Pós-graduação Lato Sensu

Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência
A primeira pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância no Brasil com selo internacional

Turma online. Início: 20/09/2021

Uma parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami

A parceria entre o Centro Universitário Celso Lisboa e o CBI of Miami permitiu trazer ao Brasil a pós-graduação à distância em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência.

O CBI, sempre fiel ao seu compromisso com a causa no Brasil, traz mais essa grande conquista para os especialistas.
 
Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação agora têm a oportunidade de receber informação de alta qualidade no seu tempo e em qualquer local com internet.
Inscreva-se
 
Turma 100% online

Início: 20/09/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Informações básicas
- Curso de pós-graduação Lato Sensu Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência com 24 meses de duração e acesso ilimitado a todo conteúdo online por 27 meses.
- Curso 100% online, assista de onde quiser.
- São 9 disciplinas, com conteúdos novos liberados a cada 2 semanas.
   Para mais informações sobre os módulos, veja "Mais informações", abaixo.
- Bate-papo ao vivo com o especialista.
- 1 Certificado Nacional válido de acordo com a legislação do MEC como curso de pós-graduação com 600 horas de conteúdo.
- 1 Certificado Internacional emitido pelo CBI of Miami válido como curso livre.
 
- Próxima turma: início em 20/09/2021.
- Para concluir o treinamento deverão ser pagas 27 mensalidades.
 
- Ao término dos 27 meses, o aluno poderá continuar acessando o conteúdo se optar por continuar com o pagamento das mensalidades.
- Pré-requisito: graduação completa.
Documentos solicitados: cópia do documento de identificação e cópia do diploma de graduação.
 
Mais Informações

Curso de pós-graduação Lato Sensu em Terapia Cognitivo Comportamental na Infância e Adolescência

A Terapia Cognitivo Comportamental (TCC) é uma intervenção considerada padrão ouro e é uma abordagem que vem se renovando com diversas novas ondas de abordagens que englobam um conjunto de ferramentas que compartilham características comuns.

 

O pressuposto central da TCC reside no fato de que os pensamentos exercem uma influência nas emoções e no comportamento. Essa tríade: pensamento-emoções e comportamento será estudada de diversas formas no curso. A TCC se baseia em dois princípios centrais:

1. nossas cognições têm uma influência controladora sobre nossas emoções e comportamento; 

2. o modo como agimos ou nos comportamos pode afetar profundamente nossos padrões de pensamento e nossas emoções.

 

A TCC considera que os indivíduos respondem ao significado das situações mais que aos eventos em si. Isto não se equivale a dizer que fatores cognitivos exercem papel causal exclusivo na etiologia dos transtornos mas que exercem um papel central e importante. O que você pensa pode determinar o que você sente em função das interpretações e dos pensamentos que surgem dessas interpretações. Esses pensamentos e não os fatos reais, são o que determinam o estado de ânimo da pessoa. A TCC trabalha flexibilizando esses pensamentos e os modos patológicos do processamento da informação e leva em conta que sofremos, na maioria das vezes, não pelas situações, mas pelas interpretações rígidas que fazemos delas.  

Na TCC, os terapeutas incentivam o desenvolvimento e a aplicação de processos adaptativos de pensamento, como o pensamento racional e a solução de problemas. O terapeuta ajuda os pacientes a reconhecer e mudar o pensamento patológico em três níveis de processamento de informações: pensamentos automáticos, crenças intermediárias e crenças centrais.

 

A TCC concentra-se primordialmente no aqui-e-agora. No entanto, é essencial ter uma perspectiva longitudinal – incluindo a consideração do desenvolvimento na primeira infância, histórico familiar, traumas, experiências evolutivas positivas e negativas, educação, história de trabalho e influências sociais – para entender completamente o paciente e planejar o tratamento. É enfatizada uma abordagem voltada para o problema porque a atenção às questões atuais ajuda a estimular o desenvolvimento de planos de ação para combater sintomas como desesperança, desamparo, evitação e procrastinação. Além disso, as respostas cognitivas e comportamentais a eventos recentes são mais acessíveis e verificáveis do que as reações a ocorrências no passado distante. (Wright et al., 2003)

Objetivo

O objetivo do curso é capacitar psicólogos e profissionais na área médica para o entendimento e aplicação da Terapia Cognitivo-Comportamental; ensinar sobre as diferentes “ondas” (Comportamentalismo, Cognitivismo e Regulação emocional) na Terapia Cognitivo-Comportamental e treinar as estratégias mais atuais na intervenção em clínica com crianças e adolescentes.

 

O treinamento é composto de 10 disciplinas, com 24 meses de duração, incluindo conteúdo multimídia com vídeo aulas, textos, artigos em PDF e videoconferência ao vivo (webinar).

Público-alvo

Psicólogos e profissionais da saúde mental e educação.

Ementa

1 – INTRODUÇÃO A TERAPIA COGNITIVO-COMPORTAMENTAL CONCEITUALIZAÇÃO DE CASO

Carga horária: 60h

Definições técnicas e práticas sobre a terapia cognitivo-comportamental, principais características, objetivos, relações; Definição de empirismo colaborativo para adesão ao tratamento e relação terapêutica e conceptualização de caso.

 

2 – ENTREVISTA INICIAL E O CERÉBRO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

Carga horária: 40h

Conceituar e apresentar os tópicos importantes em uma entrevista inicial incluindo histórico desenvolvimental, funcionamento cerebral para formulação de casos clínicos em TCC; Orientação de Pais. 

 

3 – PSICOEDUCAÇÃO EM TCC E PSICOEDUCAÇÃO EMOCIONAL - USO DE RECURSOS LÚDICOS PARA PSICOEDUCAÇÃO E ENGAJAMENTO TERAPÊUTICO

Carga horária: 65h

Apresentar o conceito de Psicoeducação em TCC e de Psicoeducação emocional através de recursos lúdicos. Conceituar relação terapêutica e estratégias para reforçar adesão e engajamento. Orientação de Pais.

4 – TRANSTORNOS, COMORBIDADES E DIAGNÓSTICOS DIFERENCIAIS 

Carga horária: 140h

A proposta da disciplina é ensinar sobre as intervenções em transtornos específicos a fim de capacitar o aluno para conceituação e aprendizagem das estratégias e técnicas cognitivo-comportamentais em cada transtorno. Protocolos de atendimentos e exemplos clínicos em:

  • Depressão;

  • Fobias,

  • Ansiedade de Separação;

  • Transtorno de Ansiedade Generalizada,

  • Transtorno do Déficit de Atenção;

  • Transtornos Alimentares;

  • TOC, Tiques e Tourrete;

  • Compulsões;

  • Uso Abusivo de Internet e Jogos eletrônicos;

  • Sexualidade, Transexualidade e Disforia de Gênero;

  • Desregulação Emocional.

 

5 – TERAPIA DO ESQUEMA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Carga horária: 70h

A disciplina vai capacitar o aluno a entender a Terapia do esquema, que propõe uma ampliação do espectro teórico da TCC, dando ênfase à relação terapêutica como ferramenta fundamental no tratamento, juntamente com os esquemas inicias desadaptativos (EIDs), e aos estilos de enfrentamento. Paciente e terapeuta exploram a relação terapêutica combatendo seus EIDs utilizando estratégias cognitivas, comportamentais, afetivas e interpessoais. Abordaremos os EIDs, estilos de enfrentamento, o trabalho com  modos esquemáticos e as estratégias proposta pela escola alemã

(Dr Christof Loose) para o tratamento em terapia do esquema para crianças e adolescentes. Orientação de Pais dentro dessa abordagem.

6 – TREINAMENTO EM HABILIDADES SOCIAIS, BULLYING E RESILIÊNCIA E USO DA PSICOLOGIA POSITIVA COM CRIANÇAS E ADOLESCENTES

Carga horária: 60h

Orientar sobre o trabalho de treinamento em habilidades sociais como assertividade, fazer e receber críticas e elogios, iniciar conversações, etc; Conceituar Bullying e estratégias de manejo, assim como, desenvolver resiliência em nossas crianças; Conceituar psicologia positiva e suas estratégias priorizando o que a criança consegue fazer e ressaltando seus pontos fortes, talentos e forças; Orientação de Pais e escolas.

7 – QUALIDADE DE VIDA NA INFÂNCIA

Carga horária: 70h

A disciplina vai capacitar o aluno a entender a importância da iniciação esportiva e de tudo que o esporte pode proporcionar na vida de uma criança em termos de qualidade de vida. Ainda aprenderá estratégias para trabalhar rotinas, agenda saudável e implementar e valorizar a busca pela qualidade de vida no dia a dia dos pacientes; Orientação de Pais para promoverem qualidade de vida no dia a dia.

8 – JOGOS E MATERIAIS INFANTIS

Carga horária: 65h

A disciplina vai capacitar o aluno a usar, explorar e construir materiais e jogos para uso terapêutico. Falaremos sobre diversos jogos e suas funções e possíveis utilizações na clínica para o tratamento de crianças e adolescentes; Orientação de pais para utilização e participação do tratamento.

 

9 - METODOLOGIA DA PESQUISA

Carga horária: 30h

Objetivo: Apresentar ao aluno a metodologia de pesquisa, não apenas como um conjunto de regras a serem seguidas, mas principalmente através de um olhar científico, crítico e investigativo. O que é ciência? Como se faz ciência? O que é medicina baseada em evidências científicas? O que é um projeto de pesquisa científica?  Qual é a responsabilidade do pesquisador e seu papel diante dos problemas que a sociedade enfrenta?

 

*O conjunto de disciplinas oferecidas poderá ser modificado pela Coordenação, sem prejuízo da carga horária total do curso.

Coordenação Geral

Veruska Santos

Doutora e Mestre em Saúde Mental do Instituto de Psiquiatria da Universidade Federal do Rio de Janeiro (IPUB/UFRJ)

Professora da Pós-graduação em Terapia Cognitivo Comportamental da PUC-RIO

Especialista em Terapia Cognitivo Comportamental

Formação em Terapia do Esquema (Wainer/ISST)

Formação em Terapias Comportamentais Contextuais

Facilitadores

Lucicley Pontes

Psicóloga Clínica graduada e licenciada pela Universidade Gama Filho

 

Pós-Graduada em Psicossomática, Terapeuta Cognitivo Comportamental

 

Certificação Internacional em Terapia Focada nas Emoções (Nível 1) – TFE Brasil

 

Certificação Internacional em PRT – Pivotal Response Treatment (Nível 1) – Oslo Universitetssykehus

 

Certificação Internacional em Formação avançada em Intervenção em Autismo e TDHA – The Nora Cavaco Institute, A Dislexia e as suas  comorbidades: do diagnóstico à intervenção - The Nora Cavaco Institute

 

Neurociências e Técnicas de Coaching apoiando à liderança – PUC, capacitação e Intervenção Precoce no Transtorno do Espectro do Autismo – PUC

 

Facilitadora do Programa Friends,  atende em consultório particular há mais 25 anos, trabalha com Orientação emocional em escolas há 14 anos.

Priscila Tenenbaum Tyszler 

Psicóloga - UFRJ

Mestre em Psicologia Social pelo PPGPS/UERJ

Especialista em Desenvolvimento e Saúde Mental na Infância e Adolescência - CESanta

​​

Pós-graduada em Psicologia Positiva - AVM-CPAF

​​

Terapeuta do Esquema Wainer/ISS

​​

Professora do programa de pós-graduação em Terapias Cognitivas - PUC-RJ

​​

Foi representante do programa Friends de Resiliência 

Terapeuta Cognitivo Comportamental

Thais Quintão

Psicóloga

 

Especialista em Psicoterapia Cognitivo comportamental pela UNESA

 

Especialização em TCC focada na criança e adolescente pelo Centro de Estudos em Terapia Cognitivo COmportamental (CETCC)

 

MBA em Educação Cognitiva: Gestão da Aprendizagem Mediada (PUC MINAS)

 

Praticante do programa de resiliência FRIENDS (Pathways Health and Research Centre).  Idealizadora do programa de Regulação Emocional para Crianças: "Lalá e Pepê no Controle das Emoções"

 
 
Inscreva-se

Turma 100% online

Início: 20/09/2021

Mensalidade
De: R$ 640,00
Por: R$ 320,00**
*Vagas limitadas 
**Bolsa de estudos aplicada a todas as mensalidades
Inscreva-se!
Precisa de mais informações? Fale conosco.

Teremos prazer em atendê-lo.

© 2020 by Child Behavior Institute of Miami. All Rights Reserved.