dentro dos principais protocolos internacionais de atendimento clínico.

 

 

10 - METODOLOGIA DA PESQUISA

 

Carga horária: 20h

 

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Ana Claudia Ornelas

Visiting Scholar – Center for Anxiety and Related Disorders – Boston University.

 

Doutorado em Saúde Mental – Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Mestrado em Sexologia Clínica – UGF.

 

Terapeuta Certificada em Terapia Cognitivo-Comportamental – FBTC.

Facilitadores

Veruska Santos

Doutora em Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental (PROPSAM) - IPUB - UFRJ

Mestre em Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental (PROPSAM) - IPUB - UFRJ - Laboratório de Pânico e Respiração em tratamento de dependência de internet e jogos eletrônicos com comorbidades psiquiátricas

Psicóloga - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Título de especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Cândido Mendes

Marco Aurélio Mendes

 

Certificação Avançada em Terapia Focada nas Emoções - York University.

 

Membro da International Society for Emotion Focused Therapy (ISEFT).

 

Membro da Diretoria da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro.

 

Terapeuta Cognitivo Certificado pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas (FBTC).

 

Mestre pela Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

Vitor Friary

 

Mestre em Terapia Cognitivo-Comportamental pela London Metropolitan University (Inglaterra). 

 

Residência em Psicologia Clínica e da Saúde no Saint Thomas Hospital (Inglaterra).

 

Psicologia pela Middlesex University (Inglaterra).

 

Professor Certificado de Meditação e Yoga - Yoga Forest Academy (Áustria).

 

Supervisor Clínico no Improving Access to Psychological Therapies Service do National Health Service (Inglaterra).

 

Experiência de Prática Supervisionada em Terapia Cognitiva baseada em Mindfulness (National Health Service e Priory Hospital (Inglaterra).

 ​​

Fundador e Diretor do Centro de Mindfulness no Rio de Janeiro.

 

Pesquisador Colaborador no Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro.

​    

Membro do Comitê de Docentes da Associação de Terapias Cognitivas do Estado do Rio de Janeiro (ATC-RJ).

Membro da Association for Contextual Behavioral Science.

Antonio Carvalho

 

Psicólogo Cognitivo certificado pela FBTC.

 

Sócio do Centro Masculin, clínica especializada no tratamento de queixas sexuais masculinas.

 

Experiência na área clínica, com ênfase em psicologia cognitiva, atuando principalmente nos seguintes temas: transtornos sexuais, terapia de casal, transtornos obsessivos, pânico e depressão.

 

Psicólogo cognitivo comportamental

 

Ministra palestras e aulas abordando assuntos relacionados à Sexualidade e Terapia Cognitiva em cursos de formação em TCC e pós-graduações em vários estados do Brasil.

 

Sócio fundador da Associação de Terapias Cognitivas do Rio de Janeiro e faz parte da atual diretoria.

 

Possui inúmeras publicações associando a Terapia Cognitiva à Terapia Sexual e é o primeiro autor do livro Terapia Cognitiva Sexual - uma proposta integrativa da psicoterapia da sexualidade.

 

Coordena o Grupo de Estudos, que é responsável pelo curso de formação presencial em Terapia Cognitiva Sexual no Rio de Janeiro, além de oferecer supervisão clínica em seu consultório.

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 10/08/2020

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 520,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.