Pós-graduação Lato Sensu

Pós-Graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência

Turma online. Início: 11/11/2019

Uma parceria entre CBI of Miami e Centro Universitário Celso Lisboa
A parceria entre o CBI of Miami e o Centro Universitário Celso Lisboa permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência.
O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
 
Profissionais da saúde mental, médicos e educadores agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
Turma 100% online

Início: 11/11/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 11 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 11/11/2019.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 24 mensalidades.
 
- Ao término do curso, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e comprovante de conclusão de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência

 

O objetivo do curso é orientar profissionais da saúde, profissionais da educação e todos aqueles que desejam se especializar em terapia cognitivo comportamental para infância e adolescência.

 

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma intervenção considerada padrão ouro e é uma abordagem que vem se renovando com diversas novas ondas de abordagens que englobam um conjunto de ferramentas que compartilham características comuns.

 

O pressuposto central da TCC reside no fato de que os pensamentos exercem uma influência nas emoções e no comportamento. Essa tríade: pensamento-emoções e comportamento será estudada de diversas formas no curso. A TCC se baseia em dois princípios centrais:

1. nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamento; e

2. o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.

 

A TCC considera que os indivíduos respondem ao significado das situações mais que aos eventos em si. Isto não se equivale a dizer que fatores cognitivos exercem papel causal exclusivo na etiologia dos transtornos mas que exercem um papel central e importante. O que você pensa pode determinar o que você sente em função das interpretações e dos pensamentos que surgem dessas interpretações. Esses pensamentos e não os fatos reais, são o que determinam o estado de ânimo da pessoa. A TCC trabalha flexibilizando esses pensamentos e os modos patológicos do processamento da informação e leva em conta que sofremos, na maioria das vezes, não pelas situações, mas pelas interpretações rígidas que fazemos delas.  

Na TCC, os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos adaptativos de pensamento, como o pensamento racional e a solução de problemas. O terapeuta ajuda os pacientes a reconhecer e mudar o pensamento patológico em três níveis de processamento de informações: pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais.

 

A TCC concentra-se primordialmente no aqui-e-agora. No entanto, é essencial ter uma perspectiva longitudinal – incluindo a consideração do desenvolvimento na primeira infância, histórico familiar, traumas, experiências evolutivas positivas e negativas, educação, história de trabalho e influências sociais – para entender completamente o paciente e planejar o tratamento. É enfatizada uma abordagem voltada para o problema porque a atenção às questões atuais ajuda a estimular o desenvolvimento de planos de ação para combater sintomas como desesperança, desamparo, evitação e procrastinação. Além disso, as respostas cognitivas e comportamentais a eventos recentes são mais acessíveis e verificáveis do que as reações a ocorrências no passado distante. (Wright et al., 2003)

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar o psicólogos, médicos e educadores para o entendimento e aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica. Com crianças e adolescentes.

 

O treinamento é composto de 11 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF, vídeo conferência ao vivo (webinar).

- Certificado Nacional com 600 horas de treinamento válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação.

- Certificado Internacional com 600 horas de treinamento.

Público alvo

Educadores, psicólogos e médicos

Ementa

1 – INTRODUÇÃO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL CONCEITUALIZAÇÃO DE CASO

 

Carga horária: 40h

Definições técnicas e práticas sobre a terapia cognitivo-comportamental, principais características, objetivos, relações. Definição de empirismo colaborativo para adesão ao tratamento e relação terapêutica e conceptualização de caso.

 

2 – ENTREVISTA INICIAL E O CERÉBRO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

 

Carga horária: 20h

Conceituar e apresentar os tópicos importantes em uma entrevista inicial incluindo histórico desenvolvimental, funcionamento cerebral para formulação de casos clínicos em TCC. Orientação de Pais. 

 

3 – PSICOEDUCAÇÃO EM TCC E PSICOEDUCAÇÃO EMOCIONAL- USO DE RECURSOS LÚDICOS PARA PSICOEDUCAÇÃO E ENGAJAMENTO TERAPÊUTICO

 

Carga horária: 65h

 

Apresentar o conceito de Psicoeducação em TCC e de Psicoeducação emocional através de recursos lúdicos. Conceituar relação terapêutica e estratégias para reforçar adesão e engajamento. Orientação de Pais.

4 – TRANSTORNOS, COMORBIDADES E DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS 1

 

Carga horária: 70h

A proposta da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transtornos específicos a fim de capacitar o aluno para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais em cada transtorno. Protocolos de atendimentos e exemplos clínicos em:

Depressão;

Fobias,

Ansiedade de Separação;

Transtorno de Ansiedade Generalizada,

Transtorno do Déficit de Atenção;

 

5 – TRANSTORNOS, COMORBIDADES E DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS 2

Carga horária: 70h

O objetivo da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transtornos específicos a fim de capacitar p aluno para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais em cada transtorno. Protocolos de atendimentos e exemplos clínicos em:

Transtornos Alimentares;

TOC, Tiques e Tourrete;

Compulsões;

Uso Abusivo de Internet e Jogos eletrônicos;

Sexualidade, Transexualidade e Disforia de Gênero

Desregulação Emocional;

 

6 – TERAPIA DO ESQUEMA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Carga horária: 70h

A disciplina vai capacitar o aluno a entender a Terapia do esquema que propõe uma ampliação do espectro teórico da TCC, dando ênfase à relação terapêutica como ferramenta fundamental no tratamento, juntamente com os esquemas inicias desadaptativos(EIDs), e aos estilos de enfrentamento. Paciente e terapeuta exploram a relação terapêutica combatendo seus EIDs utilizando estratégias cognitivas, comportamentais, afetivas e interpessoais. Abordaremos os EIDs, estilos de enfrentamento, o trabalho com  modos esquemáticos e as estratégias proposta pela escola alemã (Dr Christof Loose) para o tratamento em terapia do esquema para crianças e adolescentes. Orientação de Pais dentro dessa abordagem.

7 – TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS, BULYING E RESILIÊNCIA E USO DA PSICOLOGIA POSITIVA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Carga horária: 60h

Orientar sobre o trabalho de treinamento em habilidades sociais como assertividade, fazer e receber críticas e elogios, iniciar conversações etc. Conceituar Bulying e estratégias de manejo assim como desenvolver resiliência em nossas crianças. Conceituar psicologia positiva e suas estratégias priorizando o que a criança consegue fazer e ressaltando seus pontos fortes, talentos e forças. Orientação de Pais e escolas.

8 – QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA

Carga horária: 70h

A disciplina vai capacitar o aluno a entender a importância da iniciação esportiva e de tudo que o esporte pode proporcionar na vida de uma criança em termos de qualidade de vida. Ainda aprenderá estratégias para trabalhar rotinas, agenda saudável e implementar e valorizar a busca pela qualidade de vida no dia a dia dos pacientes. Orientação de Pais para promoverem qualidade de vida no dia a dia.

9 – JOGOS E MATERIAIS INFANTIS

Carga horária: 65h

A disciplina vai capacitar o aluno a usar, explorar e construir materiais e jogos para uso terapêutico. Falaremos sobre diversos jogos e suas funções e possíveis utilizações na clínica para o tratamento de crianças e adolescentes. Orientação de pais para utilização e participação do tratamento.

 

10 - SUPERVISÃO EM CLÍNICA

Carga horária: 50h

Conceituar e orientar sobre a supervisão em clínica, seguindo a orientação dos principais guidelines europeus e americanos para atendimento na terapia cognitivo-comportamental; capacitando dentro dos principais protocolos internacionais de atendimento clínico. Como é a Orientação de Pais e escolas.

11 - METODOLOGIA DA PESQUISA E MONOGRAFIA

Carga horária: 20h

Apresentar a metodologia de se fazer e pensar a pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um novo olhar sobre o mundo: um olhar científico, curioso e investigativo. Através do desenvolvimento do plano de pesquisa que servirá ao trabalho de cunho monográfico - onde cada aluno terá oportunidade de aplicar os conhecimentos adquiridos ao longo do curso - pretende-se que este compreenda a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta no limiar de um novo século.

 

* O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação

Veruska Santos

Doutora em Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental (PROPSAM) - IPUB - UFRJ

Mestre em Saúde Mental do Programa de Pós-Graduação em Saúde Mental (PROPSAM) - IPUB - UFRJ - Laboratório de Pânico e Respiração em tratamento de dependência de internet e jogos eletrônicos com comorbidades psiquiátricas.  

Psicóloga - Universidade Federal do Rio de Janeiro

Título de especialista em Terapia Cognitivo Comportamental pela Universidade Cândido Mendes

Facilitadores

Liliane Peixoto

Psicóloga (UFMG), Doutora em Psicologia (UFRJ), Mestre em Educação Física (UFMG).

Formação em Terapia do Esquema (Wainer/ ISST), Terapeuta certificada pela Federação Brasileira de Terapias Cognitivas - FBTC. Sócia-proprietária da Ação Cognitiva. Professora de pós-graduação e supervisora clínica em TCC.

Lucicley Pontes

Psicóloga Clínica graduada e licenciada pela Universidade Gama Filho, Pós-Graduada em Psicossomática, Terapeuta Cognitivo Comportamental, Certificação Internacional em Terapia Focada nas Emoções (Nível 1) – TFE Brasil, Certificação Internacional em PRT – Pivotal Response Treatment (Nível 1) – Oslo Universitetssykehus , Certificação Internacional em Formação avançada em Intervenção em Autismo e TDHA – The Nora Cavaco Institute, A Dislexia e as suas  comorbidades: do diagnóstico à intervenção - The Nora Cavaco Institute,  Neurociências e Técnicas de Coaching apoiando à liderança – PUC, capacitação e Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro do Autismo – PUC, facilitadora do Programa Friends,  atende em consultório particular há mais 25 anos, trabalha com Orientação emocional em escolas há 14 anos.

Thais Quintão

Psicóloga, Especialista em Psicoterapia Cognitivo comportamental pela UNESA. Especialização em TCC focada na criança e adolescente pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo COmportamental (CETCC). MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (PUC MINAS). Praticante do programa de resiliência FRIENDS (Pathways Health and Research Centre).  Idealizadora do programa de Regulação Emocional para Crianças: "Lalá e Pepê no Controle das Emoções"

Priscila Tenenbaum Tyszler 

Psicóloga (UFRJ), mestre em psicologia social pelo PPGPS/UERJ, 

Especialista em desenvolvimento e saúde mental na infância e adolescência - CESanta

Pós-graduada em psicologia positiva - AVM- CPAF

Terapeuta do esquema Wainer/ISS

Professora do programa de pós graduação em terapias cognitivas - PUC-RJ

Foi representante do programa friends de resiliência (2011-2015)

Terapeuta cognitivo comportamental

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 11/11/2019

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 152,11*
*Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2019 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.